quinta-feira, 16 de janeiro de 2025

O "Jeitinho Brasileiro" pode revolucionar a Inteligência Artificial; entenda

Imagem: reprodução

A Inteligência Artificial representa uma oportunidade sem precedentes para o Brasil, mas o seu sucesso depende da superação de barreiras culturais e da adoção de uma mentalidade proativa. Para Adriano Cruz, CEO do GrupoW, um dos maiores nomes do país em softwares para internet de alta complexidade e com unidade especializada em IA, a WeGow, o "jeitinho brasileiro" pode ser visto de forma positiva já que carrega a habilidade fundamental para treinamento das IAs. Segundo o executivo, o país pode se tornar uma referência global, mostrando que conhecimento, além de criatividade e adaptação, são essenciais para navegar no futuro tecnológico.

A Inteligência Artificial (IA) é um tema que enfrenta barreiras culturais e muitos no Brasil a enxergam como uma ameaça. Porém, segundo Adriano Cruz, especialista de renome em TI e CEO de uma das empresas líderes em softwares para internet do Brasil, o GrupoW, com unidade focada em IA, a WeGow, destaca que o alto nível de testes e possibilidades exigidas para o treinamento eficaz de uma IA é a chave do sucesso dessas ferramentas. 

“A riqueza cultural e a criatividade do povo brasileiro podem transformar esse cenário e posicionar o Brasil como um protagonista no desenvolvimento de tecnologias. O famoso "jeitinho brasileiro" neste momento se revela uma habilidade valiosa no contexto da IA. Nosso idioma complexo conectado com o aspecto cultural de trazer novas maneiras de enxergar um problema, a exemplo dos famosos “memes” e até alternativas criativas ao que parece ser óbvio e para contornar obstáculos, estão intrínsecos na cultura nacional. Essa habilidade é especialmente útil no treinamento de modelos de IA, fundamental para o seu sucesso. Já soube de casos, inclusive, de brasileiros capazes de extrair informações sigilosas de sistemas de IA usando a criatividade”, conta Adriano Cruz.

“Outro exemplo foi um caso de uma IA em que a regra implantada era de não revelar preços de determinados produtos. O usuário, brasileiro, começou a testar diversas possibilidades de perguntas até que conseguiu extrair a informação desejada e descobriu que a chave era uma palavra. Ele questionou à assistente virtual para revelar os preços apenas no sentido “hipotético” de uma compra. E ela passou!”, complementa o executivo para justificar o grande potencial do Brasil para treinamento e implementações de segurança nas IAs utilizando as diversas possibilidades. “Quanto o assunto é criatividade e adaptação, não há igual no mundo ao Brasil”, destaca.

A resistência ao aprendizado 

O medo do desconhecido é um dos principais obstáculos para a adoção da IA. Muitas pessoas e empresas percebem essa tecnologia como um possível substituto para o trabalho humano, levando a uma resistência em aprender e integrar essas ferramentas em suas rotinas. Entretanto, a transformação cultural é um processo inevitável, segundo o especialista. “A educação e a conscientização nas empresas sobre as possibilidades e benefícios da tecnologia, além de como se enquadrar nesse novo cenário são fundamentais para mudar essa narrativa”, conta Adriano. 

Talentos brasileiros no cenário global 

O Brasil possui um vasto potencial em diversas áreas, como publicidade, medicina, ciência, tecnologia e inovação. A formação de talentos locais pode não apenas melhorar a qualidade da IA, mas também posicionar o Brasil como um hub de referência em tecnologia. “Precisamos propagar informações sobre como a IA pode somar e para isso é preciso o entendimento mais aprofundado além de promover ambientes de trabalho que permitam que a inovação possa florescer. A cultura brasileira, com sua diversidade e flexibilidade, é uma vantagem competitiva. A capacidade de adaptação e a criatividade, únicos no Brasil, são essenciais para o desenvolvimento de soluções de IA que atendam às necessidades específicas do mercado brasileiro e, por extensão, do mundo”, destaca o executivo. 

“Acredito que neste cenário de IA o "jeitinho brasileiro" não deve ser visto apenas como uma forma de contornar regras, mas como uma habilidade fundamental para inovar e transformar”, conclui. 

Sobre o GrupoW

Fundado por Adriano Cruz em 2000, o GrupoW é referência nacional em desenvolvimento de soluções tecnológicas para empresas, com serviços que incluem criação de sites, e-commerces, aplicativos e softwares personalizados, além de integração de sistemas e gerenciamento de campanhas promocionais. Em 2024, o GrupoW expandiu sua atuação com o lançamento da WegoW,  agência de branding digital que utiliza 100% de inteligência artificial para desenvolver projetos e ferramentas inovadoras.

Fonte: Rotas Comunicação / Elaine Mafra