Imagem: reprodução |
Método popularizado pelo cientista americano ajuda na compreensão e aprofundamento do aprendizado de qualquer conteúdo, além de aprimorar a comunicação. Veja como fazer
Nascido em 1918, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, e formado pela Universidade de Princeton, Feynman foi um físico teórico que contribuiu para o desenvolvimento da física quântica, eletrodinâmica quântica e teoria quântica de campos. Ele era conhecido por ser um grande comunicador e tinha facilidade de ensinar.
A sua metodologia de estudo, conhecida como Técnica Feynman, contribui para uma melhor compreensão do tópico que está sendo aprofundado, além de aprimorar as habilidades de comunicação. A técnica pode ser feita por meio de 4 tópicos simples, confira:
1. Escolha o tema de aprendizagem
A técnica Feynman pode te ajudar na preparação para vestibulares ou concursos públicos. Independente do motivo da aprendizagem, a primeira etapa consiste em escolher uma temática que você tenha interesse em estudar.
É importante que você tenha muitas informações sobre o assunto, embora não domine o tema completamente. Qualquer escolha temática é válida, até mesmo matérias complexas, como matemática e física.
2. Explique o assunto de forma simples
Após ter informações sobre o que quer aprender, tente explicar para alguém ou para você mesmo o que você sabe sobre o assunto escolhido. É importante que você use palavras simples e faça as explicações do jeito que achar melhor.
Desse modo, o conteúdo será falado da forma que foi organizado na sua cabeça e será mais fácil de compreender. Além disso, quando for ensiná-lo para alguém, tente usar os principais conceitos do tema e faça um passo a passo para relacionar as ideias de maneira gradual.
3. Busque entender suas dúvidas e revise o conteúdo
Caso você trave no conteúdo, não se desespere. Este é um dos pilares da técnica Feynman: identificar as lacunas não compreendidas sobre o tema. É importante revisar o que está sendo aprendido para entender quais são as suas dúvidas e o que ainda não está claro. A partir disso, busque um aprofundamento sobre o tema escolhido, tente sanar todas as questões mal resolvidas.
Caso você esteja ensinando o conteúdo para outra pessoa, peça para que ela te faça perguntas e compartilhe opiniões sobre a forma que você explicou. Assim, você pode identificar quais informações não ficaram claras e o que falhou na comunicação.
4. Faça comparações do que aprendeu com situações familiares
Para consolidar todo o conhecimento, a técnica Feynman recomenda que você faça analogias sobre o tema e o torne mais familiar fazendo comparações com o cotidiano. Tente visualizar o assunto de forma prática, pois isso contribui para a memorização do conteúdo.
Com essa prática, é possível aprender a fixar o conhecimento. Isso porque você se desvincula do aprendizado mecânico. Ao invés disso, ocorre o estímulo do conhecimento ativo, em que o indivíduo está envolvido com o processo de estudo.
Fonte: revistagalileu