quinta-feira, 9 de setembro de 2021

Mercado Livre lança programa de assinatura que compete com Amazon

Foto: Reprodução
No programa, usuários frequentes do site podem ter direito a benefícios como descontos no frete de produtos.

O mercado de grandes varejistas está acirrando suas competições a cada dia, de forma cada vez mais digital, especialmente após a pandemia. O Mercado Livre, uma das maiores companhias de e-commerce no Brasil, lançou um programa de fidelidade dentro do Mercado Pontos.

No programa, usuários frequentes do site podem ter direito a benefícios como descontos no frete de produtos e assinatura gratuita do serviço de streaming Disney+ – uma maneira de aproveitar um mercado já muito trabalhado pela Amazon. O benefício está disponível para todos os usuários do nível 6.

Em números, o último trimestre pode mostrar o valor de uma estratégia como essa. As vendas de produtos na Amazon geraram receita de US$ 58 bilhões, alta de 15,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. Enquanto isso, a receita de serviços – que inclui assinaturas – teve um salto de 42,3% e atingiu US$ 55,07 bilhões.

Já a parceria com a Disney não vem à toa. O streaming da empresa foi o que apresentou o maior crescimento no país em 2021. Em seis meses, o serviço se tornou o terceiro mais consumido no Brasil, atrás da Netflix (que tem 31% de participação de mercado) e do Amazon Prime Video (que tem 24%). 

Como funciona

O programa começa a valer desde quando o usuário faz o cadastro, já contando esta ação como nível 1. Para acumular mais pontos, é necessário cumprir objetivos na plataforma, comprar produtos, acumulando pagamentos com a sua carteira digital do Mercado Pago ou mesmo realizar a reserva de automóveis.

No caso, não se troca os pontos por desconto ou os utiliza, mas, conforme o seu nível, há acesso a benefícios no site. Cada ponto tem um ano de validade desde que ele é adicionado ao seu perfil. Na plataforma é possível ter acesso a ofertas e até frete grátis em produtos em que está especificada a promoção.

Sobre os níveis

Ao realizar ações na plataforma o usuário recebe uma pontuação e, ao acumular, sobe de nível. Também é possível cair, como ao expirar os pontos, por exemplo. Veja o que é necessário para atingir cada nível no Mercado Pontos:

  • Nível 1: é necessário concluir um cadastro no Mercado Livre;
  • Nível 2: ter 100 pontos;
  • Nível 3: ter 300 pontos;
  • Nível 4: ter 1.000 pontos;
  • Nível 5: ter 2.500 pontos;
  • Nível 6: ter 4.500 pontos.

Benefícios em cada nível

Nível 1 e 2: desconto nos pagamentos efetuados com QR Code, frete grátis em produtos (identificados) em compras a partir de R$79, benefícios em assinaturas (no caso do nível 2, está escrito serem maiores, mas não especificados) e devoluções grátis;

Nível 3: desconto em pagamentos com QR Code, 10% de desconto nos fretes, frete grátis em produtos a partir de R$79; benefícios em assinaturas, acesso a ofertas exclusivas e devoluções grátis;

Nível 4: desconto em pagamentos com QR Code, 20% de desconto nos fretes, frete grátis em produtos a partir de R$79; benefícios em assinaturas, acesso a ofertas exclusivas e devoluções grátis;

Nível 5: desconto em pagamentos com QR Code, 30% de desconto nos fretes, frete grátis em produtos a partir de R$79; benefícios em assinaturas, acesso a ofertas exclusivas e devoluções grátis, um saque digital com QR Code grátis por mês e atendimento preferencial para suas dúvidas;

Nível 6: desconto em pagamentos com QR Code, 45% de desconto nos fretes, frete grátis em produtos a partir de R$79; benefícios em assinaturas, acesso a ofertas exclusivas e devoluções grátis, dois saques digitais com QR Code grátis por mês, atendimento preferencial para suas dúvidas e R$10 de desconto por mês com QR Code para pagamentos em lojas.

Fonte: saoluisdofuturo