quinta-feira, 28 de setembro de 2023

6 estratégias de marketing digital para pequenas empresas

Imagem: reprodução

Entender o seu público, investir em anúncios direcionados e estruturar um bom site são passos fundamentais no marketing digital

Para se destacar no mercado atual, ter uma boa ideia, contratar bons funcionários e criar um bom serviço ou produto pode não ser o suficiente. Apesar disso ter muito valor, também é importante saber divulgar o seu negócio, de forma que a sua empresa alcance mais clientes e consiga se sobressair entre as demais.

Porém, essa divulgação pode ser um desafio enorme para pequenas empresas, que não contam com orçamento e estrutura para fazer uma divulgação massiva. Felizmente, mesmo negócios menores podem investir no marketing digital, sendo que um profissional dessa área pode aplicar técnicas de SEO para PME e montar um fluxo de e-mail para leads, o que já faz muita diferença na conquista de novos clientes. 

1. Defina a sua identidade e tenha em mente quem é o seu cliente

Antes mesmo de investir no marketing digital, um aspecto é fundamental: o seu negócio precisa ter uma identidade clara, que possa mostrar aos clientes o que ela representa. Assim, a gestão deve se certificar de que a empresa tem um nome adequado, um logotipo facilmente reconhecível e cores e imagens que transmitem o que é o seu negócio para os clientes.

Isso é importante porque é por meio dessa construção visual que ficará mais fácil para o cliente reconhecer a sua marca. Com o logotipo definido, ele pode ser incluído na comunicação geral da empresa, estando presente na assinatura de e-mails, em cartões de visita e nos envelopes. Além da questão visual, também é importante pensar na linguagem que o negócio pretende ter, que deve refletir os valores e a missão da empresa. Essa linguagem será fundamental para determinar a comunicação que estará nas redes sociais, nos anúncios, nos e-mails, nas campanhas, entre outros.

Inclusive, a construção da identidade também vai depender de conhecer quem são os seus clientes. Para pequenas empresas, o marketing necessita ter um segmento de clientes muito bem definido. Assim, é necessário pensar no perfil demográfico que seu serviço ou produto pretende atingir, na faixa etária desses clientes, nos tipos de serviços que eles utilizam, onde eles vivem e como procuram se informar sobre seu produto. 

2. Construa um bom site

Outro ponto importante que não deve ser ignorado é a construção de um bom site. Um espaço digital mal projetado afastará clientes, algo que nenhuma empresa deseja. Portanto, é importante contratar um serviço profissional para elaborar um site de fácil navegação, intuitivo e agradável de ser utilizado. Além de proporcionar uma boa experiência, ele também precisa ser completo, oferecendo todas as informações que o seu cliente precisa.

3. Faça anúncios nas redes sociais

As redes sociais são um espaço-chave para o marketing digital. É possível elaborar anúncios para atingir públicos específicos nas diferentes plataformas, com base em localização, idade, gênero, interesses, comportamento online e muito mais. 

O melhor é que as próprias redes sociais oferecem opções que simplificam esse processo, permitindo a realização de teste A/B para encontrar o anúncio que tem melhor performance. Assim, investir em anúncios dessa natureza é imprescindível para fazer sua marca crescer.

4. Invista em Google Ads

Também chamada de Adwords, o Google Ads é outro grande aliado do marketing digital. Esse serviço consegue entregar resultados relevantes de pesquisas e ajuda a empresa a criar anúncios mais efetivos, avaliando o índice de qualidade deles. Ao entender as informações fornecidas, é possível baratear os anúncios, ao mesmo tempo que eles conseguem cumprir os seus objetivos.

5. Explore o potencial do seu e-mail marketing

Mesmo com a força dos anúncios e da presença nas redes sociais, que irão trazer clientes para o seu site, o e-mail continua sendo uma ferramenta indispensável. Vale lembrar que boa parte dos visitantes não irá comprar no seu site imediatamente. Por isso, é importante capturar as informações de contato deles e realizar a nutrição de leads, fator que será um diferencial para potencializar suas vendas.

Ao montar um fluxo eficiente, é possível preparar uma comunicação certeira para um público específico, poupando tempo para os profissionais de marketing e vendas. O e-mail também é importante para conhecer melhor o cliente e receber o feedback de quem já usufruiu do seu serviço, além de ser um ótimo canal para direcionar novidades que possam aparecer no seu negócio.

6. Utilize o SEO ao seu favor

A pesquisa no Google é uma das principais formas de direcionar o tráfego da internet para o seu site. Por causa disso, dominar as estratégias de SEO ainda é um diferencial, já que manter uma palavra-chave otimizada em seu site, por exemplo, é uma excelente forma de se posicionar bem nas pesquisas, permitindo que o seu negócio seja mais facilmente encontrado.

Por Aldair dos Santos


Fonte: culturaenegocios


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