terça-feira, 6 de agosto de 2024

Fórum E-Commerce Brasil: um dos maiores eventos de digital commerce do Brasil e América Latina

Imagem: reprodução

O Fórum E-commerce Brasil se consolidou como um dos maiores eventos de digital commerce do Brasil e América Latina. Em sua 15ª edição, mostrou sua força e extrema importância para todo o ecossistema de comércio digital, pois reúne clientes, fornecedores, influenciadores e os mais importantes nomes do setor para apresentar suas soluções e novidades, trocar conhecimento, debater tendências, fortalecer o networking e adquirir insights.

Na programação de palestras, o painel especial sobre Inteligência Artificial e o Futuro da Humanidade com o Prof. Miguel Nicolelis foi o grande destaque do primeiro dia.

De acordo com o professor, a falta de movimento (físico e intelectual) altera a estrutura cerebral e a partir de um certo momento algumas áreas do cérebro começam a atrofiar. O cérebro perde funções sem movimentação.

“Estudos científicos comprovam como nossa sociedade está perdendo capacidades cognitivas devido às facilidades oferecidas pela tecnologia. Devido às mudanças comportamentais, estamos exercitando menos áreas específicas do nosso cérebro, o que vem reduzindo o tamanho do hipocampo em nossos cérebros. Com um hipocampo menor, nossas capacidades cognitivas envolvendo raciocínio lógico e memória também reduzirão.”

Questionado sobre o uso de IA, ele destacou que, cada vez mais, os índices de produtividade estão matando as oportunidades de inovação, pois as pessoas não têm mais tempo para refletir. Um dos grandes problemas da generatividade é que as pessoas abdicam mais e mais da criatividade. O palestrante detalha que “no ano passado 12% de todos os artigos foram escritos pelo ChatGPT”.

No segundo dia, o grande destaque foi o painel que contou com a participação do comediante Fábio Porchat como mediador e como painelistas o CEO da Magalu Frederico Trajano, o CEO da Aramis e Urban Performance Richard Stad e a Diretora de Conteúdo do E-commerce Brasil Vivianne Vilela.

Durante o bate papo, que teve um tom bem-humorado sob o comando de Porchat, a mineira Vivianne contou como suas convicções a levaram a construir um dos maiores portais de conteúdo sobre comércio digital. Desde o período que passou mais de 7 anos trabalhando em projetos nacionais para promover a inclusão, transformação e expansão no uso da tecnologia dos pequenos negócios no Brasil pelo Sebrae Nacional, ela entendeu seu propósito de vida, que é auxiliar empreendedores e novos negócios na internet de diferentes tamanhos.

Frederico Trajano, atual CEO da Magalu, contou a história sobre quando tomou a decisão de mudar o nome de Magazine Luiza para Magalu. “Na época, havia acabado de assumir a direção geral da empresa e sempre acreditei que toda empresa deve estar em constante renovação, seja no âmbito da marca, na oferta de produtos ou, até mesmo, no modelo de nosso negócio. Naquele período, outro fator interessante é que o “apelido” que ganhamos no decorrer do tempo já era amplamente utilizado de maneira informal. Magazine Luiza já tinha virado Magalu nas ruas e o que fizemos foi oficializar, nos dando a possibilidade de nos aproximarmos mais do consumidor, como um amigo próximo que nos conhece há tempos e nos chama pelo nosso apelido.”

“Não existe marca nova nem velha, existe marca que não se atualiza”. Com essa frase, Richard Stad demonstrou um pouco da mentalidade que o levou a liderar uma verdadeira revolução na marca de moda Aramis, que conseguiu dobrar de tamanho em três anos. “Esqueça o omnichannel. Para ser uma varejista tech, é preciso focar em dados. O futuro não é sobre quem faz a experiência omnichannel bem-feita porque isso a pandemia já obrigou todo mundo a olhar. O futuro é sobre dados. É sobre a melhor qualidade de informação e atendimento que consigo trazer para o consumidor a partir de seus dados”, destacou o executivo.

Referência global no uso de tecnologias para incrementar os negócios, o time da Azul Linhas Aéreas participou ativamente no congresso

A Azul Linhas Aéreas marcou presença no evento com seus executivos responsáveis por negócios digitais e tecnologia.

Christian Delamare, Gerente Geral de TI na Azul Linhas Aéreas, falou sobre o evento e a importância de participar no congresso.

“Tem bastante coisa legal que está sendo mostrada, que está sendo apresentada, tendências. Acho que a importância do evento é justamente a gente estar em contato com essas novas tecnologias.

Tem uma variedade muito grande de parceiros novos que estão surgindo no mercado com tecnologia nova. E aqui é uma boa oportunidade pra gente conhecer novas soluções, novas tecnologias e, ao mesmo tempo, ver como que isso poderia se aplicar no nosso negócio.

Questionado sobre a nova tendência de Retail Media e como ela vem sendo aplicada, Christian explicou: “Qualquer maneira de trazer novas receitas e clientes é uma oportunidade. Já temos alguns projetos em andamento e estamos começando a explorar nossos canais e base de dados para comercializar produtos e serviços agregados de nossos parceiros. Essa área específica está crescendo e tem muito potencial de evolução. Acreditamos que há grandes oportunidades para implementar e expandir essas iniciativas dentro da Azul, o que deve resultar em um crescimento significativo para a empresa.”

Henrique Barone, Gerente Geral de Receitas Auxiliares e Canais Digitais na Azul Linhas Aéreas, fez seus comentários sobre o uso de IA e Machine Learning na companhia aérea:

“No mercado, o uso da inteligência artificial aplicada nos negócios ainda está engatinhando. Na Azul, estamos implementando e estudando formas de otimizar e melhorar nossas operações diárias. A ideia é substituir análises humanas por sistemas avançados que realizam esse trabalho com maior precisão e eficiência.

Na área de canais e experiência do cliente, usamos a IA para interagir com os clientes, reduzindo o trabalho manual e melhorando significativamente o tempo de resposta. A inteligência artificial nos permite coletar e analisar grandes volumes de dados rapidamente, proporcionando insights valiosos que ajudam a personalizar o atendimento e antecipar as necessidades dos clientes.

Ainda estamos nos estágios iniciais dessa jornada, mas estamos empolgados com as oportunidades de crescimento e inovação que a IA traz para a Azul.”

Raquel Puglia, Gerente de Soluções de Negócio na Azul Linhas Aéreas, deu o seu relato sobre o evento.

“A gente faz muito relacionamento com fornecedores ou com potenciais parceiros, conhecendo muitas novas empresas e novas soluções de negócios que podem abrir nossa mente para alguma solução nova pra atender a área de negócios.”

A executiva também comentou sobre o uso de IA na companhia aérea: “A Azul já está investindo em IA, com um chat próprio e estimulando os próprios funcionários a usar pra terem mais produtividade. E a gente tem um desafio muito grande, que a gente tem muitas frentes pra priorizar, então qualquer inovação que possa trazer produtividade pra nós é interessante.”

Questionada sobre o uso de tecnologia para oferecer uma experiência de marca melhor, Raquel reforçou o posicionamento da Azul: “Nós sempre priorizamos um bom atendimento ao cliente, então qualquer ferramenta que ajude a gente a comunicar melhor esse cliente, seja pra tratar algum problema que ele teve, ou pra comunicar com antecedência aquele cliente de que o voo dele mudou.”

MadeiraMadeira busca estreitar relacionamento com afiliados e contrata novas tecnologias para incrementar Customer Experience


Imagem: reprodução

A MadeiraMadeira ofereceu um espaço repleto de atividades para engajar novos afiliados e sellers, além de apresentar as novidades dentro do seu marketplace. Felipe Toazza, VP de Tecnologia da MadeiraMadeira, conversou com nosso time e destacou como a empresa escolhe uma nova tecnologia para adicionar ao seu stack: “Ao analisar uma nova tecnologia, você tem que ter muito claro qual é a solução e dor que ela resolve. Mas é importante fazer este diagnóstico de acordo com o contexto de sua empresa. Vou fazer uma analogia fácil. Pensa que eu estou com dor de cabeça, eu posso tomar Dipirona ou posso tomar Paracetamol. Mas qual é o remédio que para mim é melhor? Qual que faz o melhor efeito? Então eu olho minha dor, olho qual é a melhor solução para minha dor e aí eu busco o que é melhor.”

Com o uso de IA em alta, Felipe também contou um pouco sobre como esta inovação vem sendo aplicada na MadeiraMadeira:

“O que vendemos para você no marketplace de móveis? Eu vendo para você uma foto e uma descrição. É isso que eu realmente estou vendendo naquele momento. Você tem que olhar aquela foto, tem que ler aquela descrição e tem que entender que aquilo vai resolver a sua dor e o seu problema.

Ah, é o sofá que você quer, a mesa de jantar que você precisa, é o armário que você sempre sonhou, é aquela cozinha que você se encolhe e fala, nossa, eu tenho vontade de cozinhar aqui. Então, para que eu tenha uma qualidade nessas informações, para que eu tenha agilidade para administrar os conteúdos e publicar essas informações, para que eu consiga triturar a melhor oferta, eu começo a utilizar inteligência artificial.

Eu não posso publicar isso. Então, o que que acontecia? Eu bloqueava isso, devolvia para o seller, que corrigia e mandava para mim aprovar novamente. Agora, eu utilizo inteligência artificial, que ela olha, avalia, verifica se tem problema e está conseguindo fazer a correção em 97,2% das vezes, otimizando para menos de 1% do tempo médio que eu levava.”

Ainda sobre o uso de IA, ele destaca como a tecnologia vem sendo aplicada na jornada do shopper. “Outro exemplo, para eu te dar uma jornada boa, eu preciso ter uma sequência de fotos coerente. Então, o que a gente está trabalhando? Inteligência artificial fazendo essa classificação de imagens, é onde eu consigo te dar em todo produto uma sequência coerente de imagens. Então, eu te dou uma experiência melhor e aí, consequentemente, a gente consegue nessa experiência melhor também aumentar a confiança do consumidor que acompanha realmente a nossa conversão.”, finalizou o VP de Tecnologia.

Total Express apresenta soluções em stand interativo e carbon free

Priscila Mazoni, Growth Marketing Manager na Total Express, falou sobre a participação da empresa no Fórum.

“É a primeira vez que a gente participa com um stand desse tamanho, com um time de peso. Posso ressaltar que a nossa participação nessa estrutura de stand é carbon free. Então, utilizamos madeira de reflorestamento, componentes biodegradáveis em todos os materiais plásticos que a gente está utilizando. Toda a parte de papel também é reciclado. E todo o deslocamento dos times vai ser compensado para neutralizar esse carbono emitido.

Então, acho que é uma participação muito especial para a gente. Nós estamos com um time de mais de 100 pessoas da Total Express aqui. E falando um pouquinho de tecnologia, nós trouxemos ali várias experiências para os nossos visitantes degustarem quais são as soluções que nós oferecemos para os nossos clientes.”

Filipe da Silva, Head de Data Analytics, destacou:

“A gente trouxe um espaço interativo para apresentar um pouco sobre nossos diferenciais e experiência do cliente frente às operações logísticas que a gente tem dentro da companhia.

O primeiro passo dentro da nossa etapa seria o processo de cadastro do cliente que vai possibilitar a integração com a nossa plataforma logística. Dando prosseguimento, nós temos uma ferramenta que engloba a inteligência artificial generativa que pode fazer a melhoria, a higienização, a padronização de todos os endereços que a gente integra dentro da nossa plataforma.

Com essas informações em mãos, a gente tem uma ferramenta onde a gente consegue fazer a estruturação desses dados e possibilitar uma entrega de forma mais eficiente, que é uma ferramenta que a gente fez internamente. Essa ferramenta engloba um algoritmo de inteligência artificial com machine learning e ela faz a roteirização das peças.

A partir deste processo, o entregador consegue efetuar as entregas, mudar o sequenciamento da volta de entrega e com base nessas alterações, o algoritmo consegue aprender para ficar cada vez mais robusto e trazer mais eficiência na entrega.”

Filipe também destacou uma inovação desenvolvida pela empresa: “a gente construiu uma ferramenta capaz de efetuar a validação das peças que são importadas pela Total Express. Esse algoritmo de inteligência artificial consegue verificar se a peça que a gente está importando tem alguma não conformidade, ou seja, que não atende a algum requisito regulatório e se o peso e o valor estão dentro das características do produto. Se não tiver, a gente deixa essa peça em repouso e aí o nosso time comercial consegue avaliar e tomar uma decisão de qual o melhor procedimento para seguir com essa peça.”

O executivo de dados também falou sobre o sistema para Clientes: “Para os nossos clientes nós temos o Total Conecta, que é um portal construído e pensado na necessidade de cada um dos nossos clientes. Então ele é parametrizado de acordo com o perfil do cliente, de acordo com o nível de demanda que ele precisa.”

Reclame Aqui quer expandir e se tornar o concierge dos shoppers na hora de comprar online


Felipe Paniago, CMO e sócio do Reclame Aqui - Imagem: reprodução

Durante o Fórum, conversamos com os diretores do Reclame Aqui, portal que possui mais de 700 mil empresas cadastradas, cerca de 30 milhões de visitas por mês e recebe em média 50 mil recomendações por dia, busca ampliar a oferta de soluções e planeja tornar-se a referência principal quando o assunto for compras online, e não apenas um site para reclamações.

Felipe Paniago, CMO e sócio do Reclame Aqui, conversou conosco e falou sobre os planos auspiciosos para os próximos anos.

“O Reclame Aqui se estabeleceu no mercado como fonte de conteúdo e pesquisa para quem realiza compras online e estamos, cada vez mais, priorizando o segmento SMB, buscando formas de fomentar o crescimento e participação das empresas menores dentro do nosso site.

De um ano para cá, a gente vem investindo em produto mesmo para conseguir separar realmente quem está trabalhando direitinho de quem é um golpista e não trabalha direitinho. Dentro do segmento SMB, temos dois produtos principais que a gente está trabalhando.

O primeiro é a BrandPage Iniciante, que ele tem uma feature específica para isso, que é o verificado. A gente chama de RAA Verificado, onde a gente faz aquele checkzinho, que é igualzinho do Instagram, do Twitter, onde a gente fala que aquela empresa existe. Enfim, como que a gente verifica essa empresa? Vendo se o sócio, se a sócia existe com uma verificação facial, cruzando com dados da Receita Federal, CNPJ, vendo se tem um canal de atendimento que existe, enfim.

Quer dizer que não vai dar problema? Não. Mas quer dizer que ela existe, que não é uma coisa que você vai tapando o seu dinheiro e nunca vai receber aquele produto.

E a outra grande novidade é um rebrand que a gente está fazendo, nosso produto chama TrustVox, que agora chama RAA Reviews. A gente aproveitou esse momento, a feira e também uma nova parceria, que a gente é a primeira plataforma de reviews integrada com o Google Shopping. Então o RAA Reviews, Reclame Aqui e Google fizeram essa parceria e agora os reviews da antiga TrustVox e agora RAA Reviews estão totalmente integrados com o Google Shopping.”

Durante o bate papo, Felipe também destacou uma das novidades lançadas em 2023, que é o detector de sites confiáveis lançado na última Black Friday. A gente criou níveis de, como posso dizer, de risco para uma URL. Então, se ela é recente, uma URL nova, tem um risco, dá um score. Se ela está registrada fora do país, em países conhecidos como paraísos fiscais, isso tem um risco maior. “A gente está evoluindo para atender cada vez melhor o consumidor e ajudar as empresas boas a se destacarem, explica Felipe.

“Hoje, 90% da nossa receita vem de SaaS, software, então não vem da parte de mídia. A gente tem soluções para CRM, Reviews, Branding, Personalização. Hoje, uma empresa que tem, por exemplo, 100 mil reclamações por ano no Reclame Aqui, geralmente tem 5, 4 milhões de visitas na página dela por ano no Reclame Aqui.

Apesar de chamar Reclame Aqui, a gente é muito mais um site de pesquisa do que um site de reclamação. Os números são bem diferentes. Pesquisa está aqui lá em cima, reclamação está aqui embaixo.

E aí a gente vive disso. A parte de mídia é uma parte de receita importante, chega quase 10% da receita da empresa.

Se você está vendo mídia de alguma empresa dentro do Reclame Aqui, se você recebeu um e-mail marketing com algum tipo de conteúdo patrocinado dentro do Reclame Aqui, é porque essa empresa tem boa reputação. Então, esse é o primeiro passo.

O nosso maior bem do Reclame Aqui é a credibilidade. Se a gente mancha isso, a gente vira fumaça. Então, a gente trabalha muito nessa parte.”

Ao ser perguntado sobre mercados não-regulamentados como as Bets (indústria de iGaming), Felipe falou: “As Bets movimentam alguns bilhões de reais e o consumidor já gasta mais nisso até do que em investimentos. A gente vê esse tipo de notícia e o que a gente tenta fazer é separar novamente o joio do trigo. Como que a gente faz isso? Através das reclamações e das avaliações dos consumidores.”, finalizou Felipe.

Americanas debate importância de retail media no Fórum E-Commerce Brasil 2024

As estratégias de anunciantes nas plataformas de marketplace foram tema de painel com participação de Marco Zolet, diretor de Digital e Marketplace da Americanas. No painel, o executivo destacou a importância da inteligência para definir uma campanha, que deve estar de acordo com a maturidade do vendedor para o alcance dos melhores resultados.

“Entender o negócio do seller é fundamental. Se o seller é pequeno, por exemplo, é preciso mais investimento na parte educacional para mostrar onde ele pode chegar, as ferramentas para lançamento de um produto específico em determinada região, entre outros”, afirma Zolet.

“E o varejista exerce um papel importante porque deve propor ações ao anunciante. Muitas vezes, a indústria não sabe bem como alcançar o consumidor e a proposição de ações ajuda a encurtar esse caminho”, completa.

O executivo também deu dicas sobre boas práticas para ações de retail media nos marketplaces, para que não atrapalhem a experiência do consumidor. “Com ações invasivas, a marca acaba atrapalhando o consumidor em toda a jornada. Ao preservar a experiência do cliente, automaticamente o anunciante cuida de seu brand safety, e, com isso, consegue cumprir com as boas práticas”, ressalta Zolet.

Por fim, na opinião de Marco Zolet, a jornada de compra, atualmente não-linear, realça a importância cada vez maior dos dados. “Hoje o cliente é impactado por uma marca quando esteve na loja e realiza a compra no online momentos depois. Toda essa inteligência ajuda a entregar a experiência no ponto de contato com o consumidor”, finaliza.

Nuvemshop promove palestras exclusivas no Fórum E-commerce Brasil 2024

A Nuvemshop, plataforma de e-commerce com grande presença na América Latina, apresentou uma programação no estande da marca com painéis e debates com grandes nomes do empreendedorismo, como a investidora Camila Farani, o empresário Joel Jota, a empresária e influenciadora Uana Amorim e a influenciadora Letícia Vaz.

“Nosso objetivo no Fórum E-commerce Brasil é impulsionar inovações e tendências no setor de vendas online, assim como solucionar desafios e facilitar o dia a dia dos empreendedores presentes no evento”, destacou Luiz Piovesana, CMO da Nuvemshop.

Criteo marca presença com sua equipe LATAM e apresenta soluções para aquisição de clientes

Estefanía Gomez, Senior Account Executive na Criteo, plataforma de mídia com grande destaque e presença global, falou sobre a participação da Criteo no congresso.

“A Criteo está preparada para o fim dos cookies e para trabalhar com os dados dos clientes nas estratégias de remarketing e aquisição, sendo tudo alinhado com as novas regras de privacidade. A Criteo tem em sua política não utilizar ou receber nenhum dado direto do cliente, coletando estes dados de forma criptografada e através de novas integrações nativas com as principais CDPs e plataformas de dados.”

Sobre as funcionalidades da Criteo para aquisição, a executiva explicou:

“A publicidade da Criteo é 360, focando não apenas em retargeting ou performance, mas também em aumentar a visibilidade das marcas e o market share. Nosso objetivo é trazer novos usuários, criando novas audiências e utilizando dados comerciais e transacionais para aumentar a base de clientes.”

Social Digital Commerce anuncia Loyalty como novo hub de negócio

A Social Digital Commerce, um dos maiores players do mercado de Full Commerce do Brasil, anuncia um novo hub de negócio. Trata-se do Loyalty, que visa impulsionar ainda mais a conexão dos clientes com a marca por meio de experiências envolventes. A modalidade agrega valor nas campanhas de incentivo com ações inovadoras a partir de soluções ágeis e fluidas que permitem ganhar e resgatar recompensas online e em pontos físicos, garantindo assim uma experiência omnichannel encantadora.

“O loyalty trará resultados a curto e longo prazo com recorrência de vendas e brand lovers para os nossos respectivos parceiros estratégicos. Faremos uso de inteligência artificial para gerar mais personalização, fidelização e engajamento. O hub oferecerá interações personalizadas e recomendadas para cada cliente, superando as expectativas e gerando maior satisfação”, afirma Ricardo Onofre, CEO da Social Digital Commerce.

Wake lança novidades para engajar grandes empresas que buscam soluções robustas e integradas com CDP, IA, Mídias Sociais, entre outros destaques

Nathan Cerioni, Head de Produto & CX na Wake, falou sobre a plataforma e as soluções da Wake: “A marca Wake é nova, mas o conteúdo, o contexto, o background e a expertise que a gente tem é de anos, pelo menos há mais de 10 anos quando a gente fala das grandes marcas que compõem esse grupo e que agora se rotulam com uma única marca e com esse posicionamento de Unified Commerce.”

O executivo de tecnologia também destacou informações sobre a sua CDP: “A partir da nossa CDP, a gente tem dois grandes pilares que nós queremos trazer aqui de novidades para o Fórum E-commerce Brasil, como o nosso grande destaque, nossas grandes novidades e como a gente quer realmente se posicionar aqui no mercado. Sendo elas a parte de jornadas, onde a gente traz toda a parte de orquestração da nossa CDP, entendendo os dados que vêm a partir da CDP e como a gente pode, de uma forma simples e prática, apesar dos dados extremamente robustos e massivos, promover uma experiência que seja simplificada para o seu operador de marketing ali no dia a dia, a parte de montar uma audiência, a parte de montar uma estratégia, a parte de fazer o acompanhamento e a parte de orquestrar toda essa experiência que vai atuar de uma forma automatizada na jornada do seu consumidor, entendendo de ponta a ponta, não só no digital, mas também entendendo isso a partir do físico. Então, quando a gente fala de jornada, a gente fala de uma parte que ajuda no teu operacional do dia a dia para você conseguir ter uma visibilidade muito mais plena da jornada como um todo, mas também te ajuda a, principalmente, atuar no melhor momento, no melhor canal, com a melhor mensagem, com o melhor produto, para o teu cliente, para cada uma das jornadas deles, baseado em seu próprio comportamento.”

Yandex, o Google Russo

Jessé Benedito, Gerente de Parcerias da Yandex Ads no Brasil, falou sobre a participação da gigante russa no Congresso.

“Nós estamos apresentando uma novidade para o mercado, não só do Brasil, mas toda a América Latina, que é uma solução focada para e-commerce. É uma solução para o final de funil, focada em conversão e 100% baseada em machine learning.”

Jessé também comentou sobre o monopólio de big techs como o Google e a Meta. “Atualmente, na América Latina, 70% do mercado de publicidade digital está dominado por dois fornecedores. Um mercado muito concentrado acaba gerando uma demanda por novas opções.”

Data Tech For Growth

A consultoria de DataTech aunica enviou seu time para entrar nesta jornada do Fórum E-commerce Brasil e agradecemos mais uma vez a parceria com o ADNews, portal de notícias referência no Brasil e que proporcionou esta oportunidade.

Alexandre Azevedo, Head de Planejamento LATAM na consultoria aunica, falou: “Estar no Fórum E-commerce Brasil é estar onde tudo acontece, o que faz parte de nossa essência empreendedora e desejo constante para incrementar os negócios de nossos clientes. Parabéns, Vivi e todo time do E-commerce Brasil! Nosso ecossistema de comércio digital agradece vocês por tanto carinho e dedicação.”

Marcelo Carvalho, Head de Business Solutions LATAM na aunica, destacou: “Este encontro anual reúne uma indústria aficcionada por performance e inovação, e foi exatamente isso que encontramos na edição de 2024. Desde uma palestra cheia de conhecimento com o incrível Prof. Miguel Nicolelis até uma área de exposições repleta de empresas trazendo novidades e bons profissionais para networking. Espero por 2025.”

Priscila Santos, COO & Customer Success Director na aunica, deu seu depoimento sobre o congresso: “O Fórum E-commerce Brasil 2024 superou todas as expectativas, mostrando como o Brasil está avançando rapidamente no cenário global do comércio digital. As palestras e painéis trouxeram insights sobre temas atuais como inteligência artificial, personalização de experiência do cliente e estratégias omnichannel. Além desses tópicos, as discussões sobre sustentabilidade e inclusão digital destacaram a responsabilidade do setor em promover um comércio eletrônico mais ético e acessível.”

Thiago Roxo, Business Development na aunica, participou pela primeira vez do Fórum e disse: “Participar pela primeira vez do Fórum E-commerce Brasil foi extremamente enriquecedor. Este evento permitiu absorver valiosos conhecimentos sobre inovações e tendências do comércio digital. As palestras e o networking com outros profissionais foram destaques, especialmente as discussões sobre Inteligência Artificial e novas tecnologias.”

Fonte: ADNEWS