quinta-feira, 22 de agosto de 2024

Tendências no varejo: O impacto do autoatendimento

Imagem: reprodução

Tecnologia e automação revolucionam o setor de varejo, impulsionando o autoatendimento e personalizando a experiência de compra dos consumidores

O varejo está passando por uma revolução, movida pela tecnologia e pela demanda por uma experiência de compra mais rápida, fácil e conveniente. A tendência do autoatendimento, especialmente em vending machines e micromercados, tem se destacado como um dos principais fatores dessa transformação. Novas tecnologias estão sendo implementadas para que operadores desses setores possam atender às crescentes expectativas dos consumidores.

A VMtecnologia, empresa líder em tecnologia para o setor de autoatendimento no Brasil, está à frente dessa mudança. Kelvin Blac, CRO da VMtecnologia, explica: “A VM está comprometida em oferecer uma experiência de consumo aprimorada aos seus clientes. Nossos totens de última geração são projetados exclusivamente para as verticais que atuamos e equipados com caixas de som e câmeras que permite uma interação maior com os usuários. Além disso, temos investido significativamente em inteligência de dados, fortalecendo nossa parceria com a indústria e oferecendo soluções avançadas para os operadores.”

Com a chegada do autoatendimento, a experiência de compras no varejo foi significativamente simplificada. Antes, os consumidores precisavam aguardar em filas para serem atendidos por funcionários. Hoje, através de simples toques na tela, é possível finalizar as compras de maneira ágil e conveniente.

Segundo Blac, a além disso IA oferece uma integração eficiente entre o virtual e o físico, revolucionando o cotidiano com a tecnologia avançada. “ A VM disponibiliza soluções de autoserviço para varejistas de todos os tamanhos e segmentos, com pagamentos rápidos e um sistema de gerenciamento remoto. Recentemente, lançamos um sistema de monitoramento  e relacionamento com o cliente que utiliza inteligência artificial para identificar furtos. Essa tecnologia permite que os operadores economizem tempo e concentrem seus esforços em estratégias de crescimento e melhorias operacionais.”

Os estudos confirmam que a utilização de dados para a tomada de decisões é crucial para o sucesso e a longevidade das empresas. Um levantamento da Snowflake Computing em parceria com a Harvard Business Review revelou que empresas orientadas por dados têm uma vantagem significativa. No varejo, a coleta de dados através de pontos de venda, feedback dos clientes e históricos de compras, gera insights valiosos sobre tendências e preferências dos consumidores. Isso permite a criação de recomendações personalizadas e ofertas exclusivas, aumentando a satisfação do cliente e impulsionando as vendas.

A pandemia de Covid-19 acelerou essa transformação. O autoatendimento, que já era uma tendência emergente, consolidou-se como uma solução indispensável. “Durante a pandemia praticamente todos os estabelecimentos passaram a adotar algum nível de autoatendimento, o que impulsionou rapidamente o crescimento desse mercado. Embora tenha começado com uma necessidade, o aumento expressivo é impulsionado pela conveniência, conforto e segurança que essas soluções oferecem . Hoje em dia, qualquer empresa que está começando ou buscando expandir não pode deixar de incorporar essas soluções”, conclui Kelvin Blac.

Portanto, o autoatendimento no varejo não é apenas uma moda passageira, mas uma tendência sólida que está redefinindo a experiência de compra. Com a ajuda de tecnologias avançadas e a análise inteligente de dados, os varejistas podem oferecer um serviço mais eficiente e personalizado, beneficiando tanto os consumidores quanto às operações comerciais. Além disso, com a automação das vendas, os varejistas estão dedicando mais atenção ao mix de produtos, compreendendo melhor as necessidades dos clientes e focando na experiência de consumo. 

Sobre a VMtecnologia:

VMtecnologia é uma empresa super-full-stack, que abrange desde a produção de hardware até o desenvolvimento de software. É a única empresa do mercado que entrega soluções proprietárias e Plug & Use para pontos de vendas de autoatendimentos, simplificando tecnologias de alta complexidade para PMEs do varejo. Com soluções 24x7 e monitoramento remoto em tempo real, a empresa entrega alto padrão de segurança, agregando valor à experiência do usuário do início ao fim.

Fonte: V3 Comunicação / Danielle Schiavo