O Effie Awards Brasil concederá 64 troféus na 15ª edição do evento: a segunda etapa do julgamento elegeu 52 vencedoras de um total de 163 campanhas que haviam sido previamente selecionadas para o shortlist.
Ouros, Pratas e Bronzes serão revelados somente na cerimônia da premiação, que neste ano será realizada no Vibra São Paulo, em 8 de novembro.
Desta vez, Ambev é o anunciante mais premiado, com 11 troféus distribuídos a trabalhos para algumas marcas da companhia – como Guaraná Antarctica, Brahma e Skol – e criados pelas agências Africa, CP+B Brasil, Gut e Soko. Nesta edição, houve empate na segunda posição entre Burger King e Santander, com quatro prêmios cada.
Três agências dividem o pódio das mais premiadas, com seis troféus cada: VMLY&R (este é o segundo ano consecutivo da agência no topo; no ano passado, dividiu a posição com a Suno United Creators), Gut e AlmapBBDO.
A VMLY&R teve campanhas vencedoras para os clientes Amaro, Greenpeace, Viva e Vivo. Já a Gut conquistou troféus com trabalhos para Ambev, Kraft Heinz, QuintoAndar e Mercado Pago, enquanto a Almap emplacou prêmios junto aos clientes AliExpress, Meta, O Boticário e Pepsico.
Três campanhas foram premiadas em três categorias cada: “Nódulo Virtual”, da VMLY&R para Amaro, “Desendivida”, da Suno United Creators para Santander e “Stranger Bunker”, da DM9 para Burger King. Seis campanhas foram reconhecidas com dois troféus cada, enquanto as demais receberam um único troféu.
Confira todos os vencedores do Effie 2022:
Alimentos
- “Doritos Wasabi”, da AlmapBBDO para Pepsico
- “Méquizice dos famosos 22”, da Galeria para McDonald’s
Comércio e Varejo
- “Stranger Bunker”, da DM9 para Burger King
- Cuidados Pessoais, Beleza e Higiene
- “Malbec X”, da AlmapBBDO para O Boticário
- “Olha de Novo pra Avon”, da Wunderman Thompson para Avon
Novos Produtos ou Serviços
- “Corre Grafeno”, da Buena Onda para Olympikus, da Vulcabras
Saúde e Bem Estar
- “Deixa Fluir”, da Wunderman Thompson para Sempre Livre e Carefree, da J&J
Sem Fins Lucrativos
- “Igualdade na Veia”, da OpusMúltipla para Aliança Nacional LGBTI+
- “Los Santos +3ºC”, da VMLY&R para Greenpeace
Serviços Financeiros
- “Coleção Meu Pix”, da Gut para Mercado Pago
- “Desendivida”, da Suno United Creators para Santander
Serviços Gerais
- “Histórias Pra Morar”, da Gut para QuintoAndar
Veículos
- “Fiat Pulse, um lançamento icônico”, da Leo Burnett Tailor Made para Fiat, da Stellantis
- “Novo Nissan Kicks – Remix”, da Lew’Lara\TBWA para Nissan
Bem Estar Social
- “Parceiros de Outros Carnavais”, da Africa para Ambev
- “Presas nos 80”, da Soko para Guaraná Antarctica, da Ambev
- “Nódulo virtual”, da VMLY&R para Amaro
Brand Experience
- “A Voz da Lampions”, da Galeria para TikTok
- “Doritos Wasabi”, da AlmapBBDO para Pepsico
- “Méqui no BBB22”, da Galeria para McDonald’s
- “Stranger Bunker”, da DM9 para Burger King
Branded Content
- “Doritos Rainbow. Viva a liberdade”, da AlmapBBDO para Pepsico
- “Farofadas de Natal”, da Soko para Guaraná Antarctica, da Ambev
- “O uniforme oficial do brasileiro”, da Dojo para Havaianas, da Alpargatas
- “Um encontro de carnavais”, da Hnk Lab para Devassa, da Heineken
Business To Business
- “Marca na lata”, da Soko para Guaraná Antarctica, da Ambev
David X Golias
- “Coleção Meu Pix”, da Gut para Mercado Pago
- “Da síndrome de vira-lata ao azeite mais desejado”, da Nova/SB para Azeite Sabiá
- “HerShe 2021”, da BETC/Havas para Hershey’s
- “O Patrocínio do Pior time do Mundo”, da Bold para Betsson
Diversidade, Equidade & Inclusão
- “Adote um Áudio de Natal”, da Lew’Lara\TBWA para Fundação Dorina Nowill
- “BIA contra o assédio”, da Publicis Brasil para Bradesco
- “Telas Pretas”, da VMLY&R para Vivo
E-Commerce
- “#Zextou”, da Gut para Zé Delivery, da Ambev
Eficácia de Longo Prazo
- “De McDonald’s para Méqui”, da Galeria para McDonald’s
- “Miojo à moda brasileira”, da Dentsu Creative para Nissin Lamen
Influenciador
- “Como Nissin Nosso Sabor ficou mais porreta”, da Dentsu Creative para Nissin Lamen
- “Lu do Magalu: A maior influenciadora virtual do mundo”, da Ogilvy para Magazine Luiza
- “Novas Fadas”, da Wieden + Kennedy para Nike, da Fisia
- “O Halloween assustadoramente saboroso de Fanta”, da Wieden + Kennedy para Fanta, da The Coca-Cola Company
Inovação em Mídia
- “Cabelo Cremoso”, da Africa para Brahma, da Ambev
- “L’Oréal PaywallDown”, da WMcCann para L’Oréal
- “Nódulo virtual”, da VMLY&R para Amaro
Marketing Sazonal
- “Dia das Mães Pede Casas Bahia. Compre ‘para’ e ‘de’ uma mãe”, da VMLY&R para Casas Bahia, da Via
- “Farofadas de Natal”, da Soko para Guaraná Antarctica, da Ambev
- “Stranger Bunker”, da DM9 para Burger King
Meio Ambiente
- “Salla 2032”, da Africa para House of Lapland
Mídia & Entretenimento
- “Verdades Secretas II”, da Globoplay para Globoplay
Mídia Social
- “Cabelo Cremoso”, da Africa para Brahma, da Ambev
- “KLØS”, da Gut para Skol, da Ambev
- “Lu do Magalu: A maior influenciadora virtual do mundo”, da Ogilvy para Magazine Luiza
- “Nódulo virtual”, da VMLY&R para Amaro
Parceria de Conteúdo
- “Hidden Spots”, da Gut para Heinz, da Kraft Heinz
- “Patrocinando o gesto mais famoso do futebol”, da AlmapBBDO para WhatsApp, da Meta
- Pivotagem Crítica / Resposta a Crise
- “Desendivida”, da Suno United Creators para Santander
Promoção
- “Farofa do Ali”, da AlmapBBDO para AliExpress
- “Tanque Vazio Barriga Cheia no BK”, da David para Burger King
Reputação Corporativa
- “Desendivida”, da Suno United Creators para Santander
- “Parceiros de Outros Carnavais”, da Africa para Ambev
Shopper Omni Channel
- “Movimento Ambev pelas garrafas retornáveis”, da CP+B para Ambev
Solução Inovadora de Marketing
- “E se a gente criasse um banco?”, da Druid Creative Gaming para Player’s Bank, do Itaú-Unibanco
- “Faculdade com #deSXcontoVigoroso”, da Suno United Creators para Santander
- “Quando a Churrasqueira vira Troféu”, da Wunderman Thompson para Tramontina
Fonte: meioemensagem