Imagem: reprodução |
Cuidar adequadamente dos acessórios dos veículos contribui para sua durabilidade e desempenho ao longo do tempo. Sejam eles, utilitários, populares, picapes ou SUVs, manter a manutenção em dia é fundamental para evitar problemas mecânicos e preservar o conforto dos passageiros durante a viagem.
O uso de películas é uma alternativa para proprietários que procuram mais proteção contra raios UV, redução do calor interno, privacidade e melhoria na estética dos veículos. No entanto, com o tempo, essas películas podem sofrer desgaste e danos, o que levanta a questão: quando é o momento ideal para a remoção e substituição delas?
De acordo com Júnior Ricìreta, CEO e fundador da Multifilmes, rede de franquia especializada na aplicação de películas de alta performance automotiva e residencial, existem cinco momentos indicados para renovar os produtos de proteção aplicados na superfície de veículos:
- Desbotamento e descoloração: Com o passar do tempo e com as atividades do dia a dia, as películas de proteção solar podem começar a desbotar e perder a cor original. Isso afeta a estética do veículo e diminui a eficácia da proteção UV. Essa é a hora de considerar a substituição;
- Bolhas e vincos: Bolhas de ar ou áreas de dobras que aparecem durante a rotina, especialmente se as películas foram aplicadas incorretamente ou se o veículo foi exposto a condições de muito vento, afetam na visibilidade do condutor e na segurança de todos os passageiros. Nesse caso, películas danificadas devem ser removidas e substituídas com mais urgência;
- Danos visíveis: Cortes ou arranhões nas películas podem ocorrer devido a acidentes ou contato com objetos durante algum trajeto. Esses danos comprometem a eficácia das películas e também prejudicam a estética do veículo. É aconselhável substituí-las, quando possível;
- Perda de aderência: À medida que as películas envelhecem, a capacidade de aderência delas à superfície do vidro pode diminuir. Isso pode resultar em bordas soltas ou descoladas, o que é indesejável. Quando o proprietário perceber alguma região desprendendo, é um sinal de que elas precisam ser removidas e substituídas;
- Mudança nas regulamentações: As leis de uso de películas automotivas podem mudar ao longo do tempo. Se os produtos do seu veículo não estiverem mais em conformidade com as normas de transparência ou tonalidade, é necessário removê-las e substituí-las por películas que atendam aos requisitos legais.
“O momento ideal para a remoção e substituição de películas em automóveis depende das condições visíveis do produto, incluindo desbotamento, bolhas, vincos, danos e perda de aderência, além é claro, da lei vigente”, recomenda Júnior.
Imagem: reprodução / divulgação |
Em pesquisa divulgada pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), os dados apontam que em junho as vendas de veículos novos tiveram um aumento de 7,4% em relação a maio, totalizando 189,5 mil unidades. Além disso, quando comparado com o mesmo período do ano anterior, o setor registrou crescimento de 6,4%.
De acordo com Junior, ficar atento a esses sinais e manter as películas em bom estado preserva a estética do veículo e garante o seu desempenho.
Sobre a Multifilmes
Criada em 1999, a Multifilmes foi criada para atender clientes exigentes aplicando películas em vidros de veículos ou residências, seja para controle solar, antivandalismo, decorativas e também para privacidade. Além disso, oferece produtos de alta qualidade como papel de parede autocolante e adesivo para pinturas de veículos. Entrando para o segmento de franquias em 2017, oferece a Loja Multi, um modelo de negócio com investimento inicial a partir de R$ 99.990,00. A marca possui unidades franqueadas em 18 estados do Brasil, sendo uma própria, em Ribeirão Preto (SP).
Fonte: Oficina Comunicação Integrada