sexta-feira, 24 de maio de 2019

PS5 vai permitir partidas entre jogadores do novo console e do PS4

Foto: Reprodução
Presidente da marca PlayStation revelou detalhes sobre a retrocompatibilidade entre os consoles

O PS5 terá retrocompatibilidade nas partidas multiplayers com o PS4. Durante um encontro de investidores da Sony em Tóquio (Japão), o presidente da marca PlayStation, Jim Ryan, divulgou detalhes sobre como funcionará esse sistema do novo console. Na última terça-feira (21), já havia sido revelado que o novo PS5 promete rodar jogos até 10 vezes mais rápido do que o PS4 Pro.

Com relação ao PS5, Ryan reiterou que a retrocompatibilidade será “algo incrivelmente importante” na nova geração de consoles. Além disso, ele revelou que donos do novo videogame poderão jogar partidas contra seus amigos que tiverem um PS4, algo inédito entre a geração atual e o PlayStation 3, por exemplo.

PlayStation 4 (Foto: Divulgação/Sony)
— Foto: PlayStation 4 (Foto: Divulgação/Sony)

“Como a comunidade de games possui uma natureza tribal, a retrocompatibilidade nos permitirá migrar essa comunidade do PS4 para a nova geração (de consoles)”, afirmou Ryan. “Sabendo do tamanho da comunidade que acumulamos ao longo dos anos com o PlayStation 4, penso que esse será um fator crítico de sucesso para nós.”

O vice-presidente do Playstation, John Kondera, que também participou do encontro, completou que as partidas multiplayer entre consoles de diferentes gerações fará com que essas comunidades de gamers façam uma transição suave para o PS5 e continuem jogando juntos o máximo de tempo possível.

Ryan também comentou sobre o recente anúncio da parceria entre Sony e Microsoft para streaming de games. Ele afirmou apenas que foi assinado um compromisso para explorar futuros projetos em conjunto e que por ora não há nada definido.

PS4 não tem retrocompatibilidade, mas isso irá mudar com o PS5
— Foto: Divulgação/Sony

Jogo remoto com PS5 em qualquer lugar: Sony quer melhorar a reprodução remota

Esses dados foram anunciados durante uma apresentação corporativa, onde eles revelaram que as "duas palavras-chave na direção futura do PlayStation são imersivas e ininterruptas ". Parte Imersiva vai ser apoiado por um importante salto gráfico graças ao aumento do poder e um carregamento mais rápida usando o SSD, não se sabe ainda se será uma espécie de hibridização para acelerar o disco rígido.

A parte 'sem interrupção', traduzida da palavra reiterada "sem costura" que vem sendo utilizada por empresas de tecnologia a décadas, refere-se a jogos em nuvem que a Sony quer para promover o PlayStation, além de promover o uso do Remote Play. Com o Remote Play, podemos continuar jogando o PS4 em nossa rede local, seja via Wi-Fi ou Ethernet, em nosso celular ou em nosso PC.

O próximo passo para essa função seria a capacidade de fazer Streaming através da Internet, não importa onde estamos, poderemos jogar com a taxa de dados de nosso celular (para o qual poderia usar uma taxa ilimitada como a Vodafone), conhecida por também possuir fibra ótica ou Rede WiFi. A Sony diz que parte da melhoria desta função virá através do 5G,  com largura de banda suficiente e baixa latência para jogar de qualquer lugar com o console enquanto estiver em casa.

O PSD SSD irá carregar os jogos a uma velocidade incrível

Na conferência, a Sony também fez uma demonstração de como os tempos de carregamento do PS5 serão, comparados aos do PS4 Pro, que usa apenas um disco rígido no momento. Os tempos de carregamento serão 10 vezes mais rápidos e eliminarão qualquer possível alteração ao carregar texturas ou mapear conteúdo.

Sony's official video comparing performance of PS4 Pro vs next-gen
PlayStation - Foto: Divulgação

Sem previsão de lançamento, o PS5 terá retrocompatibilidade com games lançados para PS4, suporte a gráficos com Ray Tracing, armazenamento SSD, tecnologia de som 3D inovadora e resolução 8K.

Fonte: TechTudo / ADSLZONE