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Uma conta gratuita para transações financeiras básicas não é mais um diferencial. A concorrência se acirrou. A solução encontrada tem sido adicionar novos produtos e serviços financeiros para rentabilizar a base de usuários. Além disso, há instituições que apostam no conceito de marketplace.
O Nubank, um dos neobanks mais valiosos do mundo, começou há sete anos com um cartão de crédito. Hoje, já conta com conta digital para pessoa física e PJ, empréstimo pessoal e agora também quer disputar uma fatia no mercado de investimentos. Em setembro deste ano, anunciou a compra da Easynvest. A operação ainda depende da aprovação do Banco Central e do Cade. Em entrevista ao Valor, a cofundadora do Nubank, Cristina Junqueira, afirmou que o banco está construindo algo para longo prazo e que o objetivo é que o cliente os ame fanaticamente.
Outro banco que cresceu foi o Inter. A instituição começou o ano com cerca de 4 milhões de clientes e recentemente chegou a 7,2 milhões. Em entrevista ao valor, a Chief Marketing Officer do Inter, Priscila Salles, afirmou que devem encerrar o ano com 8,5 milhões. Segundo o Valor, uma das principais estratégias do Inter é a construção de uma plataforma com produtos financeiros e não financeiros, num modelo de marketplace. Em setembro, o banco fez um follow-on de R$ 1,2 bilhão. Isso permitirá a instituição lançar novos produtos e serviços e fazer aquisições estratégicas.
Com 9,6 milhões de contas abertas, a Neon Pagamentos também vem crescendo e aumentando a oferta de produtos. No início deste mês, chegou a lançar uma conta digital para microempreendedor individual, por meio da MEI Fácil, fintech adquirida no ano passado. Em julho, a empresa comprou a Magliano e com isso, vai ingressar de vez no mercado de investimentos. A fintech prevê lançar nos próximos meses, cartão de crédito, maquininha e outros serviços para MEI.
Com 600 mil contas abertas, o BS2 começa a atuar com uma plataforma de ‘banking as a service’. O banco vai começar a ofertar crédito para empresas ainda este ano. Já o Digio superou 1,6 milhão de clientes. Com cerca de 900 mil solicitações de cartões por mês, a meta é atrair 5 milhões de clientes e originar R$ 1 bilhão em empréstimo pessoal por ano até 2023.
Fonte: saoluisdofuturo