terça-feira, 31 de janeiro de 2023

O que os anunciantes pensam sobre as agências digitais?

Imagem: Reprodução

Nona edição do relatório Agency Scopen destaca as melhores agências na avaliação de clientes e de outros profissionais do mercado.

As transformações que afetaram o comportamento da audiência, as estratégias de marketing e as ações de comunicação dificultaram a manutenção de barreiras divisórias que segmentam as agências entre tradicionais e digitais.

No atendimento compartilhado de grandes contas ou mesmo na consideração para convites para concorrências, é comum a inclusão, lado a lado, de agências de perfis variados.

Apesar disso, muitos anunciantes relevantes continuam dividindo suas verbas entre parceiras on e off-line. Por conta disso, o Brasil é um dos mercados em que a Scopen mantém seu estudo Agency Scope bienal de avaliações distintas entre agências integradas e digitais. Além do Brasil, a Scopen também segmenta o estudo entre as agências tradicionais e digitais no mercado chinês.

Em dezembro, Meio & Mensagem publicou o estudo Agency Scopy sobre as agências integradas, que destacou Africa, Soko e Publicis.

A pesquisa Agency Scopen para as agências digitais

A nona edição local do relatório entrevistou 785 profissionais, abordados de maio a setembro, sendo 372 executivos de marketing, atuantes em 272 empresas, e 413 publicitários de 86 agências instaladas no Brasil.

A pesquisa pede que os próprios executivos de marketing classifiquem as agências como integradas ou digitais, de acordo com a percepção que têm do mercado. Eles avaliam as agências considerando 13 atributos, sendo que os mais valorizados são criatividade eficaz, planejamento estratégico e boa equipe de profissionais. A partir dessas avaliações a Scopen constrói diversos rankings.

As melhores agências digitais de acordo com o Agency Scopen

Entre as agências digitais avaliadas no estudo, as de melhor performance foram Ampfy, Mirum, Soko, AKQA, Fbiz, Jotacom, iD\TBWA, Mutato, Media.Monks e Raccoon.Monks.

Veja, abaixo, as agências mais bem classificadas em alguns critérios.

Percepção do mercado

Levando em conta a ponderação de 13 atributos analisados, sendo que os mais importantes para os executivos de marketing nesta edição são criatividade eficaz, planejamento estratégico e boa equipe de profissionais:

1- Mirum

2- Ampfy

3- Media.Monks

Atratividade

Cada executivo pode citar até três agências que não o atendem atualmente, mas que ele chamaria para uma concorrência:

1- Soko

2- Fbiz

3- Raccon.Monks

Avaliação dos clientes atuais

Levando em conta a ponderação dos mesmos 13 atributos, mas considerando uma amostragem mínima de seis clientes atuais de cada agência

1- Jotacom

2- ID\TBWA

3- Ampfy

Exemplaridade

Levando em conta a ponderação dos mesmos 13 atributos, mas considerando uma amostragem mínima de seis clientes atuais de cada agência

1- Soko

2- Mirum

3- Fbiz

Percepção de concorrência

Levando em conta a ponderação dos mesmos 13 atributos, mas aqui na análise dos profissionais que trabalham em agências e considerando um mínimo de dez respondentes

1- Mirum

2- Ampfy

3- Fbiz

Criatividade

Considerando a somatória dos atributos de criatividade eficaz e criatividade original

1- AKQA

2- Mutato

3- Ampfy

Conhecimento espontâneo

Sem limite de citações por entrevistado

1- AKQA

2- Ampfy

3- Mutato

Fonte: meioemensagem