![]() |
Foto: Divulgação |
Os Emirados Árabes Unidos começaram a operar o maior projeto individual de energia solar do mundo. A fazenda solar Noor Abu Dhabi reúne 3,2 milhões de painéis, capazes de captar e distribuir para uso 1,18 GW de energia – o maior projeto dos Estados Unidos, por exemplo, tem capacidade de produção de 569 MW, menos da metade desta nova.
Segundo o divulgado, o projeto pode gerar energia suficiente para 90 mil habitantes, o que pode gerar redução de cerca de um milhão de toneladas métricas de CO2 emitidas na atmosfera. A instalação foi construída a partir de uma joint venture entre o governo de Abu Dhabi e um consórcio que reúne empresas do Japão e da China.
Mohammad Hassan Al Suwaidi, chairman da Companhia de Águas e Energia dos Emirados (EWEC), afirmou em entrevista ao portal Gulf News que a conclusão do projeto representa um marco para o plano de aumentar a participação da energia limpa na matriz energética para 50% em 2050, enquanto a pegada de carbono da geração de energia é reduzida em 70%.
Fonte: saoluisdofuturo