quinta-feira, 14 de setembro de 2023

Agosto 2023: o melhor mês de todos os tempos no Porto do Itaqui em termos de movimentação de cargas

Imagem: reprodução

O Porto do Itaqui celebra recorde de movimentação de cargas em agosto de 2023, de acordo com a Coordenadoria de Planejamento de Logística (Copla), o setor encarregado da análise das operações portuárias. O mês de agosto deste ano registrou um nível de atividade portuária sem igual, com um impressionante total de 3.648.216 toneladas de cargas movimentadas, incluindo diversos tipos de mercadorias, abrangendo cargas gerais, granéis líquidos e granéis sólidos. O recorde anterior, estabelecido em agosto do ano passado, foi de 3,5 milhões de toneladas de cargas.

Entre as mercadorias que contribuíram significativamente para o atual recorde, destacam-se a soja e o milho, que juntas totalizaram 2.225.951 toneladas movimentadas durante o mês de agosto. Esse aumento notável na movimentação desses produtos agrícolas indica um crescimento sólido no comércio e na exportação de grãos na região.

O presidente do Porto do Itaqui, Gilberto Lins, ressaltou a importância desse feito, afirmando: “Essas conquistas destacam o Porto do Itaqui como um dos principais hubs logísticos e comerciais da região, promovendo o desenvolvimento econômico e o comércio internacional de maneira notável. Com esse recorde de movimentação de cargas em agosto de 2023, o Porto do Itaqui reafirma sua posição como vetor de desenvolvimento para a economia local e nacional e, sobretudo, para os maranhenses”.

Fonte: ma.gov