![]() |
Dinistas, brandonistas e bolsonaristas - Imagem: reprodução |
Quer queira quer não, o que vimos no decorrer desta semana foi um duro golpe sobre a soberania dos Leões na ALEMA.
Othelino articulou uma campanha que pegou todos os comentaristas políticos de surpresa. Muitos davam como certa a reeleição de Iracema Vale, com o apoio de uma 'esmagadora maioria dos parlamentares', mas o que todos assistiram boquiabertos, foi uma jogada no mínimo de mestre por parte do deputado estadual, Othelino Neto, que articulou com maestria, o surpreendente apoio de 21 deputados através do voto secreto ('rachando a casa ao meio'), na tentativa de retomar o parlamento para o 'grupo dinista', e assumir a presidência da casa. Com suposta chancela de poder SUPREMO!
![]() |
Imagem: reprodução |
Falou-se também em uma tentativa de comprometer a estabilidade do governador Carlos Brandão, com uma suposta investigação que poderia implicar aliados do governador e até um 'processo de improbidade' que poderia afastá-lo por 90 dias. Vejam a declaração do deputado Yglésio (PRTB).
“Eles vão tentar tirar o governador por 90 dias, em uma ação de improbidade que está para acontecer. Ontem, tentaram tomar o controle da Assembleia para garantir o Legislativo amarrado nessa história. Depois, vai vir uma operação da Polícia Federal para tirar a capacidade de quem ainda tem uma boa relação com o Governo e de defendê-lo, para constranger e tentar afastar o governador”, disparou na tribuna da Casa.
E ainda mencionou em sua fala, 'as tentativas da oposição de judicializar a eleição' para a presidência da Assembleia, vencida pela deputada Iracema Vale (PSB), pelo critério de idade, 56 anos, contra 49 de Othelino, após um empate com o deputado do Solidariedade. “Acredito que o Tribunal de Justiça não deve interferir nessa questão”, finalizou Yglésio.
Quem acompanha política nos últimos anos no Maranhão, sabe bem a quem pertence o 'estilo único' de judicializar disputas envolvendo adversários políticos. O que me lembra bem a frase do filme de Christopher Nolan, 'Oppenheimer' (2023): "O PODER AGE NAS SOMBRAS".
Não há como interpretar o que se passou esta semana de outra forma, o que ocorreu na Assembleia, não foi simplesmente uma eleição para presidência da casa, mas uma bem elaborada e bem articulada 'tentativa de golpe ao Governo de Carlos Brandão', e que ainda pode ter um segundo desfecho se a judicialização do pleito 'INTERNA CORPORIS' prosseguir e, se as afirmações de Yglésio com relação as tais investigações, tiverem procedência.
Em recente declaração, o vice de Brandão, Felipe Camarão, chamou Weverton Rocha, de 'MARAVILHOSO', e declarou ser positiva a reaproximação do traíra, ao que ele denominou de um só grupo para 2026, se colocando no que ele chamou de 'linha de sucessão natural' com ele como candidato do tal grupo e do PT ao Governo do Estado, Brandão como senador e um segundo indicado ao Senado pelo tal grupo.
Ele tenta de todo jeito, vender a imagem de mares calmos, para navegar em uma transição sem agitos no pleito de 2026, só que não!
![]() |
Muy amigos! - Imagem: reprodução |
A reaproximação de Weverton TRAÍRA Rocha, a Carlos Brandão, é algo que não tem sido visto com bons olhos por apoiadores do governador. Como diz o velho ditado: "A política ama traição, mas odeia traidores".
Por fim, Othelino Neto, vem se consolidando um 'legítimo herdeiro' para 2026, por ainda ser o único a defender o legado de Flávio Dino, demonstrando ter tido coragem para romper, cobrando continuidade de obras e ações da gestão atual e combatendo de igual para igual, a força dos Leões, que como todos sabem, não é pouca coisa. A única falha, foi ter esquecido o critério de desempate, a idade...
Resta agora aos demais 'dinistas', que permaneceram na gestão Brandão, e não tiveram a mesma coragem de romper com o Governo, apesar das vergonhosas atitudes e do nepotismo praticado por Brandão, a postura de assumir 'agora', uma posição para 2026, desde já, abrindo mão de seus FEUDOS, rompendo de vez com os 'brandonistas' e o Clã Brandão, não deixando tal atitude, para os 15 minutos do 2° tempo da prorrogação. OU, O POVO, NÃO VAI ENGOLIR!
Por mais que sejam atrasados, a maioria esmagadora dos municípios maranhenses, todo mundo tem um SMARTPHONE.
Fica o recado, lembrando que para bom entendedor, meia palavra basta.
Por Daniel Braz
Leia também: