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Neste shopping, apenas 1% das vendas são presenciais.
O shopping Yaowang X27 Park, no extremo sul da China, tem sete andares e centenas de lojas que exibem milhares de produtos em vitrines impecáveis, com vendedores sempre prontos para atender. No entanto, em um típico domingo à tarde, poucos clientes passeiam pelos corredores decorados do centro comercial, dando ao lugar uma atmosfera quase “fantasmagórica”.
As vendas, entretanto, estão longe de estarem estagnadas. Somente no primeiro semestre de 2024, o shopping registrou mais de 4,6 bilhões de yuans (cerca de R$ 3,6 bilhões) em vendas. O segredo? As transmissões ao vivo de vendas – o famoso live commerce que impulsiona o consumo digital na China.
Com menos de um ano de operação, o empreendimento já “se paga” – o negócio atingiu o “break even“, ou seja, os ganhos já foram equalizados com os investimentos iniciais. O objetivo é ultrapassar R$ 8 bilhões em vendas até o fim deste ano. Isso significaria uma alta de 122% nas vendas do primeiro semestre. Neste shopping, apenas 1% das vendas são presenciais.
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O que é live commerce?
Partindo de um conceito básico que promete maior interação e aproximação com os clientes a partir das próprias redes sociais em que eles já estão navegando, o live commerce cada vez mais faz parte ativa da realidade das operações de varejo digital e e-commerce em geral.]
O funcionamento é parecido com o que vemos há anos no comércio pela TV, no que seria uma espécie de “versão 1.0” e onde havia integração de canais telefônicos, de SMS e redes como o WhatsApp à oferta televisionada. A diferença principal agora é que tudo é bem mais rápido, personalizado, interativo e, por conseguinte, com maior potencial de engajamento.
Além de possibilitar a divulgação de produtos com maior imersividade, sua principal característica é permitir a criação de um ambiente de maior intimidade e e interação efetiva entre os seguidores da marca, influenciadores e empresas.
A partir de uma rede social ou um canal digital próprio de divulgação, a loja faz uma transmissão para seus seguidores, em que produtos diversos recebem o devido destaque, apresentando suas características (inclusive com demonstrações), seus preços e a possibilidade de promoções exclusivas para aquele momento. O consumidor pode adquirir o item durante a própria live, ou dando lances como em um leilão no chat. É possível, ainda, comprar diretamente tocando um botão incluso no bate-papo online.
Fonte: mercadoeconsumo / via Estadão Conteúdo