Imagem: reprodução |
Com o anúncio do afastamento de Felipe Camarão da SEDUC esta semana, para coordenar a campanha do pré-candidato Duarte Jr. (PSB), para a prefeitura de São Luís, o governador Carlos Brandão surpreendeu a todos anunciando a atual secretária Extraordinária de Gestão dos Recursos Federais, Jandira Dias, como nova secretária de Educação do Maranhão.
A Novela
A situação, além de embaraçosa, ocasionou muitas 'intrigas palacianas' durante a semana, gerando uma verdadeira novela que sacudiu os arranjos políticos no Governo de Carlos Brandão, o que gerou uma série de postagens sobre a substituição e até a notícia da demissão do atual secretário de Educação, Felipe Camarão na blogosfera maranhense. Ânimos apaziguados, depois de uma reunião privada entre o governador Carlos Brandão e o atual secretário de Educação, Felipe Camarão (PT), decidiu-se que ele continua à frente da SEDUC.
Já a federação "Brasil da Esperança' (PT, PCdoB e PV), comandada pelo deputado federal Marcio Jerry, que inclusive, chegou a postar no "X", se pronunciando sobre a questão de forma 'veemente' afirmou que; caso seu grupo político tivesse que abrir mão do controle da SEDUC: "rediscutiria a aliança com o Governo" (postagem apagada). Como se já não bastasse a disputa de poder entre Jerry e Brandão em Colinas, terra natal de ambos, pela prefeitura daquela cidade entre o ungido de Brandão, o presidente da Câmara Municipal, Renato Santos e o atual vice-prefeito João Haroldo, irmão do deputado federal. Mas voltando à novela, consenso alcançado e decisão remediada, o atual secretário permanece na pasta, porém não mais coordenará a campanha para prefeito de São Luís, do seu bom amigo, Duarte Jr.
Cheguei a Brasília hoje cedo para as pautas da @camaradeputados , contudo fatos de imensa relevância no Maranhão me obrigam a voltar ainda hoje para reunir com vários companheiros/as e com a direção do @PCdoBMaranhao .
— Márcio Jerry (@marciojerry) July 2, 2024
Firmes na luta, sempre !
Quem é a amiga, Jandira?
Jandira Dias - Foto: reprodução |
Mas afinal, quem é Jandira Dias e por que seu nome foi cogitado para assumir uma Secretaria de tamanha importância e com um dos maiores orçamentos do Estado, inclusive em verba federal?
Marcos Brandão, irmão do governador e a esposa, Audreia Noleto - Foto: reprodução |
Natural de São João dos Patos, ela é muito próxima de Audreia Noleto, esposa de Marcus Brandão, Jandira já ocupou o cargo de secretária-adjunta de Transferências Voluntárias na Secretaria de Planejamento e Orçamento – que é comandada por Vinícius Ferro – genro de um dos irmãos do governador – de onde foi exonerada para poder assumir o cargo na (SEGERF).
Vinícius Ferro - Foto: reprodução |
A SEGERF, tem por função, atuar como unidade gestora dos recursos da União recebidos pelas Secretarias e órgãos do governo; acompanhar processos de planejamento, captação, celebração, contratação, licitação, execução, finalização e prestação de contas dos recursos da União, mediante convênios, contratos de repasse, termos de parcerias, transferências constitucionais e legais, fundo a fundo, especiais e voluntárias; ofertar capacitação e suporte técnico dentro de suas áreas de atribuições e competências; padronizar as rotinas e fluxos de processos ligados aos atos de gestão dos recursos federais. Traduzindo: cuida das transferências do novo PAC do Governo Federal, e gerencia recursos transferidos da União para outras Secretarias e órgãos do governo, além de processos ligados à gestão dessas verbas.
Ela iria acumular as duas funções e teria, segundo informações, carta branca do governador para realizar as mudanças necessárias na estrutura da Seduc. Foi tudo tão inusitado que Jandira, inclusive, já estava de malas prontas para se mudar para a 'suíte Roberto Carlos', sala do antigo Hotel São Francisco', que abriga a sede da SEDUC, onde fica o gabinete principal.
A outra amiga...
Ainda segundo informações, Audreia também indicou outra amiga, Liliane Carvalho, para ser a secretária-adjunta de Saúde. Liliane e Jandira são pessoas de extrema confiança de Audreia.
Liliane Carvalho - Foto: reprodução |
O governador Carlos Brandão, não se manifestou publicamente sobre o embaraço político a que foi submetido. Nos bastidores, contudo, não restam dúvidas sobre quem tem mais força neste governo dividido entre 'Dinistas' e o Clã de Carlos Brandão.
E como se pode constatar, todo esse imbróglio, nada tem a ver com defesa dos interesses do povo, e sim, com a 'defesa e interesse da manutenção do poder!'
Mas pelo andar da carruagem, 'acordos não serão honrados em 2026'.
Por Daniel Braz
Fonte: 'X', Blogosfera maranhense