sexta-feira, 16 de abril de 2021

Grupo Big lança e-commerce com logística baseada nas lojas físicas

Foto: Reprodução

A empresa foi recentemente adquirida pelo Carrefour.

O Grupo Big anunciou na manhã de quinta-feira (15) o lançamento dos sites de comércio eletrônico das lojas Big, Big Bompreço e Sam’s Club. Segundo a empresa, recentemente adquirida pelo Carrefour, os preços virtuais e da loja física são os mesmos. A entrega é gratuita para compras acima de R$ 30 nos hipermercados e de R$ 80 no clube de compras.

A operação está baseada no modelo de logística “ship from store“, que utiliza das lojas físicas do grupo como centro de distribuição e estoques.

O serviço de delivery via empresas como iFood, Rappi, Cornershop, Uber, Uber Eats, Supermercado Now e Americanas Mercado, oferecido pela companhia há um ano, será mantido.

Aquisição no mês passado

O Carrefour Brasil informou ao mercado no último dia 24 de março que chegou a um acordo para adquirir o Grupo Big (ex-Walmart Brasil) por R$ 7,5 bilhões. A operação será estruturada em duas etapas: o pagamento, em dinheiro, de R$ 5,25 bilhões aos atuais controladores da empresa, o fundo de private equity Advent International e Walmart, e a incorporação dos 30% remanescentes do capital social pela subsidiária do grupo francês.

A transação, que o Carrefour Brasil espera ser aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) em 2022, tem o potencial de gerar sinergias de R$ 1,7 bilhão ao Ebitda (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) da companhia após três anos da conclusão da operação.

“A aquisição do Grupo Big expandirá a presença do Carrefour Brasil em regiões onde tem penetração limitada, como o Nordeste e Sul do País, e que oferecem forte potencial de crescimento. A rede de lojas do Grupo Big, portanto, apresenta forte complementaridade geográfica”, disse, na ocasião, a companhia, em comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

O Grupo Big detém ativo imobiliário de 181 lojas (47% do total) e 38 propriedades adicionais, totalizando aproximadamente R$ 7 bilhões de valor imobiliário, de acordo com uma análise independente. O Carrefour Brasil planeja converter as unidades Maxxi em Atacadão e parte das lojas Big e Big Bompreço para Atacadão ou Sam’s Club. As demais lojas serão convertidas para a bandeira de hipermercado Carrefour.

Fonte: mercadoeconsumo / Via Estadão