quarta-feira, 13 de setembro de 2023

No aniversário de São Luís, prefeito Eduardo Braide entrega 71 novos ônibus para o Sistema de Transporte Coletivo da capital

Foto: reprodução

O prefeito Eduardo Braide entregou, na sexta-feira (8), data em que São Luís comemora 411 anos, 71 novos ônibus que vão compor a frota do transporte coletivo da capital. A entrega dos novos veículos foi realizada na Passarela do Samba, no Anel Viário, e representa o compromisso da gestão com a oferta de serviço de transporte público de qualidade à população.

Os novos ônibus contam com ar-condicionado e são adaptados com elevadores para uso de pessoas com deficiência. Todos os veículos possuem três portas, que facilitam o embarque e desembarque de passageiros, principalmente nos Terminais de Integração, e começam a circular ainda na sexta.


“Esses novos ônibus chegam para renovar a frota do transporte público de São Luís. Todos os veículos possuem acessibilidade, além de contarem com ar-condicionado, para deixar a viagem mais confortável. A boa notícia é que eles já começam a circular ainda nesta sexta. Além destes, ainda teremos mais 30 ônibus que vamos fazer a entrega até o fim do ano. Esse é um compromisso que nós assumimos, de renovação da frota da nossa cidade”, declarou o prefeito Eduardo Braide.


Tecnologia e comodidade

Uma novidade aos usuários do transporte público em São Luís é que, dos 71 novos ônibus entregues nesta sexta-feira, 20 deles estão equipados com entradas USB para o carregamento de smartphones e demais dispositivos eletrônicos. Uma solução prática para manter, principalmente, celulares carregados durante as viagens.

O secretário Diego Rodrigues, da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), destacou o esforço da gestão do prefeito Eduardo Braide com as reais melhorias no dia a dia de todos os que dependem do transporte público em São Luís, que atualmente conta com 715 veículos.


“Hoje é um dia especial para todos nós, pois estamos aqui para celebrar um grande avanço no transporte público da nossa cidade. A mobilidade urbana é uma das prioridades da atual gestão, e entendemos que um sistema de transporte público eficiente e confortável é essencial para o bem-estar e a qualidade de vida da população. Com mais ônibus nas ruas, a frequência das linhas aumentará. Isso significa que os usuários não terão mais que esperar tanto tempo pelos ônibus, tornando o transporte público uma opção mais eficiente”, explicou o secretário.

 

A entrega dos 71 novos ônibus contou com a presença da vice-prefeita, Esmênia Miranda; do subprefeito do Centro de São Luís, Maurício Itapary; de secretários municipais Igor Almeida (Comunicação) e Bruno Costa (Urbanismo e Habitação); do controlador geral do Município, Sérgio Mota e do diretor do LACEM, Luís Fernando Ramos; além dos vereadores Francisco Chaguinhas (Podemos), vice-presidente da Câmara Municipal de São Luís; Rosana da Saúde (Republicanos) e Daniel Oliveira (PL).

Daniel ressaltou a importância da renovação da frota em benefício da população que usa o transporte público em São Luís. “Uma grande ação do prefeito Eduardo Braide, que eu tenho certeza que atingirá de forma positiva a nossa sociedade. Eu já fui usuário do transporte público, sei a necessidade que é essa demanda na nossa capital, não só da gente poder ficar esperando menos tempo na parada, mas ter um ônibus de qualidade, com ar-condicionado, arrumado, todo limpinho, para que a gente possa ter também a segurança dos nossos usuários”, declarou o parlamentar.


Fotos: reprodução / divulgação

 Melhor qualidade do serviço de transporte

A renovação da frota de ônibus em São Luís também traz benefícios significativos para motoristas e cobradores que desempenham um papel essencial no sistema de transporte público. Para Ruan Nascimento, que atua como motorista de ônibus há cinco anos, a chegada dos novos veículos impacta positivamente a sua rotina de trabalho. Segundo ele, essa iniciativa não apenas beneficia os passageiros, mas também valoriza e aprimora as condições de trabalho daqueles que mantêm a cidade em movimento. “Como os ônibus são novos, melhora a nossa forma de trabalhar e oferece um conforto ainda maior para a equipe, já que tudo é novo. Dessa forma, podemos proporcionar um melhor atendimento aos passageiros”, contou o motorista.

Emoção e gratidão

Um momento emocionante durante a entrega dos 71 novos ônibus foi quando a aposentada Deusa Gomes, de 57 anos, expressou sua gratidão ao prefeito Eduardo Braide pelo presente à população de São Luís nestes 411 anos da cidade. Segundo a aposentada, que é usuária do transporte coletivo da capital maranhense, os novos veículos eram mais que esperados por quem depende dos ônibus para circular em São Luís. "Eu estou muito emocionada. Quando passei aqui pelo Anel Viário e vi os ônibus alinhados, logo me perguntei se já eram os novos ônibus da nossa cidade. Nós estávamos precisando demais. Eu, como usuária do transporte público, só tenho a agradecer ao prefeito Eduardo Braide. O aniversário é da cidade, mas nós quem ganhamos o presente, com esses ônibus novinhos”, disse a aposentada.

 Consórcios

Leonardo Duarte, diretor do consórcio Via SL, expressou sua satisfação com a entrega dos novos ônibus, descrevendo-a como um verdadeiro ‘renascimento’ para o sistema de transporte público. Ele destacou os desafios enfrentados nos últimos anos devido à pandemia, que restringiu a circulação de pessoas e afetou significativamente o setor.

No início do ano, um acordo com a prefeitura foi firmado, e nesse acordo estava vinculada a chegada desses ônibus novos, projetados para revitalizar o sistema. Com a incorporação desses veículos modernos, os antigos gradualmente sairão de operação, proporcionando maior conforto, comodidade e agilidade ao sistema integrado.

“Essa renovação é um passo importante na busca por um transporte público mais eficiente e agradável para todos os cidadãos de São Luís”, afirmou o diretor do consórcio.

Fonte: agenciasaoluis