Foto: reprodução / divulgação |
A ação faz parte das celebrações pelos 411 anos de São Luís e está sendo executada pelas secretarias Municipais de Trânsito e Transportes (SMTT) e de Obras e Serviços Públicos (Semosp), por meio dos programas Trânsito Livre e Asfalto Novo.
“Este é mais um presente de melhoria na mobilidade urbana no aniversário de 411 anos da nossa São Luís, tão aguardado pela nossa população. As obras fazem parte dos programas Trânsito Livre e Asfalto Novo e chegam para melhorar a vida de todo mundo aqui da região. A verdadeira função de um governo é melhorar a vida das pessoas e é o que estamos fazendo com mais esta obra que é tão necessária e importante”, disse o prefeito Eduardo Braide.
Um dos destaques das obras realizadas na rotatória da UEMA foi a conclusão da drenagem profunda, que vai acabar com os problemas de alagamento na área. Agora as obras seguem para a próxima fase, que consiste na requalificação completa do trecho e inclui serviços de remoção total do asfalto antigo, dando lugar a novas camadas de asfalto nos dois sentidos das vias. Os trabalhos terão duração de 90 dias com investimento na ordem de aproximadamente R$ 3 milhões.
O secretário de Obras e Serviços Públicos (Semosp), David Col Debella, destacou a constante preocupação do prefeito Eduardo Braide em melhorar a vida da população.
"A dedicação incansável do prefeito Braide em identificar áreas problemáticas na cidade e aprofundar-se nos detalhes dos projetos, sugerindo melhorias significativas, é indescritível. Este é o método pelo qual conduzimos nossas intervenções: uma abordagem baseada em dados, identificando os problemas, o que podemos fazer, e como a gente pode trazer um resultado significativo para cada região”.
Uma novidade que promete melhorar significativamente o fluxo de trânsito é a construção de uma terceira pista, especialmente projetada para otimizar o tráfego de veículos que saem da região da Cidade Operária em direção ao São Cristóvão. Uma parte em concreto será feita para reforçar e dar mais qualidade à obra.
Junto às ações de melhorias do tráfego, o trecho vai receber iluminação em LED, paisagismo, implantação de nova sinalização em toda extensão da avenida, além de melhorias nas áreas de parada de ônibus, o que envolverá a instalação de novos abrigos e a criação de baias para garantir mais segurança aos passageiros no momento de embarque e desembarque, sem prejudicar o fluxo habitual de veículos na via.
Trânsito
A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) está implementando medidas para reduzir os impactos no trânsito durante as obras na rotatória da UEMA. Para manter o tráfego fluindo e garantir a segurança de motoristas e pedestres, a SMTT irá marcar a área e aumentar a presença dos agentes de trânsito.
Diego Rodrigues, secretário da SMTT, enfatizou a relevância dessas ações para preservar a fluidez e a segurança da região.
"Estamos empenhados em minimizar ao máximo os transtornos ao longo de todo o período das obras. Portanto, os agentes de trânsito estarão encarregados de orientar o tráfego, disciplinar os condutores e assegurar um ambiente mais seguro para todos".
Os moradores Antonio Pereira Souza e Ciro Nolasco, que frequentemente utilizam o trecho, estão ansiosos pelo resultado das obras.
"Com a ampliação dessa rotatória, acredito que vai melhorar muito o nosso trânsito. A gente agradece ao prefeito, que vem trabalhando muito", declarou Antônio Pereira, que reside próximo à UEMA.
"Passo por essa rotatória com frequência, e com essa pista aumentada já resolve dois problemas de chegada e de saída do bairro. Aqui é um dos maiores trechos congestionados, então, com a obra, o fluxo vai melhorar bastante para todos que trafegam no trecho”, disse Ciro Nolasco.
Os vereadores Francisco Chaguinhas (Podemos), vice-presidente da Câmara Municipal de São Luís, e Daniel Oliveira (PL) também prestigiaram a solenidade de assinatura da Ordem de Serviço.
“São Luís é uma cidade que tinha muita demanda reprimida. Aqui o prefeito Braide, quando faz uma obra dessa, está desobstruindo as artérias, que são ruas e avenidas, dando um coração novo para a cidade”, declarou Chaguinhas.
“Quero deixar registrado que o programa Trânsito Livre não é apenas mais um programa de governo, mas é o maior programa de mobilidade urbana que a cidade de São Luís estava precisando, para que a gente possa avançar e crescer muito mais”, enfatizou Daniel Oliveira.
Fotos: reprodução |
A solenidade de assinatura de ordem de serviço contou com as presenças do superintendente de trânsito da SMTT, Rodrigo Fonseca; do suplente de vereador, Manoel Filho; do diretor da Lucena Logística, Edinaldo Lucena; equipes da Semosp e da SMTT, trabalhadores civis, moradores da região e líderes comunitários.
Fonte: agenciasaoluis