quinta-feira, 21 de dezembro de 2023

Prefeito Eduardo Braide segue com requalificação das escolas da rede municipal de ensino e inicia reformas em U.E.Bs nos bairros Coroado e Maracanã

Foto: reprodução

Por meio do programa Escola Nova, o prefeito Eduardo Braide deu início às obras de reforma de mais duas escolas da rede municipal de ensino. Tratam-se das Unidades de Educação Básica (U.E.Bs) Camélia Costa Viveiros, localizada no Coroado; e 21 de Abril, no Maracanã (Zona Rural).

Esta última, também será beneficiada com a completa reestruturação de sua quadra poliesportiva. As Ordens de Serviços foram assinadas, respectivamente, na quinta (14) e sexta-feira (15).

“Temos feito um trabalho de reestruturação da rede de ensino do Município, com reformas de escolas e quadras poliesportivas, mas não apenas isto. Temos implementado ações de valorização dos nossos profissionais e isto, ao lado da requalificação dos ambientes escolares, impacta diretamente no aumento da qualidade da nossa educação”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

A secretária municipal de Educação, Caroline Marques Salgado, ressaltou que todo o esforço realizado pela administração do prefeito Eduardo Braide em prol da educação tem como objetivo proporcionar maior qualidade para os estudantes da rede municipal de ensino, bem como oferecer uma escola com todos os elementos essenciais para o desenvolvimento de um ensino de excelência.


"A busca pela qualidade é uma característica da administração do prefeito e as equipes colaboram de maneira coordenada para assegurar que escolas de alto padrão sejam entregues em prazos curtos. Além da revitalização do prédio, reestruturação da quadra e aquisição de novos equipamentos, mobiliário, computadores e acervo para a biblioteca, estamos proporcionando aos estudantes escolas com todos os recursos necessários para o desenvolvimento de uma educação de alta qualidade", afirmou Caroline Marques.

 

U.E.B. 21 de Abril

Durante a assinatura da Ordem de Serviço da U.E.B. 21 de Abril, o prefeito Eduardo Braide destacou o fim da espera pela reforma da escola.

"Por duas décadas, alunos, familiares e profissionais da educação aguardaram por esta reforma, que agora começa. A nova 21 de Abril contará com um refeitório climatizado, uma quadra totalmente renovada e coberta, e todas as salas serão climatizadas", reforçou o prefeito.

Desde que foi inaugurada, em 2006, a unidade não passou por nenhum processo de reforma. Com mais de 270 estudantes matriculados nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) nos turnos matutino e vespertino, a comunidade escolar aguardava, ansiosa, por melhorias.

As obras serão finalizadas ao término das férias escolares, e entre as melhorias planejadas destaca-se a criação de um refeitório climatizado.

Além disso, serão realizadas intervenções como aplicação de novos revestimentos cerâmicos, instalação de um novo forro de PVC, implementação de novas instalações elétricas e hidrossanitárias, revisão completa na cobertura, substituição das janelas de madeira por janelas de alumínio e vidro, climatização de todos os ambientes, acessibilidade, nova pintura, e diversos outros aprimoramentos. Vale ressaltar que a reestruturação da quadra, atualmente fora de uso devido à sua infraestrutura precária, também terá sua reforma iniciada ainda este mês.

O secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, David Col Debella, observa que todas as reformas das escolas seguem um padrão de qualidade exigido pelo prefeito Eduardo Braide.

“O prefeito visita e fiscaliza as intervenções e pontua todos os detalhes; e assim como as escolas que já entregamos, com a U.E.B. Camélia Campos e U.E.B. 21 de Abril, não será diferente”, pontuou o titular da Semosp.

A professora Araci Baldez, com 16 anos de experiência na U.E.B. 21 de Abril, expressou sua felicidade em relação ao início das obras.

“Quem trabalha aqui há muitos, como eu, sabe a espera por essa reforma, e agora, além da escola, nossa quadra também foi lembrada. Hoje, estamos profundamente agradecidos ao prefeito por direcionar seu olhar para a 21 de Abril e para a Zona Rural”.

Agradecimento também compartilhado pela aluna Maria Vitória Nogueira, de 10 anos, estudante do 5º ano.

“Primeiramente, queria agradecer a Deus e ao prefeito por essa reforma. Vou sair agora do 5º ano para o 6º ano e, durante esses anos que eu estudei, aqui não tinha reforma. A gente pedia muito para a reforma acontecer e agora vai acontecer”, celebrou a aluna.

Também estiveram presentes nas solenidades, a vice-prefeita Esmênia Miranda, o subprefeito da Zona Rural, Dilmar Araújo, a secretária adjunta da Semed, Gusmaia Mousinho e o controlador-geral do Município, Sérgio Motta. Também participaram dos eventos o vereador Domingos Paz (Podemos), o suplente de vereador, Manoel Filho, além de líderes comunitários, trabalhadores civis e comunidade escolar. 

U.E.B. Camélia Costa

Na quinta-feira (14), toda comunidade acadêmica esteve reunida na UEB Camélia Costa Viveiros, no Coroado, para receber o prefeito Eduardo Braide que, ao lado de alunos e secretariado, fez o anúncio das obras.


“Toda a escola passará por uma reestruturação, o prédio será totalmente acessível, teremos ar-condicionado em todas as salas e construiremos um refeitório e uma área de lazer. O compromisso de reconstruir a nossa educação segue firme”, disse Braide.

 

Inaugurada em 1971, com a última reforma realizada em 2018, a U.E.B. Camélia Costa presta atendimento a cerca de 680 estudantes do Ensino Fundamental, anos iniciais (1º ao 5º ano) e anos finais (6º ao 9º ano) nos turnos matutino e vespertino.

A unidade passará por intervenções em salas de aula, cozinha, banheiros, secretaria, salas multifuncionais e demais espaços. Entre as intervenções que serão executadas está a criação de um refeitório, aplicação de novos revestimentos cerâmicos em paredes e pisos, novo forro pvc e novas instalações elétricas e hidrossanitárias, além de novos componentes de iluminação, revisão completa da cobertura, substituição das janelas de madeira por janelas de alumínio e vidro, climatização de todos os ambientes, acessibilidade e nova pintura.

O aluno David Chagas, de 12 anos, estava emocionado. “Eu estudo aqui desde os 6 anos e espero essa obra até hoje. Agradeço ao nosso prefeito por estar fazendo tudo isso. Muito Obrigado”.

Kawan Bastos, do 6º ano, estava empolgado com o anúncio da climatização em todas as salas. “Graças a Deus as obras já vão começar e já vamos voltar às aulas com ar-condicionado”.

Para a mãe de aluno, Elidalva Azevedo, que também já foi aluna da U.E.B. Camélia Costa, “enfim, chegou a nossa vez de ter a nossa reforma como a gente merece, e eu sei que todos estão muito felizes. Eu peço a todos os alunos que conservem a escola porque outros vão passar por aqui, assim como eu já passei”, declarou.

Participando da cerimônia, o vereador Daniel Oliveira (PL), líder do governo na Câmara, destacou que essa era uma demanda frequentemente solicitada pela comunidade.

"Fui constantemente cobrado pelo início das obras nesta escola, e hoje estamos aqui concretizando mais um sonho no Polo Coroadinho, graças à sensibilidade do prefeito Eduardo Braide, que trabalha todos os dias para melhorar a vida do povo de São Luís. Muito obrigado".


Fotos: reprodução / divulgação

Educação municipal em transformação

Desde 2021, a administração municipal requalificou e entregou mais de 170 escolas, duas creches de tempo integral, com outras cinco em construção, além de mais de 15 quadras poliesportivas reformadas e mais 10 em processo de obras. Essas iniciativas encerram décadas de espera da população e da comunidade escolar em vários bairros e regiões de São Luís.

Fonte: agenciasaoluis