quinta-feira, 27 de julho de 2023

Rodrigo Lago participa da inauguração do Shopping Rua Grande em São Luís

Imagem: reprodução

O deputado Rodrigo Lago, primeiro vice-presidente da Assembleia Legislativa, esteve presente na inauguração do Shopping Rua Grande, ocorrida na quarta-feira (26), em São Luís. A nova edificação é parte integrante do programa "Adote um Casarão", uma iniciativa executada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), que visa promover o desenvolvimento sustentável no Centro Histórico da capital maranhense.

Com um investimento total de R$ 1,8 milhão, o Shopping Rua Grande, localizado no maior espaço de comércio popular da cidade, oferecerá aos visitantes experiência de compras, lazer e entretenimento em seus três pavimentos: térreo, 1° piso e 2° piso. Além disso, o espaço contará com circulações climatizadas, sanitários e atrações sazonais, dedicando um andar para a difusão e valorização da cultura maranhense.

O deputado Rodrigo Lago destacou o impacto positivo do Shopping Rua Grande no fomento à cultura local, geração de empregos e desenvolvimento econômico da região. "Iniciativas como essa são importantes para preservar o patrimônio histórico e, ao mesmo tempo, impulsionar o crescimento e modernização da cidade", destacou o parlamentar.


“São Luís é uma cidade patrimônio cultural da humanidade e que reúne o maior conjunto de prédios arquitetônicos da América Latina, não podemos deixar esses prédios entrarem em ruínas. Aqui era um prédio que estava sem função e hoje com a instalação desse shopping teremos vida, são mais de 70 lojas que serão instaladas na parte comercial, praça de alimentação e também teremos um espaço cultural, onde os artistas poderão apresentar os seus projetos, e vamos ter a oportunidade também para atividades culturais”, declarou o governador Carlos Brandão.


A secretária de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Joslene Rodrigues, ressaltou que dar vida ao patrimônio histórico é uma grande realização da gestão estadual. 


“O programa Nosso Centro é um programa do Governo do Maranhão e dentro dele tem várias ações, incluindo o Adote Um Casarão, que é uma parceria do Estado com o ente privado, que neste caso aqui do Shopping Rua Grande, a partir de concorrência pública, o vencedor foi o empresário Ribamar Viana que fez a revitalização do espaço, e estamos entregando este belíssimo prédio para a nossa população”, pontuou a secretária.

 

A revitalização do prédio que agora se tornou um centro comercial foi destacada pelo lojista Maurício Carvalho. “É um excelente programa que revitalizou o nosso Centro Histórico, não só aqui no Shopping Rua Grande, como outros casarões que foram adotados. Isso traz benefício tanto para os moradores como para a parte comercial aqui do Centro, sendo um bom negócio para todos”, disse.

Durante a inauguração, um dos sócios e representante do Shopping Rua Grande, Ribamar Viana, destacou a importância do Adote Um Casarão, que possibilitou à iniciativa privada a possibilidade de revitalização de um prédio histórico que estava sem uso e que agora passa a ser importante para a economia local.

“Conseguimos, num prazo de dois anos, transformar esse sonho que a gente tinha em realidade. Hoje a gente inaugura um shopping com a cara da cultura maranhense, um shopping popular, com várias opções para o público. Nós e todos os lojistas estamos muito satisfeitos, já é um grande sucesso. Temos uma realização pessoal com essa obra e uma gratidão pelo Governo do Estado ter lançado esse projeto, o Adote Um Casarão, onde tivemos a visão de investir e empreender”, comentou Ribamar Viana.


Imagens: reprodução / divulgação

O Shopping Rua Grande também abriu espaço para que artesãos possam apresentar seus trabalhos por um período com um valor mais acessível. Isabel Silva é uma das artesãs que abraçou a oportunidade. Ela faz parte da Associação Unidos pela Fibra e consegue divulgar o seu trabalho e o da associação.

“Ficou muito boa a revitalização do prédio e também a oportunidade que estamos tendo, com esse convite para os artesãos. O meu segmento é fibra de buriti e eu convidei uma companheira da associação que trabalha com materiais de bijuteria infantil. Estamos gostando muito dessa oportunidade”, afirmou Isabel Silva.

Outra artesã que também destacou a iniciativa possível a partir da parceria entre poder público e privada é dona Hélia Regina Gomes, que trabalha com peças da cultura afro. “Esse espaço está dando a oportunidade de demonstrar o nosso trabalho, então eu queria agradecer o Governo do Estado pela iniciativa. É importante expor o nosso trabalho para que ele seja conhecido e chegue a mão do consumidor”, comentou.


Imagens: reprodução / divulgação

O empreendimento funcionará de segunda-feira a sábado, das 9h às 21h, e aos domingos, das 9h às 14h, oferecendo ainda uma feirinha cultural com atrações da culinária, música, dança e artesanato regional. 


Fonte: ALMA / ma.gov