terça-feira, 14 de julho de 2020

Inscrições para o Prouni começaram ontem, com quase 170 mil bolsas e energia elétrica é restabelecida para atingidos por forte ventania

Foto: Reprodução
As inscrições para o processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni) abriram ontem (13) e vão até a sexta-feira (17). A iniciativa do governo federal oferece bolsas de estudo em instituições de ensino superior privadas.

Os interessados devem acessar o portal do Prouni e consultar as bolsas e cursos disponíveis. No site é possível buscar por instituição, município ou área de estudo. De acordo com o Ministério da Educação, neste segundo processo seletivo foram disponibilizadas 167.780 bolsas em 1.061 faculdades particulares. Destas, 60.551 são bolsas integrais e 107.229, parciais. Para inscrição, é preciso ter uma conta no portal de serviços do governo federal.


Energia elétrica é restabelecida para atingidos por forte ventania


Foto: Reprodução
Por transferência de cargas (uso de redes elétricas alternativas) foi restabelecida a energia para quase 100% dos clientes atingidos por forte ventania registrada na segunda-feira (13). Na madrugada desta terça, 14 das 162 unidades consumidoras na região de maior impacto (proximidades do retorno da Forquilha) tiveram a energia elétrica normalizada.

“A Equatorial Maranhão comunica que o temporal com fortes rajadas de ventos afetou severamente as redes de distribuição de energia elétrica no início da tarde da segunda-feira (13) na região do bairro Forquilha, principalmente em virtude de diversos objetos, inclusive uma torre de telefonia, lançados sobre as redes de energia ao longo da Avenida Guajajaras”, disse a concessionária.

Equipes de manutenção foram mobilizadas desde o início da ocorrência para substituir oito postes quebrados e reconstruir as redes de distribuição danificadas. Imóveis ficaram sem energia elétrica nos bairros: Forquilha, João de Deus, Cohab Anil, Cohatrac, Aurora, Planalto, Cruzeiro do Anil, Angelim, Novo Angelim e áreas adjacentes.

VENTANIA

Na região, postes e fios de alta tensão foram parar no chão devido à força do vento. Homens do Corpo de Bombeiros do Maranhão foram acionados para fazer o corte de galhos de árvores no acesso à Estrada de Ribamar e em outros pontos onde houve estragos.


Estrada de Ribamar: uma árvore bloqueia a avenida - Foto: Reprodução

Muro desaba e danifica veículos estacionados - Foto: Reprodução

Carros foram atingidos por telhas e tampas de caixa d’água arremessadas pelo ar e outros objetos que desabaram. Por medida de segurança, a Defesa Civil Municipal interditou algumas ruas, para evitar transtornos a proprietários de estabelecimento comerciais e para domicílios. 

Fonte: slz180 / ma10