terça-feira, 6 de dezembro de 2022

Panela de Teflon libera milhares de partículas de plástico apenas com pequena rachadura

Imagem: Reprodução
Estudo surpreende ao registrar partículas e destaca necessidade de mais pesquisas sobre o risco à saúde dos chamados PFAS.

Pesquisadores das australianas Newcastle University e Flinders University mediram como milhões de minúsculas partículas de plástico potencialmente saem durante o cozimento e na lavagem, à medida que panelas e frigideiras antiaderentes perdem gradualmente seu revestimento. Segundo os cientistas: uma pequena rachadura na superfície de uma panela revestida de Teflon pode liberar algo em torno de 9.100 partículas de plástico.

A descoberta recém publicada chama atenção para a necessidade de novos estudos relacionados ao risco à saúde dos chamados PFAS (substâncias per e polifluoroalquil), uma classe de produtos químicos que as empresas adicionam a uma grande variedade de produtos de consumo para torná-los antiaderentes, impermeáveis e resistentes a manchas.

“Dado o fato de que o PFAS é uma grande preocupação, essas micropartículas de Teflon em nossos alimentos podem ser um problema de saúde, portanto, precisam ser investigadas porque não sabemos muito sobre esses contaminantes emergentes”, diz o pesquisador da Universidade de Newcastle, Dr. Cheng Fang em comunicado publicado no site da universidade.

O estudo desenvolveu uma abordagem de espectro molecular para visualizar e identificar diretamente os microplásticos e nanoplásticos de Teflon, que são mais difíceis de monitorar do que outros plásticos. Segundo o levantamento, em microescala, a partir da imagem Raman e de um modelo de algoritmo, ainda foi possível identificar a liberação de 2,3 milhões de microplásticos e nanoplásticos vindos a partir de um revestimento quebrado.

“Isso nos dá um forte aviso de que devemos ter cuidado ao selecionar e usar utensílios de cozinha para evitar a contaminação dos alimentos”, diz o professor Tang, da Faculdade de Ciências e Engenharia da Universidade Flinders.

O artigo, Imagens Raman para a identificação de microplásticos e nanoplásticos de Teflon liberados de panelas antiaderentes (2022) foi publicado por Yunlong Luo, Christopher T Gibson, Clarence Chuah, Youhong Tang, Ravi Naidu e Cheng Fang, na Science of The Total Environment

Fonte: revistagalileu