quinta-feira, 25 de junho de 2020

RETRATO DA IMPRUDÊNCIA: Contágio dispara em Blumenau após volta dos shoppings e prefeito faz apelo

Foto Reprodução
Após reabrir shopping em meio à crise do coronavírus, prefeito de Blumenau agora suplica: ‘por favor, nos ajudem’. Aumento no número de casos de covid-19 faz chefe do Executivo pedir também que idosos fiquem confinados em casa.

Em abril deste ano, o prefeito de Blumenau, em Santa Catarina, Mário Hildebrandt (Podemos-SC), autorizou a reabertura do comércio na cidade, tornando-se um dos primeiros municípios brasileiros a liberar o funcionamento de shoppings centers em meio à crise do novo coronavírus. A decisão foi tomada após portaria publicada no Diário Oficial do Estado.

Naquele mês, um vídeo com fila, aglomeração, música de boas vindas e muita expectativa, circulou pelas redes sociais. A festa, que lembrava uma grande inauguração, se tratava da reabertura do Neumarkt Shopping. O estabelecimento ficou fechado por mais de um mês, por causa do novo coronavírus.

Foto: Reprodução

Na terça (23), no entanto, o prefeito suplicou, durante uma transmissão ao vivo nas redes sociais, para que a população catarinense colocasse em prática o distanciamento social, seguindo as recomendações das autoridades da Saúde, para conter a propagação do vírus.

“Por favor, nos ajudem. Cada cidadão tem uma parte importante nessa caminhada. Nos ajudem a vencer o coronavírus. Mantenha o distanciamento social, lave as mãos, use álcool gel, use máscara, não saia de casa se não você não precisar”, disse.

O município chegou a marca de 1.667 pessoas diagnosticadas com o vírus, segundo Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Promoção de Saúde da prefeitura de Blumenau divulgado terça (23). 

Somente nos últimos 10 dias, foram 570 novos casos. Até o dia 13 de junto, eram 1.097 testes positivos registrados. Conforme os últimos dados do governo do estado, havia 68 casos em 13 de abril, quando o comércio foi autorizado a retomar as atividades.

Santa Catarina teve aumento de quase 40% em casos do coronavírus em dez dias, após abertura do comércio


De acordo com o site do governo disponibilizado para atualizações das estatísticas da Covid-19, o estado de Santa Catarina tem ao menos 19.244 confirmações e 263 mortes provocadas pela doença. 

Ao lado do secretário de Saúde, Hildebrandt afirmou que já existe um comitê trabalhando na definição de estratégias para frear o avanço do novo coronavírus. Porém, ele não adiantou quais ações serão feitas.

Fonte: Yahoo Notícias


Comentário

Aqui no Maranhão, até ontem (24), eram 73.314 casos de covid-19 e 1.836 óbitos e estão pensando em fazer o mesmo, reabrir shoppings e restaurantes, as academias de ginástica já estão abertas. É o prenúncio do caos! Sem vacina não há abertura econômica viável ou administrável especialmente, quando se trata do covid-19, um vírus de alta proliferação e contágio, principalmente em espaços climatizados.