Para um profissional se destacar no mercado de trabalho é preciso um
conjunto de habilidades, atitudes e decisões bem pensadas. Quando se
está começando, algumas particularidades podem colocar você um passo à
frente de muitos concorrentes.
O LoveMondays fez um
levantamento e selecionou algumas características que são “fora da
curva” e nem todos os profissionais têm desde jovens, mas que podem
adquirir com o tempo. Confira:
1 – Resiliência
Esse é
o ponto principal. Você precisa provar que tem maturidade no sentido
profissional e isso vai desde saber lidar com um problema de
relacionamento até ter a atitude correta em uma situação delicada no dia
a dia.
2 – Inovação
O mercado é dinâmico e quem tem
as melhores ideias sai na frente. É claro que os líderes têm consciência
disso e esperam que seus colaboradores tragam soluções inovadoras e
insights relevantes. Isso mostra que o profissional realmente domina o
que faz.
3 – Senso de dono
Ter senso de dono é muito
mais do que ter autonomia sobre seu escopo de trabalho. É estar inserido
no negócio em que a empresa atua, bem informado sobre o mercado e seus
concorrentes. Dessa forma, você conseguirá ter uma visão mais
estratégica e os resultados vêm.
4 – Visão estratégica
O
mercado carece de profissionais com visão estratégica. A maioria recebe
suas tarefas pré-definidas, sabe que precisa entregá-las no prazo, mas
não é capaz de questionar determinado método, fluxo ou sugerir mudanças
de acordo com a sua percepção naquela função. Nesse sentido,
profissionais proativos conseguem otimizar tempo e resultados.
5 – Integridade
Ter
todas as habilidades descritas acima, mas não tratar com integridade
seus colegas, clientes e líderes impede que você de fato desenvolva sua
carreira. A reputação é – e sempre será algo – a zelar.
Fonte: New Trade