sábado, 18 de maio de 2024

Criadores de conteúdo a nova profissão da atualidade

Imagem: reprodução

Aprendendo a fazer vídeos com gigantes da internet como Cauê Moura.

Com a evolução da tecnologia e a popularização dos equipamentos de vídeo, surgiu uma nova profissão que está revolucionando o mercado: o criador de conteúdo. Anteriormente conhecido como videomaker, esse profissional era responsável por diversos processos na produção audiovisual, desde a captação até a finalização. No entanto, com o surgimento das redes sociais, novas oportunidades de trabalho foram criadas, e uma delas é a de criador de conteúdo.

Mas afinal, o que faz esse profissional? "Assim como o videomaker, o criador de conteúdo participa de todos os processos da produção audiovisual. Como o engajamento dos vídeos nas redes sociais é cada vez mais importante, é normal que quem trabalha com as áreas de vídeo ou foto também estejam envolvidos na produção do conteúdo. Isso inclui desde o planejamento até a execução e manutenção de um projeto", responde Guilherme Ogg diretor de estratégia e expansão do Estúdio 42.

Empresas como o Estúdio 42 desempenham um papel fundamental nesse processo, fazendo a pós-produção dos materiais brutos, incluindo edição, animação, efeitos sonoros e visuais. Um exemplo disso é a nova série de vídeos "Visão Popular" do Cauê Moura contando com a parceria da equipe do Estúdio, tendo um formato semelhante ao do canal "Nerdologia". O objetivo é apresentar fatos e curiosidades históricas de uma forma interessante e envolvente, com uma edição dinâmica e divertida.

As marcas e empresas estão adorando essa nova tendência, pois além da produção de conteúdos próprios é possível atuar no ramo empresarial criando campanhas de marketing e publicidade que atendem às demandas do mercado.

Segundo dados da eMarketer e da CMI Marketing Research, o mercado de anúncios em vídeo no YouTube está em declínio, com uma queda anual de 30%. Além disso, 73% dos profissionais de marketing afirmam que o conteúdo envolvente é a prioridade número um para as empresas. É nesse contexto que o criador de conteúdo entra em ação.

Mas como adentrar esse novo mercado que está tão novo? Plataformas como a Content Academy são uma boa resposta para essa pergunta. Como não existe uma faculdade para este tipo de profissão a melhor forma de aprender seria com pessoas já experientes neste meio, o Estúdio 42 teve essa iniciativa de unir um grupo de profissionais já bem estabelecidos em seus nichos para repassar seus conhecimentos, sejam eles sobre edição, jornalismo independente, storytelling e até mesmo linguagem audiovisual, assim criando um ambiente holístico de ensino.

Pois para ser criador de conteúdo é necessário entender e produzir para diferentes plataformas e em diversos formatos. Além disso, é essencial gerar engajamento, pois a audiência é a sua comunidade. Ser eficiente e respeitar a velocidade de cada rede social também são características importantes desse profissional. Muitas vezes, o criador de conteúdo trabalha sozinho e precisa lidar com imprevistos, por isso a organização é fundamental. No entanto, dependendo do tamanho do projeto, também é possível trabalhar em equipe.

Os influenciadores digitais têm o poder de influenciar outras pessoas a comprar determinados serviços ou produtos, com o apoio de seus fãs e seguidores nas redes sociais. Por outro lado, os criadores de conteúdo digital se preocupam em compartilhar conteúdos relevantes para ajudar e inspirar outras pessoas. Eles não apenas influenciam na compra de algo, mas também criam conexões, promovem causas relevantes e expandem oportunidades para seu público.


Fonte: Toda Comunicação / Verônica Pacheco