![]() |
Imagem: reprodução |
Com decisão, América Móvel passa atuar com marca única em suas três unidades de negócio no Brasil
A Claro está descontinuando a marca Embratel, que desde 2019 estava focada no mercado de grandes empresas, e a substituindo pela marca Claro empresas, que agregará em seu portfólio soluções digitais como nuvem, segurança cibernética, internet das coisas e inteligência artificial (IA).
Segundo a companhia, objetivo da mudança é unir o conhecimento de tecnologia e conectividade em uma só marca, para orientar e apoiar a jornada de transformação dos negócios, com agilidade e segurança.
A estrutura da Claro empresas terá duas unidades de negócio. Uma dedicada a grandes empresas e governo, comandada pelo CEO José Formoso, e outra, a pequenas e médias empresas, liderada pela CEO Roberta Godoi.
A partir da mudança, a Claro passa a operar com três unidades de negócio, sendo duas B2B – grandes empresas e governo; e pequenas e médias Empresas – e uma B2C, a unidade de consumo. Rodrigo Marques é o CEO da Claro desde o início de 2025.
Segundo José Felix, presidente da Claro no Brasil, a Claro empresas passa a unir a experiência em tecnologia e conectividade para habilitar a jornada de transformação das empresas com um ecossistema completo de parcerias e visão consultiva.
“Esse movimento nos dá a oportunidade de criar ainda mais conexões, descobrir caminhos e inovar de forma que faça sentido e traga resultados”, disse, em comunicado, o executivo.
A Claro empresas está preparando a primeira campanha publicitária para essa nova fase da companhia.
Estratégia de marca única
Controlador das marcas Claro, Embratel e Net, o grupo América Móvil tem caminhado para a estratégia de marca única há mais de uma década. Em 2012, anunciou que a TV por assinatura Via Embratel adotaria a denominação Claro TV, enquanto a marca de telefonia fixa Livre será substituída pela Claro Fixo.
Já em 2019, a Claro absorveu a marca Net, consolidando suas ofertas. Em 2022, a empresa unificou sua plataforma de conteúdos na marca Claro tv+, extinguindo a marca Now Online.
Em 2023, a Claro foi o nono maior comprador de mídia do mercado brasileiro, com aportes de R$785,2 milhões, de acordo com o ranking Agências & Anunciantes, publicado por Meio & Mensagem.
Histórico da Embratel na publicidade
Depois da privatização do sistema Telebras, na virada do século, a Embratel se consolidou com uma das principais anunciantes do segmento. Ao longo de anos, a publicidade da marca foi estrelada por Ana Paula Arósio. A atriz protagonizou campanhas como “Faz um 21”.
Outra série de comerciais da marca foi protagonizado pelo trio de crianças conhecidos como DDDs. As campanhas foram criadas pela Euro RSCG. Os DDD’s, inclusive, voltaram à cena, em 2017, em filme criado pela Fbiz. Veja abaixo:
Fonte: meioemensagem