sábado, 26 de dezembro de 2020

A Impossible Foods quer ser uma alternativa ambientalmente responsável

Foto: Reprodução
Startup quer substituir toda a proteína animal do mundo por produtos à base de plantas até 2035.

A Impossible Foods tem o sonho ambicioso de substituir toda a proteína animal do mundo por produtos à base de plantas até 2035. Fundada em 2011, a startup estadunidense quer ser uma alternativa ambientalmente responsável e acredita ser possível substituir um suculento hambúrguer de verdade por um produto de base vegetal.

Patrick Brown, fundador da empresa, explica que, para o mundo e para a grande maioria dos consumidores, a Impossible Foods é só mais uma empresa de alimentação, mas que, acima disso, é importante ressaltar que o maior objetivo é formular uma audaciosa e realista estratégia para reverter as mudanças climáticas e o colapso do planeta.

Segundo ele, por meio da ciência e tecnologia, é possível criar comida gostosa com as proteínas à base de plantas e ao mesmo tempo salvar o mundo. Para ilustrar o seu ponto de vista, Brown assegura que a área plantada necessária para substituir toda a proteína animal do mundo usaria apenas 15% da área usada pelos meios tradicionais.

O empreendedor considera que mudar uma percepção histórica e cultural da proteína animal e encarar as grandes indústrias do setor — que, na sua visão, não demonstram vontade de mudar —, serão os maiores desafios para alcançar a meta da empresa. Em relação aos consumidores, Brown acredita que o desafio será mais simples.


Imagem: Divulgação

Para o CEO, é compreensível que as pessoas não considerassem a ideia de substituir os produtos de origem animal, uma vez que muitos desses produtos que tentavam substituir a proteína animal não eram agradáveis. Por isso, de acordo com ele, a Impossible Foods trabalha duro para criar produtos saborosos e atraentes.

Brown estima que 75% dos “céticos” que comem produtos da empresa pela primeira vez voltam para comprar novamente. Em 2021, a Impossible Foods espera lançar mais produtos e levar o negócio para novos países. Recentemente, chegou à Ásia, com produtos em mais de mil lojas em Hong Kong e Cingapura.

O próximo passo é conseguir aprovação regulatória para entrar no mercado chinês. Este ano, o fabricante de carne vegetal rapidamente articulou sua estratégia de negócios para enfrentar a crise da pandemia de Covid-19, acelerando seu lançamento nos supermercados e ao mesmo tempo lançando um protótipo do Impossible Milk.

Em relação aos produtos, Brown diz que o time trabalha dia e noite pesquisando maneiras de substituir todas as proteínas animais existentes. Entre o grupo de investidores da Impossible Foods estão os cantores Jay-Z e Katy Perry, UBS, Mirae Asset Global Investments, Khosla Ventures, Bill Gates, Google Ventures, Horizons Ventures.

Fonte: saoluisdofuturo