Foto: reprodução |
A Comissão de Assuntos Econômicos da Assembleia Legislativa reuniu-se, na manhã de quinta-feira (22), com o presidente do Conselho Deliberativo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MA), Celso Gonçalo, que fez uma explanação sobre investimentos realizados nas áreas de grãos, alumínio, petróleo e gás.
Logo no começo da reunião, aberta com a exibição de um vídeo institucional sobre os trabalhos do Sebrae-MA, o presidente da Comissão de Assuntos Econômicos, deputado Francisco Nagib (PSB), destacou a importância da “discussão de pautas que possam contribuir para a eliminação de gargalos e entraves que emperram o desenvolvimento do estado”.
Acompanhado de empresários e de técnicos e consultores do Sebrae-MA, Celso Gonçalo fez uma ampla explanação sobre projetos que visam à inserção de pequenos produtores e de pequenos negócios nas cadeias produtivas que abrangem grãos, alumínio, petróleo e gás em diversas regiões do Maranhão.
A reunião, realizada na Sala das Comissões, contou também com a presença dos deputados Neto Evangelista (União Brasil), Ariston (PSB), Carlos Lula (PSB), Cláudio Cunha (PL), Fernando Braide (PSD), Dra. Vivianne (PDT) e Ricardo Arruda (MDB).
Avanços e desafios
O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-MA, Celso Gonçalo, discorreu sobre a linha de atuação da instituição, destacando seus avanços e desafios. Ele explicou que o Sebrae está em um momento de transformação, reposicionando-se para implementar uma estratégia de transformação digital, direcionada para o empreendedorismo e para os pequenos negócios.
“Acreditamos que o empreendedorismo transforma as pessoas e pode mudar uma nação. Por esse motivo, estamos nos preparando para atuar com uma nova visão, integrando iniciativas, oportunidades e soluções digitais. O nosso Sebrae se prepara para ter um novo olhar específico na sua política de investimentos”, declarou Celso Gonçalo.
Em razão do tempo exíguo para a discussão dos temas específicos, durante a reunião da manhã desta quinta-feira, os parlamentares decidiram que, a partir da próxima semana, as reuniões da Comissão de Assuntos Econômicos serão realizadas à tarde.
Para discutir o tema específico - investimentos nas áreas de grãos, alumínio, petróleo e gás -, os deputados Francisco Nagib e Neto Evangelista propuseram que seja realizada uma reunião conjunta e ampliada, sob a forma de audiência pública, com outros órgãos, entre quais as Secretarias de Estado de Meio Ambiente, da Fazenda e de Indústria Comércio, a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) e a Companhia Maranhense de Gás (Gasmar).
Fonte: ALMA