quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Ensino médio tem o maior salto no Ideb desde 2005

O índice é o principal indicador da qualidade da educação brasileira.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do ensino médio brasileiro cresceu 0,4 pontos entre 2005 e 2017. Em 2019, o índice alcançou 4,2 pontos, sendo comemorado pelo governo federal como a maior evolução da edição. No entanto, a meta de 5 pontos prevista para o ano não foi atingida.

Os resultados foram divulgados na terça-feira (15) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pelo Ministério da Educação.

Dois estados se destacaram entre os melhores resultados do ensino médio: Goiás e Espírito Santo. Os dois atingiram 4,8 pontos, sendo que o estado de Goiás foi o único a alcançar a própria meta estipulada. Já o Pará e o Amapá tiveram os resultados mais baixos, com 3,4 pontos.

Durante a coletiva de divulgação dos resultados, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, destacou que, para melhorar os índices, o ministério pretende dar maior atenção aos professores.

Os anos iniciais do ensino fundamental apresentaram leve crescimento no indicador, chegando a 5,9 pontos, o que representa um aumento de 0,1 ponto em relação à edição anterior e segue a tendência de evolução das outras edições, superando a meta prevista de 5,7 pontos.

Nove unidades da Federação alcançaram Ideb maior ou igual a 6 nos anos iniciais do ensino fundamental: São Paulo, Distrito Federal, Santa Catarina, Paraná e Minas Gerais, Ceará, Goiás, Espírito Santo e Rio Grande do Sul.

Já o Pará teve o resultado mais baixo, com 4,9 pontos, mas superou a própria meta de 4,7 pontos.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007 para monitorar o desenvolvimento da educação no Brasil, reúne resultados do fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações.

Maranhão: índice cresce, mas não atinge meta

Foto: Reprodução
No Maranhão, onde o Ideb apresenta uma trajetória de crescimento o índice ficou em 3,8. O secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, destacou o trabalho e esforço que vem sendo realizado no Maranhão para gradualmente melhorar os indicadores da Educação.

“Mantemos uma trajetória de crescimento em três ciclos avaliativos, o que demonstra que estamos percorrendo um caminho certo, de desenvolvimento, que comprova a melhoria da aprendizagem dos estudantes. Para chegar a este resultado, passa antes pela oferta de formação continuada aos professores, pela melhoria dos ambientes escolares, pela oferta da educação em tempo integral, entre muitas outras ações que o governador Flávio Dino tem priorizado nesses 5 anos em que está à frente do Estado”, destacou Camarão.

Na região Nordeste, o Maranhão está entre os três primeiros, ficando atrás apenas de Pernambuco (4,4) e Ceará (4,2), estados que já possuem uma trajetória de investimentos na educação pública, há muitas décadas.

Capital

As escolas da rede pública estadual, localizadas em São Luís, superaram a projeção para 2019, que era de 4,0, com desempenho de 4,1 no IDEB divulgado. Com esse resultado, a capital maranhense se posiciona entre as seis melhores do país.


Dado positivo também para as escolas estaduais localizadas no interior do estado, em 68,2% dos municípios maranhenses, o que equivale a mais de 140 deles, a rede estadual atingiu a meta do Ideb para o Ensino Médio.




A trajetória do Maranhão no Ideb é o seguinte: 2009 – 3,0; 2011 – 3,0; 2013 – 2,8; 2015– 3,1; 2017– 3,4; 2019 – 3,7.

O Ideb vai de 0 a 10 e leva em conta dois fatores: quantos alunos passam de ano e qual o desempenho deles em português e em matemática.

Em 2019, a meta nacional a ser cumprida, somando escolas públicas e particulares, era 5 – mas o resultado ficou aquém do esperado. A média foi bem inferior a isso: 4,2.

Apesar de todos os Estados, com exceção de Sergipe, terem aumentado o Ideb em relação à edição anterior, o resultado ainda é insatisfatório. 

O subsecretário de Estado da Educação do Maranhão, também ressaltou os seguintes dados em seu perfil no Twitter:



Ranking do Ideb de EstadosEnsino médio

EstadoIdeb 2019Meta 2019
1- Espírito Santo4,85,3
2- Goiás4,84,8
3- Paraná4,75,2
4- São Paulo4,65,2
5- Pernambuco4,54,6
6- Distrito Federal4,55,2
7- Ceará4,44,9
8- Rondônia4,34,8
9- Minas Gerais4,25,3
10- Santa Catarina4,25,4
11- Rio Grande do Sul4,25,3
12- Mato Grosso do Sul4,24,8
13- Rio de Janeiro4,14,9
14- Tocantins44,7
15- Piauí44,5
16- Paraíba44,6
17- Acre3,94,8
18- Roraima3,95,1
19- Alagoas3,94,6
20- Maranhão3,84,3
21- Sergipe3,74,9
22- Amazonas3,64
23- Mato Grosso3,64,7
24- Rio Grande do Norte3,54,5
25- Bahia3,54,5
26- Pará3,44,4
27- Amapá3,44,5
Fonte: Ag. Brasil / Inep / upaonews