Imagem: reprodução |
O prefeito Eduardo Braide entregou, na segunda-feira (21), à comunidade do bairro Itapera, Zona Rural da capital, a Unidade de Educação Básica (U.E.B.) São José de Itapera, completamente reestruturada. A revitalização faz parte do programa Escola Nova, que tem como objetivo garantir infraestrutura de qualidade em todas as escolas da rede municipal. O programa é coordenado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) em parceria com a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp).
A U.E.B. São José de Itapera atende 475 alunos do 1º ao 9º ano, nos turnos matutino e vespertino, incluindo também alunos com deficiência visual, física e intelectual.
"Hoje estamos entregando mais uma unidade escolar completamente renovada, com infraestrutura moderna. Quando prometi uma escola completa e bonita foi exatamente assim que pensamos, do jeito que ela está sendo entregue hoje. Não apenas resolvemos todas as questões estruturais, como também atendemos às necessidades dos alunos, criando uma escola pensada para eles", disse o prefeito Eduardo Braide.
O secretário da Semosp, David Col Debella, responsável pela execução das obras, enfatizou a preocupação com a infraestrutura acessível e inclusiva.
“Nós não apenas reestruturamos a escola, mas garantimos que ela esteja preparada para todos. A acessibilidade é fundamental, e agora a U.E.B. São José de Itapera, assim como todas as unidades entregues, conta com todo o prédio acessível garantindo que nenhum aluno fique para trás. Acessibilidade é uma preocupação desta gestão e temos garantido em todas as unidades de ensino”, destacou o secretário.
A secretária de Educação (Semed), Caroline Marques Salgado, ressaltou o impacto positivo dos investimentos feitos na rede municipal de educação na qualidade do ensino.
“A reforma dessas unidades, além da parte física, também conta com investimentos em novos recursos pedagógicos, mobiliário novo, climatização, garantia de merenda escolar em dobro e na valorização dos profissionais da educação. Já vemos os frutos desse trabalho sendo colhidos, a exemplo da melhora do nosso IDEB, e tenho certeza que vamos avançar ainda mais”, comentou a secretária.
Imagem: reprodução / divulgação |
Obra
A reforma da U.E.B. incluiu as 12 salas de aula, cozinha, refeitório, pátio, banheiros, secretaria, biblioteca, sala de recursos e demais espaços. As intervenções contemplaram a renovação das instalações elétricas e hidrossanitárias, a aplicação de novos revestimentos cerâmicos em paredes e pisos, a instalação de novo forro PVC, substituição das janelas de madeira por janelas de alumínio e vidro, uma nova pintura e climatização de todos os ambientes.
Além disso, a escola passou a contar com uma área de convivência e arte, que inclui grafite do artista Luís Gustavo Rosa, além de um coreto e paisagismo. A unidade, que antes não possuía acessibilidade, agora está equipada com rampas, banheiros acessíveis, piso tátil, salas de aula com identificação em Braile e uma sala de recursos educacionais especializado que garantirá a inclusão de todos os alunos.
Acessibilidade
O aluno Gabriel Messias Machado, do 4º ano, tem deficiência visual e agradeceu pela inclusão que a reforma trouxe.
“Estou muito feliz porque agora a escola tem piso tátil e as salas estão identificadas em Braile. Isso vai ajudar muito no meu dia a dia. Agradeço ao prefeito Eduardo Braide pela entrega da nossa nova escola. Muito obrigado”, disse Gabriel.
“Eu gostei muito de tudo, principalmente do pátio e das salas que agora estão com ar-condicionado. Agora a escola está muito bonita e boa para estudar”.
Maria Raimunda Oliveira, funcionária administrativa há 22 anos na escola, expressou a alegria de trabalhar em uma estrutura renovada.
“É uma felicidade enorme ver essa transformação. Agora temos mais qualidade no nosso trabalho, o que vai refletir também no ensino dos alunos”, declarou.
A professora Aldenira Magalhães, que foi aluna da U.E.B. São José de Itapera e é filha de uma ex-professora da unidade, relembrou como a educação mudou sua vida e destacou sua missão de contribuir com a transformação de outros estudantes.
“A educação me deu oportunidades e hoje tenho o privilégio de, como professora, fazer parte da história de muitos alunos. Hoje é dia de alegria e de pura gratidão”, compartilhou.
Josiane Reis, dona de casa e mãe de duas alunas — Vitória, do 8º ano, e Ana Clara, do 7º ano — falou da importância da obra para a vida das crianças.
“Essa escola reformada é um sonho realizado. Minhas filhas estão empolgadas com as mudanças e sei que isso vai fazer diferença nos estudos delas. Está tudo lindo e é uma alegria trazê-las para estudar em um lugar de qualidade. O prefeito está de parabéns e a comunidade também, por receber esse presente maravilhoso”, disse Josiane.
A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, entre elas a vice-prefeita Esmênia Miranda; o secretário da Semdel, Romário Barros; o subprefeito da Zona Rural, Francisco Leitão; o secretário da Semsa, Dilmar Araújo; Douglas Pinto (vereador eleito pelo PSD); servidores, pais e alunos.
Fonte: agenciasaoluis