sexta-feira, 15 de setembro de 2023

Prefeito Eduardo Braide entrega Creche em Tempo Integral, Vila Isabel, no Itaqui-Bacanga

Foto: reprodução

O prefeito Eduardo Braide inaugurou, na quarta-feira (13), a Creche de Tempo Integral Vila Isabel, em São Luís. A unidade é a primeira das sete creches que serão inauguradas ainda em 2023 pela gestão. A creche da Vila Isabel vai beneficiar moradores da região Itaqui-Bacanga com atendimento de qualidade durante o dia todo para 100 crianças com idade de 2 a 5 anos.

A inauguração é a concretização de um sonho muito antigo da comunidade da Vila Isabel, no Itaqui-Bacanga. A obra estava parada há muitos anos e foi retomada em outubro de 2022, após assinatura de termo de serviço pelo prefeito.

A nova Creche de Tempo Integral Vila Isabel funcionará com elevado padrão, tanto de estrutura física, como de recursos pedagógicos. A escola possui três salas de creche, duas salas de educação infantil, sala dos professores, fraldários, brinquedoteca, espaço para amamentação e solário, sanitários acessíveis adultos, masculino e feminino, secretaria, copa, refeitório, cozinha com despensa, varanda de serviço e, ainda, jardim e parquinho para as recreações e vivências ao ar livre.


"Hoje estamos entregando mais um sonho para a cidade de São Luís. Aqui na Creche em Tempo Integral Vila Isabel. As mães e pais da área Itaqui-Bacanga vão poder deixar seus filhos pela manhã e buscar no fim da tarde com a garantia de que o futuro deles está sendo construído por meio de uma educação de qualidade com todos os recursos disponíveis que auxiliam o aprendizado. Essa é a primeira das sete creches que vamos entregar até o final deste ano. É um dia para entrar na história da nossa cidade”, disse o prefeito Eduardo Braide, anunciando a construção de uma área de lazer nos arredores da creche, que vai beneficiar toda a comunidade que mora na área.

 

A vigilante Joana Dark, tia dos gêmeos Fábio Lucas e Fábio Miguel, de 2 anos de idade, expressou sua satisfação com a nova estrutura. Ela destacou que a creche chegou na hora certa, atendendo às necessidades da comunidade da área Itaqui-Bacanga.

"Graças a Deus e ao prefeito Eduardo Braide essa necessidade da área Itaqui-Bacanga foi atendida. Nós estávamos precisando dessa creche aqui, que também vai oferecer muito conforto para as nossas crianças. Eu gostei muito da estrutura. Antes, esse era um lugar que oferecia riscos para a nossa comunidade, como assaltos, pois só havia ruínas. Essa creche veio no momento certo, na hora certa", disse dona Joana.

Já a dona de casa Jercine Araújo, mãe da pequena Ayla, de dois anos, ressaltou a importância da creche que foi inaugurada. Ela disse que há muito tempo a comunidade ansiava por essa creche, principalmente pelas mães, que enfrentavam dificuldades para encontrar um local seguro para deixar seus filhos enquanto trabalham e pelo custo que as escolas particulares representam, especialmente quando se tem duas ou mais crianças.

“A entrega dessa creche para a nossa comunidade é muito representativa. Estamos muito felizes com isso. É realmente a realização de um sonho, que só vai trazer benefícios e incentivo na renda da família para todos nós”, pontuou Jercine.

Mais creches em tempo integral em São Luís

A entrega da creche em tempo integral no Itaqui-Bacanga é a primeira das sete unidades que deverão ser inauguradas na gestão Eduardo Braide, para o fortalecimento e cuidado da primeira infância. No total, serão mais de 800 novas vagas de creche e educação infantil.

A obra foi construída com recursos do Município e recursos provenientes do Governo Federal. A execução do projeto é de responsabilidade das secretarias municipais de Educação (Semed) e de Obras e Serviços Públicos (Semosp).

A solenidade de entrega da Creche em Tempo Integral Vila Isabel contou com a presença da vice-prefeita Esmênia Miranda; dos vereadores Chaguinhas (Podemos), vice-presidente da Câmara Municipal de São Luís, e Domingos Paz (Democracia Cristã); além do deputado estadual Fernando Braide (PSD) e de lideranças comunitárias, que parabenizaram a gestão do prefeito Eduardo Braide pela inauguração da unidade.

“Essa obra vai beneficiar a comunidade da área Itaqui-Bacanga. Com a entrega desta primeira creche em tempo integral vemos a preocupação do nosso prefeito Eduardo Braide em oferecer o melhor para o povo de São Luís. A comunidade local também está de parabéns”, afirmou o vereador Chaguinhas.

O vereador Domingos Paz ressaltou que a creche é uma conquista para a comunidade. “Sou morador da área Itaqui-Bacanga há 30 anos e hoje estou como vereador de São Luís. Isso aqui foi uma participação nossa. Quero agradecer ao prefeito Eduardo Braide. Hoje é um sonho que se tornou realidade”, disse o parlamentar.


Imagens: reprodução / divulgação


Educação como ferramenta de transformação social

A secretária municipal de Educação, Caroline Marques, destacou a entrega da creche em tempo integral Vila Isabel como um marco importante para a cidade de São Luís. Ela enfatizou que a educação é uma ferramenta fundamental para a transformação social, e a inauguração desta creche representa um compromisso sério com o desenvolvimento das crianças da região Itaqui-Bacanga.


“A entrega da Creche em Tempo Integral Vila Isabel é a realização de um sonho tão esperado por esta comunidade, fruto de uma gestão transformadora, sensível e que se preocupa verdadeiramente com as pessoas. Esta é a primeira creche de muitas que virão e comprovam o compromisso do prefeito Eduardo Braide com a educação de nossas crianças e de suas famílias”, declarou a secretária.

 

Quem também participou da entrega da creche foi o secretário David Col Debella, da Semosp. Ele falou do cuidado e o esmero dedicados à construção da unidade, destacando como o espaço ficou bonito e confortável para receber as crianças da região Itaqui-Bacanga.


“Essa nova instalação não só enriquecerá a oferta educacional, mas também proporcionará um ambiente acolhedor para o desenvolvimento e aprendizado das crianças, reforçando o compromisso da administração municipal com o bem-estar da comunidade”, pontuou o secretário.


 

Matrículas

A Semed vai divulgar, em breve, um calendário para o cadastro de pré-matrículas na Creche em Tempo Integral Vila Isabel. Para isso, a Semed está trabalhando no processo de cadastramento transparente e objetivo.

Para facilitar o acesso e esclarecer dúvidas das famílias, será disponibilizado um link on-line, além de equipes presenciais na creche Vila Isabel. As pré-matrículas ficarão disponíveis por, pelo menos, três semanas, para que os pais e responsáveis possam assegurar o preenchimento do cadastro com segurança. Ao final, haverá a distribuição das vagas, com prioridade para a comunidade da região.

Fonte: agenciasaoluis


Leia também: