Imagem: reprodução |
Na ocasião, Brandão enfatizou que, com o objetivo de incrementar o número de turistas e fortalecer sua posição no mercado, o Governo do Maranhão tem trabalhado incansavelmente para criar novos produtos turísticos e promover suas atrações tanto no cenário nacional quanto no internacional. O estado tem se esforçado em diversas vertentes e ações para gerar o aumento da renda e dos empregos no setor turístico.
“Estamos trabalhando com o objetivo de incrementar o número de turistas para estarmos melhor posicionados na vitrine do mercado turístico nacional e internacional, proporcionando ao visitante uma oferta turística diversificada, consequentemente, com planejamento de ações para gerar o aumento da renda e dos empregos no setor turístico”, afirmou o governador.
Brandão detalhou, ainda, o quão deslumbrantes são o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, o Delta das Américas, o Parque Nacional da Chapada das Mesas, e deu destaque à parte à capital São Luís, que é reconhecida pela rica arquitetura com casarões seculares revestidos de azulejos portugueses, além de Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco.
“E temos muito mais! Temos campos e lagos, sol e mar, uma floresta representativa da Amazônia Legal e um Património Histórico Mundial e Nacional, com uma cultura singular que traduz a formação do nosso povo, nossos costumes, lendas, culinária e manifestações de imenso valor cultural e artístico”, acrescentou Carlos Brandão.
Para atrair ainda mais turistas e promover o crescimento do setor, o governo tem investido na qualificação profissional, no artesanato local e no cadastro de prestadores de serviços turísticos. Programas como Expedições de Turismo, Maranhão Anfitrião e Mais Infância, Mais Turismo têm contribuído para a formação de mais de 17 mil pessoas qualificadas.
“Criamos programas como Expedições de Turismo, programa estadual Maranhão Anfitrião, programa Mais Infância, Mais Turismo, e o aplicativo Maranhão de Encantos. Já são mais de 17 mil pessoas qualificadas; avançamos de 5 para 13 centros de atendimento ao turista; de apenas 40 artesãos, fomos para 3 mil cadastros nos principais polos turísticos, isso só para citar alguns exemplos”, pontuou o governador maranhense.
Outra ação importante foi a melhoria da conectividade aérea do estado. O governo tem trabalhado em parceria com as companhias aéreas Azul, Latam e Gol para aumentar o número de voos e o fluxo de visitantes. E ao reduzir a tributação sobre o combustível utilizado pelas empresas aéreas, houve um aumento significativo nas operações de pouso e decolagem, contribuindo para o crescimento do setor.
“Considerando a necessidade de se restabelecer as operações de transporte aéreo regular de cargas e pessoas, reduzimos em, pelo menos, pela metade a tributação sobre o combustível, que chega a representar 1/3 dos custos das empresas aéreas”, afirmou Brandão.
Uma das grandes conquistas do estado foi a candidatura dos Lençóis Maranhenses ao título de Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO. Com apoio de autoridades nacionais e internacionais, o Maranhão busca a chancela para dar mais visibilidade mundial à conservação da área e atrair ainda mais turistas para esse paraíso natural.
“Ao atendermos a todas as exigências técnicas, o próximo passo é a vinda de uma comissão ao Brasil para fazer a avaliação presencial do nosso Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. A expectativa é a de que o possível título nos dará mais visibilidade mundial para a conservação da área”, disse o gestor estadual.
O Maranhão, com o seu festejo de São João, também ganha destaque. A festa, vivida por toda a população com mais de 60 dias de duração, se tornou o Maior São João do Mundo e atraiu centenas de milhares de turistas. As ações de promoção realizadas pelo governo desde março deste ano, somadas à grandiosidade da festa, levaram à expectativa de receber mais de 200 mil turistas no período, superando os 159 mil visitantes de 2022.
“Agora, no mês das férias, devemos atrair ainda mais turistas e movimentar a economia local. Isso tem movimentado fortemente a economia, empregando, dando trabalho e gerando renda. Todo o setor produtivo do turismo está ganhando muito. Temos muito o que comemorar”, festejou Brandão.
Fonte: ma.gov