Foto: Reprodução |
De acordo com o relato do presidente, a visita ocorreu na última quinta-feira (14) e dela participaram os deputados Zito Rolim (PDT), Roberto Costa (MDB), Ciro Neto (PP), Wendell Lages (PMN) e Ariston Sousa (Avante), sendo recebidos pelo prefeito Edvan Brandão e várias lideranças da cidade.
Fábio Macedo contou que a comitiva foi ao poço onde será extraído o gás a ser destinado ao uso veicular (GNV) e industrial, no povoado Mata Diana. “Estivemos lá em uma grande comitiva. A imprensa nos acompanhou. Pudemos olhar aquele poço que será de grande importância, não só para a cidade de Bacabal, mas para todo o povo do Maranhão. É de lá que será extraído o gás e, finalmente, o povo do Maranhão vai poder usufruir daquilo que é seu, do recurso que é seu, que é o recurso natural, do gás GNV. E esse GNV, como todos já sabem, a gente tem falado muito aqui desde o início deste mandato, e até do mandato passado, foi uma luta muito grande, porque a empresa se negava a disponibilizar”, lembrou.
O deputado recordou que sempre hasteou a bandeira da utilização desse tipo de combustível, por ser mais econômico, o que foi encampado também pela Alema e pelo governador Flávio Dino (PCdoB). “Seria muito injusto sermos o segundo maior produtor de gás terrestre, do Brasil, e não poder usufruir dessa riqueza. E no Brasil são apenas sete estados que não utilizam ainda esse tipo de combustível e, infelizmente, nós estávamos nessa lista”, relatou.
Em apartes, vários colegas também elogiaram a ida da Comissão de Assentos Econômicos a Bacabal, a exemplo de Roberto Costa, Wendell Lages, Carlinhos Florêncio (PCdoB), Hélio Soares (PL), Zito Rolim, Ciro Neto, César Pires (PV), Wellington do Curso (PSDB), destacando a importância da visita e o apoio do presidente Othelino para garantir o fornecimento de gás veicular e gás industrial no Estado.
A passos largos
O presidente em exercício, deputado Glalbert Cutrim (PDT), destacou a atuação da comissão e parebenizou o trabalho em Bacabal. “Deputado Fábio Macedo, eu quero parabenizá-lo também pela condução da Comissão. Parabenizar todos os deputados que estiveram em Bacabal, que encararam essa grande luta. A gente sabe que desde o início desse mandato V. Ex.ª está lutando para que o GNV seja uma realidade no Maranhão e agora caminha, a passos largos, para que o povo do Maranhão tenha esse grande benefício”, afirmou.
Por fim, Fábio Macedo informou ainda que o Governo do Estado prepara o projeto de lei para ser envido à Alema, adaptando a legislação para permitir a comercialização do gás no Maranhão. “Atualmente, só podem ser comercializados 500 mil m³ e lá, com toda a equipe competente que o governador Flávio Dino tem, já está mudando esse projeto. Eu tenho certeza de que chegando aqui nesta Casa, será unânime a mudança dessa legislação, para que a empresa Eneva possa começar a construção operacional”, disse.
Fonte: ALMA