O supercomputador com IA da Nvidia tem design reduzido que lembra um Mac Mini (foto: Thássius Veloso/Tecnoblog) |
Nvidia Project Digits traz chip GB10 com desempenho de 1 petaflop e 128 GB de RAM dentro de uma "caixinha" para executar modelos de IA localmente.
Já pensou em ter um “supercomputador de IA” para uso próprio? Revelado na CES 2025, o Project Digits é uma iniciativa da Nvidia que tem essa proposta. Trata-se de uma máquina desenvolvida para execução de tarefas de inteligência artificial. As suas dimensões reduzidas remetem a um Mac Mini.
A Nvidia dá a entender que o Project Digits é direcionado a pesquisadores, cientistas de dados e estudantes que desenvolvem trabalhos que se beneficiam da IA.
Nesse sentido, o equipamento pode ser instalado não só em laboratórios ou centros de pesquisa, como também no conforto do lar, como se a novidade fosse um PC convencional. Basta conectar monitor, teclado e mouse ao equipamento para usufruir dele.
Interior do Project Digits (imagem: reprodução/Nvidia) |
Project Digits é pequeno, mas poderoso
Não se deixe enganar pelo tamanho compacto do Project Digits. O equipamento tem um conjunto de hardware bastante potente. Começa pela implementação do também novo Nvidia GB10 Grace Blackwell Superchip. Esse SoC conta com uma CPU Nvidia Grace de 20 núcleos e arquitetura Arm, bem como com uma GPU Blackwell com núcleos Cuda e Tensor.
Desenvolvido em conjunto com a MediaTek, o GB10 oferece desempenho de até 1 petaflop, ou seja, pode executar 1 quatrilhão de operações matemáticas por segundo, seguindo o modelo de precisão FP4, sem abrir mão da eficiência energética. Para tanto, o chip trabalha em conjunto com 128 GB de memória DDR5X e até 4 TB de armazenamento flash.
Tudo isso permite que o Project Digits execute modelos de linguagem de larga escala com até 200 bilhões de parâmetros, explica a Nvidia. Pode-se ainda combinar duas unidades do equipamento via tecnologia Nvidia ConnectX para a execução de modelos com até 405 bilhões de parâmetros.
Só para constar, o sistema operacional padrão da máquina é o Nvidia DGX, que é baseado no Ubuntu Linux.
O Project Digits une alto desempenho e estética minimalista (foto: Thássius Veloso/Tecnoblog) |
Tudo isso tem seu preço
É claro que um equipamento como esse não seria acessível. A Nvidia informa que o Project Digits será lançado oficialmente em maio de 2025 com preços a partir de US$ 3.000 (R$ 18.270 na conversão atual).
Vale destacar que o Project Digits não é a única novidade da Nvidia na CES 2025. Outros anúncios no evento incluem a aguardada linha de chips gráficos RTX GeForce 50.
Fonte: tecnoblog