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Futuro Cais de São Luís vai garantir viagens 24 horas por dia - Foto: Reprodução |
O Cais da Praia Grande é o único terminal hidroviário que oferece viagens para Alcântara na capital maranhense. Atualmente, são duas viagens por dia. Com a implantação dos Terminais Portuário na Ponta d’Areia, em São Luís e do Terminal Independência, em Alcântara, estima-se a realização de 24 viagens por dia.
A construção de um cais turístico interligando a capital do Maranhão, São Luís, à cidade de Alcântara, ganhou ares de preconceito de classe após o deputado federal Edilázio Júnior (PSD-MA), citar possíveis “problemas” que poderiam ter para a região. Segundo o Governo do Estado o terminal aquaviário será construído na Península da Ponta d’Areia, área de IPTU mais caro da capital maranhense.
Em um vídeo divulgado nas redes sociais, em reunião com moradores do bairro, o deputado lamenta que o projeto pode levar o público da classe C para a região, além de carrinhos, vans e população da Baixada Maranhense, uma região que concentra 21 municípios de baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).
“Eu como morador da Península não queria conviver com essa situação que vocês vão passar a ter aqui”, disse, ao citar o exemplo de sua babá, que é da cidade de São Bento, município da Baixada.
No último domingo um ato “Rolezinho na Península”, na praia da Ponta d’Areia, chamou atenção para o preconceito de classe e defendeu a construção do cais na região.
Sobre o cais
A obra visa garantir o transporte de um maior número de passageiros, encurtando em mais de 200 quilômetros o trajeto entre São Luís e os 21 municípios da Baixada Maranhense. Os Terminais Portuários terão cais flutuantes capazes de receber embarcações, independentemente das tábuas de marés, que atualmente só permitem a navegação no período da cheia.
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Esta é a outra parte do projeto do cais turístico. Fica em Alcântara. - Foto: Reprodução |
A construção de um cais turístico interligando a capital do Maranhão, São Luís, à cidade de Alcântara, ganhou ares de preconceito de classe após o deputado federal Edilázio Júnior (PSD-MA), citar possíveis “problemas” que poderiam ter para a região. Segundo o Governo do Estado o terminal aquaviário será construído na Península da Ponta d’Areia, área de IPTU mais caro da capital maranhense.
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Edilázio Júnior (PSD-MA) |
Em um vídeo divulgado nas redes sociais, em reunião com moradores do bairro, o deputado lamenta que o projeto pode levar o público da classe C para a região, além de carrinhos, vans e população da Baixada Maranhense, uma região que concentra 21 municípios de baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).
“Eu como morador da Península não queria conviver com essa situação que vocês vão passar a ter aqui”, disse, ao citar o exemplo de sua babá, que é da cidade de São Bento, município da Baixada.
No último domingo um ato “Rolezinho na Península”, na praia da Ponta d’Areia, chamou atenção para o preconceito de classe e defendeu a construção do cais na região.
Sobre o cais
A obra visa garantir o transporte de um maior número de passageiros, encurtando em mais de 200 quilômetros o trajeto entre São Luís e os 21 municípios da Baixada Maranhense. Os Terminais Portuários terão cais flutuantes capazes de receber embarcações, independentemente das tábuas de marés, que atualmente só permitem a navegação no período da cheia.
Os terminais contarão com urbanização das regiões do entorno, estacionamento, jardim, passeio, espaços para comercialização de artesanato, lanchonetes, banheiros, área de retroporto, píer e rampas de acesso móveis. Em São Luís, o Terminal da Ponta d’Areia será construído em uma área próximo ao Espigão Costeiro e contará com área de 6.954,46 m² com capacidade para sete embarcações grandes e 16 pequenas. Já o Terminal Independência construído em Alcântara será na localidade Sítio da Independência, com área construída de 4.177,52 m².
Fonte: Notícia dos Blogs