sexta-feira, 30 de setembro de 2022

A MERCANTILIZAÇÃO DOS POBRES NAS ELEIÇÕES, UMA TRISTE REALIDADE DE DESESPERANÇA!

Imagem: composição/reprodução
As mazelas políticas se revelam nas eleições, quando vemos esses comícios agendados e as levas de pessoas pobres trazidas do interior dos estados, em ônibus carregados com passageiros que custam de R$ 50 a 100 reais por cabeça, é nesse dado momento das eleições que vemos quão perdido está o processo eleitoral brasileiro. O velho e antigo, 'Panem et circenses' (Pão e Circo).

Não é de hoje, é histórico, o Brasil sofre de uma desigualdade social, cultural e educacional, que proporciona tais mazelas, que propicia tais explorações. E as pessoas que deveriam combater tais situações, as mais qualificadas, são justamente essas, por falta de consciência, dever cívico, moral ou até por falta de escrúpulos, são justamente as que se corrompem. E entram nessa mesma e triste replicância miserável de corrupção cíclica e histórica da nossa, assim chamada, “pátria amada, Brasil”.

Vejam quem são os dirigentes de partidos políticos brasileiros, vejam quais deles respondem a processos ou até condenações por corrupção, e aqueles que se dizem de esquerda, mas na primeira oportunidade de alçar a desejada escalada social, saem de seus bairros pobres, onde conquistaram seus mandatos eletivos, após uma escalada econômica e social, proporcionada por seus inflados salários, e se mudam para os bairros nobres das cidades e começam a dirigir carrões como Toyota Corola, Hilux... observando o mundo apenas por dentro de seus carrões com ar condicionado e gabinetes requintados. E depois, ainda tem a cara de pau de se autoentitularem, ‘defensores das causas populares’.

Essa a meu ver, é a velha e boa ditadura do proletariado dessas pessoas que se dizem, militantes de esquerda, ou melhor dizendo, “esquerda caviar".

Eles esbanjam privilégios e regalias, ao saírem de suas origens, esquecem daqueles que os elegeram. Voltam com toda certeza, perto do fim de seus mandatos, para o teatro da reeleição, que infelizmente o povo humilde não se apercebe, já esquecidos se seus políticos de estimação cumpriram ou não as promessas de campanha falaciadas nas eleições anteriores, quando beijavam e abraçavam senhorinhas e criancinhas catarrentas nas periferias, geralmente distribuindo favores e falsas promessas em troca de votos.

E essa nossa mesma gente pobre, humilde e sem instrução ou opinião, votam novamente nesses bufões, sem titubear, por um ou outro favor político, por uma cesta básica, por um vale disso ou vale daquilo ou até mesmo por falta de opção.


Imagens: Reprodução

Essa é a nossa triste e real situação brasileira. E as mesmas elites, tanto de esquerda quanto de direita, que fingem que essas mazelas sociais e politiqueiras não existem, enquanto levam suas vidas de privilégios, viram as irônicas vítimas de serem governadas por essa mesma classe política corrupta, que são eleitos por estes mesmos negligenciados, que eles ignoram e que são a esmagadora maioria da população brasileira, terminando ironicamente sendo governados pelos mesmos políticos corruptos, eleitos por essa mesma ‘maioria de ignorados sociais’, que eles tratam com indiferença e desprezo, e que são facilmente cooptados pelos políticos corruptos de novo, e de novo! Num infindável ciclo secular que se repete e reinventa, trazendo apenas, “uma triste realidade de desesperança”.

Quando entenderemos que sem “Educação de Qualidade”, jamais teremos um país de qualidade, ou um lugar para chamarmos de nação de primeiro mundo? 

Bom, a quem isso importa, nesse lugar chamado Brasil?


Por Daniel Braz - Publicitário, Tecnólogo em Informática e Bacharel em Direito.