terça-feira, 12 de março de 2024

Helisul se torna a primeira operadora de helicópteros no mundo a implantar uma frota aprimorada por IA

Foto: reprodução / divulgação

A Helisul Aviação irá equipar sua frota com o sistema visual de alerta de tráfego da Daedalean, com novas funcionalidades que vão além de radar ou transponders

A Helisul Aviação, maior operadora de helicópteros monoturbina civis da América Latina, e a Daedalean, desenvolvedora de aplicativos baseados em inteligência artificial (IA) para consciência situacional com sede na Suíça, anunciaram no último mês, durante a HAI HELI-EXPO 2024, evento anual da Helicopter Association International, que a Helisul selecionou o sistema de alerta de tráfego PilotEye da Daedalean para equipar sua frota. 

O PilotEye da Daedalean é um sistema de consciência de tráfego com ADS-B (Transponder de Precisão) habilitado para IA para a detecção visual de tráfego não cooperativo. Sob os termos do acordo, o PilotEye se tornará o primeiro sistema habilitado por IA a ser instalado em uma frota inteira de aeronaves. 

A Helisul irá modernizar seus helicópteros Airbus AS350 com IA e atuará como parceira de MRO (manutenção, reparo e revisão geral de aeronaves) da Daedalean atendendo toda a América Latina para futuras instalações e manutenção do sistema.

“A Helisul sempre busca aproveitar o que há de melhor em tecnologias inovadoras que estejam alinhadas ao seu compromisso com a segurança”, disse Humberto Biesuz, Superintendente Executivo da Helisul. “Estamos orgulhosos de adotar o sistema de IA da Daedalean e de nos tornarmos a primeira operadora de helicópteros a apresentar a cabina de comando mais avançada do setor. Vemos um grande potencial na utilização dos sistemas de assistência ao piloto da Daedalean para melhorar ainda mais a segurança das nossas operações.”

O PilotEye da Daedalean – desenvolvido em colaboração com a Avidyne – é um sistema de consciência de tráfego aprimorado. Ele mescla ADS-B com imagens de vídeo em tempo real, alimentadas por câmeras montadas nas aeronaves, por meio de um computador de bordo que processa como uma rede neural. O modelo machine-learned da Daedalean é capaz de reconhecer todos os tipos de perigos aéreos, incluindo pássaros, drones, planadores, parapentes e outros objetos de voo não equipados com transponders.

Atualmente, o sistema avança no processo de certificação junto à Agência Federal de Aviação dos EUA (FAA), com validação simultânea pela Agência de Segurança da Aviação da União Europeia (EASA). A Daedalean também fornecerá o suporte necessário para a integração do seu sistema na frota da Helisul, bem como apoiará as etapas para a certificação pela Agência Nacional de Aviação Civil do Brasil (ANAC).

Com esta parceria, a Helisul se torna o primeiro cliente do PilotEye da Daedalean, permitindo à empresa ganhar experiência inicial com o sistema. A Helisul também poderá coletar dados em situações e ambientes específicos para seus projetos e serviços, como busca e salvamento. Esses dados permitirão que a Daedalean personalize seus algoritmos de acordo com as necessidades da Helisul.


Foto: reprodução / divulgação

“Este acordo permite que a Daedalean demonstre os benefícios de suas tecnologias inovadoras desde o primeiro dia”, afirmou a Dra. Yemaya Bordain, Presidente da Daedalean para as Américas. “Estamos entusiasmados em contribuir para a segurança das operações da Helisul, bem como em desenvolver em conjunto o sistema para criar o que chamamos de Inteligência Situacional, que é a capacidade do sistema não apenas de reconhecer o ambiente, mas de antecipar riscos futuros. Por meio desta colaboração, tanto a Helisul quanto a Daedalean poderão fazer grandes avanços em termos de segurança nos céus.”

Sobre a Helisul 

A empresa brasileira Helisul atua no mercado de aviação há 51 anos. Fundada em Foz do Iguaçu, é uma das maiores operadoras de helicópteros da América Latina. Com mais de seiscentos funcionários, possui uma frota de 55 aeronaves, 24 hangares e 14 bases espalhadas pelo Brasil. O portfólio da organização abrange um amplo espectro de serviços aéreos especializados (SAE) com helicópteros e aviões; hangar e suporte terrestre para aeronaves de terceiros (FBO); manutenção, gerenciamento e fretamento de aeronaves; transporte aeromédico e voos panorâmicos. A Helisul é um Centro de Serviços certificado pela Airbus, Safran, Rolls Royce e StandardAero e é revendedora oficial no Brasil da BLR e Garmin. Em 2020, a Helisul foi uma das primeiras empresas brasileiras a firmar parceria com a EVE Urban Air Mobility, da Embraer, para aquisição de 50 eVTOLs (veículos elétricos de pouso e decolagem vertical). Além disso, foi a operadora oficial no Brasil durante a simulação de voo desses veículos durante o EVE Rio Experience no final de 2021. Em 2022, a empresa lançou sua divisão de aeronaves pilotadas remotamente para atender o mercado de drones para inspeção industrial e patrimonial de energia, logística, segurança e monitoramento remoto. Em 2023, inaugurou seu sétimo heliponto para voos panorâmicos em parceria com o Beto Carrero World em Penha, Santa Catarina, no sul do Brasil.

REDES: LINKEDIN - FACEBOOK - INSTAGRAN

Sobre a Daedalean

A Daedalean desenvolve sistemas aviônicos baseados em machine learning para as aeronaves civis atuais e para a mobilidade aérea avançada do futuro. A empresa, com escritórios na Suíça, na UE e nos EUA, tem uma equipe de mais de 150 pessoas, incluindo 16 PhDs e 18 pilotos, com experiência em machine learning, engenharia de software de nível aeronáutico, testes de voo, avaliação de segurança e certificação. As aplicações desenvolvidas pela Daedalean incluem non-GNSS (posicionamento e navegação sem a ajuda do sistema global de satélites), orientação de pouso para aeronaves de asa fixa e orientação de pouso vertical para aeronaves com rotor. A empresa estabeleceu parcerias com reguladores da aviação e publicou relatórios conjuntos com a EASA e a FAA, abrindo caminho para a certificação de sistemas de Inteligência Artificial para aplicações de aviação essenciais para a segurança.

REDES: LINKEDIN - X - YOUTUBE


Fonte: apexagencia / Carol Veiga