quarta-feira, 27 de março de 2024

Novo exame de sangue da Unicamp utiliza inteligência artificial e traz resultados em 5 segundos

Imagem: reprodução

Metodologia utiliza apenas um microscópio, um smartphone e um computador para reduzir custos e ampliar acesso ao exame.

A biomédica Ana Carolina Borges Monteiro, pesquisadora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), criou o hemograma digital, nova metodologia que usa inteligência artificial para realizar exames de sangue com baixo custo. 

A partir do novo exame, os resultados são apresentados em apenas cinco segundos e utilizam apenas um smartphone, microscópio e computador. Com isso, municípios com baixo orçamento para a saúde pública podem aderir à metodologia e ampliar o atendimento à população, já que o atual aparelho utilizado na avaliação de amostras de sangue chega a custar R$ 50 mil. 

A partir de banco de imagens, a pesquisadora determinou imagens de exames de referência. A seguir, os algoritmos do hemograma digital são capazes de fazer o reconhecimento e a contagem das células nas imagens da amostra coletada. 

Na prática, a amostra de sangue é coletada e colocada em uma lâmina de microscópio. O profissional, então, faz uma foto da lâmina com um smartphone e transfere a imagem para um computador, em que os algoritmos farão a contagem automática das hemácias, plaquetas e leucócitos no sangue. 

A expectativa da pesquisadora, agora, é formalizar uma parceria com o Ministério da Saúde, para que o hemograma digital possa ser incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS). 

Fonte: jornalcgn


Leia também: