Foto: reprodução |
O parlamentar abriu seu pronunciamento comentando que durante o período da pandemia da Covid-19, o juiz Douglas Martins, titular da Vara de Interesses Difusos e Coletivos, decidiu que a frota de ônibus da capital poderia rodar com veículos com mais de 10 anos de uso. Ele explicou que, recentemente, ao final da pandemia, o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA) derrubou essa decisão.
“Hoje, a nossa cidade não pode ter, pela decisão do TJ, ônibus acima de 10 anos em circulação, o que é muito grave. Nunca na história de São Luís ônibus quebrou tanto no meio do caminho como atualmente. Todo dia você encontra um ônibus quebrado. Cerca de 150 ônibus que circulam hoje estão com a idade avançada, estão no fim da rota, não podem mais rodar”, ressaltou.
O vereador destacou que as previsões para o futuro do transporte público de São Luís são pessimistas, já que o Poder Executivo Municipal não vem apresentando iniciativas para solucionar o problema.
“O que eu enxergo é um horizonte muito difícil, porque eu não vejo reação da Prefeitura em discutir em Brasília, ou em qualquer lugar, uma saída para isso. O Governo Federal anunciou agora 1 bilhão de reais para melhorar a frota de ônibus do Brasil, eu não vi nenhuma reação da Prefeitura de São Luís para tratar deste tema. Eu vejo que o sistema de transporte vai quebrar, mais do que já tá quebrado. É uma tragédia”, frisou.
Ainda em seu discurso, Marcial Lima lamentou o falecimento de José Carlos Nunes, conhecido popularmente como “Companheiro”, proprietário de um famoso cachorro-quente no centro de São Luís, localizado no Beco da Pacotilha. José Carlos tinha 82 anos de idade e tornou-se uma das figuras mais importantes do Centro Histórico da capital.
Chico Carvalho cobra medidas pela melhoria do transporte público
Foto: reprodução |
O vereador Francisco Carvalho (Solidariedade), usou a tribuna da Câmara Municipal de São Luís na sessão de segunda-feira (28). Ele tratou sobre medidas para melhorar a prestação de serviço no transporte público, citando relatório do Ministério Público do Estado do Maranhão (MP-MA), que traz informações sobre este sistema no município. O parlamentar destacou o apoio do órgão, que enviou o documento à Câmara e questionou ações que devem ser executadas pelo poder executivo. Chico Carvalho pontuou que a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) e Sindicato das Empresas de Transportes (SET) tomem providências para a melhoria da prestação deste serviço.
“Tentamos conseguir este documento e não nos foi encaminhado, mas, junto ao Ministério Público tivemos êxito e, a partir deste, levantamos algumas questões que entendemos, devem ser executadas pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes. Eu e o vereador Álvaro Pires, chamados ao órgão, recebemos este relatório e faremos um levantamento dos recursos repassados ao Sindicato das Empresas de Transportes e saber a razão pela qual não são feitas as devidas melhorias e adequações”, questionou Francisco Carvalho.
A proposta é que seja formada uma comissão de vereadores para conversar com representantes da SMTT e do SET, para cobrar as providências cabíveis. O vereador citou caso ocorrido no Terminal de Integração da Cohama, em que uma pessoa armou rede e descansava no local; e no Terminal do São Cristóvão, que ele considerou desorganizado e com muitos casos de ônibus com problemas mecânicos. Para Chico Carvalho, “uma falta de respeito, esses espaços serem utilizados dessa forma e isso mostra que reformas precisam ser feitas, urgentemente, e mais, fiscalizações nos terminais, para impedir este tipo de situação”.
Chico Carvalho enfatizou a importância deste serviço às comunidades e a necessidade de receber melhorias. “O transporte público é um serviço fundamental para permitir o acesso das pessoas que precisam se deslocar. Para que a cidade funcione bem, é preciso que este transporte seja eficiente”, ressaltou.
Fonte: camara.slz