sábado, 17 de agosto de 2024

A revolução da publicidade: como a tecnologia e o uso de dados estão transformando a forma como as empresas anunciam

Imagem: reprodução


Especialista explica que a partir de tecnologias como machine learning e inteligência artificial, as empresas podem criar experiências únicas e relevantes para cada consumidor

Se você possui uma rede social, provavelmente já recebeu uma sugestão de anúncio que parecia ter sido criada especialmente para você, no momento exato em que mais precisava. Em um mundo cada vez mais digitalizado, essa realidade está se tornando comum e promete ir além dessas plataformas. Recentemente, a United Airlines anunciou uma nova estratégia de publicidade personalizada a bordo de seus voos, oferecendo propagandas direcionadas com base no perfil de cada passageiro. Mas como as empresas conseguem conhecer as preferências de cada consumidor?

De acordo com Marcell Rosa, Gerente Geral e Vice-Presidente de Vendas na América Latina da Clevertap, plataforma de marketing digital especializada em retenção e engajamento de usuários, a tecnologia por trás dessa personalização inclui o uso de algoritmos avançados de machine learning e inteligência artificial (IA), que analisam uma vasta quantidade de dados para identificar padrões e preferências dos usuários: “Esses insights são utilizados para adaptar o conteúdo publicitário de maneira precisa e eficiente, garantindo que cada indivíduo receba mensagens que sejam relevantes para seus interesses e necessidades”. 

Um estudo da McKinsey and Company apontou que 71% dos consumidores esperam interações personalizadas e 76% se decepcionam quando elas não acontecem. Para Marcell, a abordagem da companhia aérea exemplifica como o conhecimento e o uso avançado de tecnologia e dados podem revolucionar a experiência do consumidor e maximizar o impacto das campanhas publicitárias: “A personalização é o futuro do marketing. Com o acesso a dados em tempo real e insights detalhados sobre o comportamento dos consumidores, as empresas podem criar experiências únicas e relevantes para cada cliente. No caso da United Airlines, essa estratégia não apenas melhora a experiência do passageiro, mas também aumenta a eficácia das campanhas publicitárias, direcionando mensagens específicas para o público certo no momento certo”, explica. 

Para oferecer a personalização, a United Airlines considera informações como a cidade de residência dos passageiros, seus destinos de viagem, faixa etária e a classe em que estão voando. “Além dos aspectos técnicos, a personalização é uma forma de criar uma conexão mais humana e próxima com os passageiros. Ao entender melhor o perfil de cada cliente, a companhia não só pode oferecer conteúdos mais relevantes, mas também demonstrar que compreende e valoriza as necessidades e preferências individuais. Essa atenção aos detalhes ajuda a transformar uma simples viagem em uma experiência mais acolhedora e personalizada, fazendo com que os passageiros se sintam cuidados e especiais”, conta.

Imagens: geradas por IA


Essa revolução na publicidade não se limita apenas ao setor aéreo, navegando desde o setor financeiro até o varejo e outras indústrias. Isso porque a personalização aumenta a satisfação do cliente e tambémeleva as taxas de conversão e fidelização. De acordo com um estudo da Clevertap, marcas que adotam IA podem aumentar as conversões em quatro vezes.

Marcell Rosa também destaca que, em um mercado cada vez mais competitivo, a capacidade de oferecer mensagens personalizadas e relevantes é um diferencial crucial para o sucesso das marcas. "As empresas que adotam uma abordagem centrada no consumidor e utilizam tecnologias avançadas para entender e atender seus clientes estão se destacando no cenário atual. A publicidade personalizada enriquece a experiência do usuário e proporciona às marcas uma oportunidade única de construir relacionamentos mais profundos e significativos com seu público-alvo", conclui o executivo.

Sobre a CleverTap

CleverTap é uma plataforma completa de envolvimento do cliente que ajuda as marcas a personalizar e otimizar todos os pontos de contato do consumidor para melhorar o engajamento, a retenção e o valor de vida útil do usuário. A plataforma capacita as empresas a orquestrar experiências para indivíduos em seus ciclos de vida e projetar jornadas personalizadas que duram toda a vida. Ela oferece análises que abrangem todos os aspectos do ciclo de vida, permitindo que as empresas avaliem e otimizem cada experiência em tempo real. Sua capacidade única de IA é perspicaz, empática e prescritiva, facilitando decisões mais inteligentes e rápidas. A plataforma tudo-em-um unifica as experiências de todos os pontos de contato, abrindo caminho para uma nova era de envolvimento do cliente.

A CleverTap tem a confiança de 2.000 clientes e está sediada em São Francisco, Califórnia, com presença em Nova York, Cidade do México, São Paulo, Bogotá, Londres, Amsterdã, Sofia, Dubai, Mumbai, Bangalore, Cingapura e Jacarta.

 Para mais informações, visite CleverTap.com ou siga no LinkedIn e X.


Fonte: NR-7 Comunicação / Pedro Zago