Imagem: reprodução |
Mais adiante, em 1641, os holandeses passaram a adquirir o controle da cidade até 1645, o que explica a presença de diferentes influências no local ainda hoje. Assim, em meio aos seus 411 anos de história, a cidade desenvolveu diversas características marcantes, destacando-se na culinária, no turismo, e na arquitetura, indo muito além de ter uma posição geográfica particular.
Por conta disso, vale começar lembrando que, assim como Florianópolis (SC) e Vitória (ES), São Luís é uma capital de estado brasileiro localizada dentro de uma ilha. E mais do que isso, ela é detentora de um litoral que apresenta grande recuo das marés ao longo do dia. Ou seja: a visão da faixa de areia no começo da tarde é bem diferente de como ela se apresenta no final do dia, com uma variação que pode causar espanto nos visitantes desavisados.
A cidade dos azulejos
Com boa parte das construções datadas tanto do período colonial quanto do império, o centro histórico da cidade de São Luís é um destino obrigatório de quem passa por cá. Em meio às suas ruas de paralelepípedos, há centenas de imóveis com fachadas repletas de azulejos portugueses, que remetem aos primeiros anos da sua história.
Foto: reprodução |
Além de ter ganhado fama por isso, atraindo turistas de todo o mundo, São Luís ainda é mundialmente reconhecida como um dos Patrimônios Culturais Mundiais pela Unesco desde 1997. Ao todo, há cerca de quatro mil imóveis tombados.
Ao longo do século XIX, a atual capital do estado do Maranhão esteve entre as cidades mais populosas do Brasil; hoje ela já apresenta uma população estimada de 1.037.775 habitantes (2022). Além de ter ficado conhecida como a cidade dos azulejos, São Luís já foi a cidade dos bondes até o século passado.
Cultura de São Luís
Foto: reprodução |
Nas festividades de São João, várias manifestações tomam conta das ruas da cidade. Entre as atrações está o bumba meu boi, o tambor de crioula e a ginga do cacuriá de Dona Tetê, lista a educadora. No carnaval, o fofão, um personagem da cidade, integra os desfiles das escolas de samba, blocos tradicionais e afro.
São Luís é uma das cidades mais antigas do país, possui um diverso acervo cultural, além da diversidade étnica da população, afirma Maria de Jesus.
Imagem: reprodução |
"Precisamos reconhecer com mais eficiência sua importância, pois possuímos tantas riquezas com destaque para seus habitantes e patrimônios culturais. Temos um conjunto de patrimônios materiais e imateriais reconhecidos". Maria de Jesus dos Santos Diniz - Professora de Artes
Diferentes grupos de povos africanos e indígenas contribuíram para erguer a cidade, cita a professora. Esse processo reflete na contemporaneidade, uma vez que a diversidade religiosa de matriz africana é algo presente na capital.
"São Luís tem muito a oferecer para sua população e para o Brasil". Na cidade está localizada o Teatro Artur Azevedo, o segundo mais antigo do país.
No campo artístico, Maria de Jesus menciona alguns processos que marcaram o município:
Exposições Gororoba da décade de 1970, compostas por artistas e intelectuais que faziam críticas à pobreza, retratavam a vida na zona rual, as palafitas, figuras do folclore e da cultural popular;
- Mostras: Coletiva de Maio, Arte Efêmera, Iconografia Urbana de São Luís e Brasil 500 anos;
- Celebração pascoal no bairro Anjo da Guarda;
- Festival Guarnicê;
- Feira de Livros de São Luís.
A educadora reforça a importância cultural do maior quilombo urbano, localizado no bairro Liberdade, bem como o desenvolvimento cultural no bairro Coroadinho.
Culinária de São Luís
A culinária de São Luís proporciona uma "degustação incondicional", garante Maria. São pontos fortes da gastronomia da cidade:
- Arroz de cuxá;
- Juçara do Maranhão;
- Torta de camarão;😋
- Peixe frito;😋
- Guaraná Jesus.
"Podemos degustar esses sabores apreciando nosso conjunto arquitetônico composto por belas igrejas, escadas, casarios coloniais presentes nas belas ruas, como a rua Portugal e a rua do Giz." Finaliza a professora.
Os pontos turísticos de São Luís:
- Palácio dos Leões
- Centro Histórico
- Espigão Costeiro
- Teatro Arthur Azevedo
- Museu Histórico e Artístico do Maranhão (MHAM)
- Museu de Artes Visuais (MAV)
- Praia São Marcos
- Av. Litorânea
- Casa do Maranhão
- Museu de Arte Sacra
A dica de Maria é desfrutar a brisa do mar ao som de um bom raggae. Entre as praias sugeridas estão a Ponta da Areia, Caolho e Olho d'Água, as duas últimas na Av. Litorânea.
Nossa São Luís - fotógrafo-autor Brawny Meireles. A obra está disponível na livraria da Associação Maranhense de Escritores Independentes (Amei), Themis (Monumental Shopping) e Vozes (Rua do Sol). É uma publicação já consagrada, em sua 4ª edição 2021, dirigida à valorização, divulgação, colaboração à pesquisa e preservação da memória visual da capital maranhense.
Fotos: reprodução |
Aniversário de São Luís
O aniversário de São Luís deste ano conta com uma programação diversificada que compõem a comemoração dos 411 anos da capital do Maranhão.
Hoje (8), artistas como Alcione e Maiara e Maraísa comandam a festa organizada pela prefeitura do município.
🎇 São Luís, 411 anos! 🎇
— Prefeitura de São Luís (@PrefeituraSL) September 9, 2023
😍 A capital do nosso coração. 🫶🏼#PrefeituraDeSãoLuis #PorUmaCidadeMelhor#SãoLuís411anos #ACapitalDoMeuCoração pic.twitter.com/S1ra6W5cxh
"Dados gerais do Maranhão"
- Região: Nordeste
- Capital: São Luís
- Área territorial: 329.651 km² (IBGE, 2019)
- População: 7.114.598 habitantes (IBGE, 2020)
- Densidade demográfica: 19,81 hab./km² (IBGE, 2010)
- Fuso: UTC -3
- Clima: Tropical"
Fonte: TERRA / summitmobilidade / brasilescola.uol
Leia também: