quinta-feira, 11 de abril de 2024

Frente Parlamentar de Combate à Pobreza debate políticas de saúde pública executadas pelo Governo do Maranhão

Foto: reprodução

O tema foi apresentado pela secretária adjunta de Política de Atenção Primária da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Deborah Campos.

A Frente Parlamentar de Combate à Pobreza, presidida pelo deputado Arnaldo Melo (PP), realizou, na tarde de quarta-feira (10), reunião para discutir políticas de saúde pública executadas pelo Governo do Maranhão. O tema foi apresentado pela secretária adjunta de Política de Atenção Primária da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Deborah Campos, na Sala das Comissões.

Na apresentação, a secretária também abordou dados de mortalidade infantil e materna, estado nutricional de crianças menores de cinco anos e doenças de transmissão hídrica e alimentar. “Assistimos a uma brilhante palestra e acredito que com esse estudo detalhado e muita responsabilidade, nós encontraremos os caminhos que o Maranhão precisa seguir”, afirmou Arnaldo Melo.

Segundo Deborah Campos, é importante que o Parlamento Estadual continue engajado com o tema. “Quando outro Poder estende a mão, o nosso trabalho fica ainda mais forte. Agradecemos a oportunidade de explanar esses índices e esclarecer sobre os projetos que o Governo do Estado está desenvolvendo para minimizar o que for necessário”, ressaltou.

Em relação às ações voltadas à promoção e proteção à saúde da criança, por exemplo, a secretária adjunta da SES destacou a Coordenação de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente, que oferece atenção básica e cuidados integrais e integrados, da gestação aos nove anos de vida.

“Entre as atividades que podemos destacar estão o monitoramento e a investigação do óbito infantil e fetal nos municípios, a distribuição de vitamina A, apoio às ações desenvolvidas no Banco de Leite Humano de referência e postos de coleta, avaliar os Hospitais Amigos da Criança do Estado e a implantação da Caderneta de Saúde do Adolescente”, acrescentou Deborah Campos.

No encontro, também marcaram presença os deputados Florêncio Neto (PSB), Jota Pinto (Podemos), Júlio Mendonça (PCdoB) e Ricardo Arruda (MDB).

Fonte: ALMA