sexta-feira, 15 de dezembro de 2023

Como mulheres imaginam seus parceiros ou parceiras ideais? Estudo analisa

Imagem: reprodução
Pesquisa com 20 mil solteiras que são heterossexuais, lésbicas ou bissexuais sugere que as mulheres mais velhas tendem a aceitar indivíduos de faixa etária mais ampla; saiba mais.

Como será que as mulheres – sejam heterossexuais, bissexuais ou lésbicas – imaginam seus parceiros ou parceiras dos sonhos? Um novo estudo avaliou isso em mais de 20 mil solteiras de 18 a 67 anos vindas de quase 150 países.

A pesquisa liderada pela Universidade de Göttingen, na Alemanha, foi conduzida por meio de um questionário online para averiguar se o cônjuge ideal das mulheres mudava conforme a faixa etária delas. Os resultados foram publicados em 26 de setembro na revista Human Nature.

Os pesquisadores da Universidade de Göttingen colaboraram com especialistas da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, e da Queen’s University Belfast, na Irlanda do Norte, para analisar o questionário respondido pelas participantes, que utilizam o aplicativo de saúde feminina CLUE.

As entrevistadas (entre elas, héteros, bissexuais e lésbicas) avaliaram a importância de atributos como atratividade, bondade e apoio, segurança financeira e sucesso, bem como educação e inteligência, em seus parceiros ou parceiras. Também foram questionadas sobre a faixa etária ideal para seus pretendentes.

O papel da idade nas preferências foi minuciosamente investigado. A maioria dos gostos, incluindo a preferência por um parceiro gentil e solidário, foi consistentemente importante, independentemente da idade das mulheres.

No entanto, o estudo revelou ligações entre a idade delas e algumas preferências específicas. "O que foi especialmente interessante para nós é que, para mulheres heterossexuais até os 28 anos, a importância do parceiro ideal querer ser ou se tornar pai permaneceu igualmente alta, mas diminuiu a partir desse ponto", destaca Laura Botzet, do Departamento de Psicologia da Personalidade Biológica da Universidade de Göttingen, em comunicado.

Conforme observa Botzet, teorias evolutivas e pesquisas psicológicas sobre o "relógio biológico" teriam sugerido uma diminuição posterior na importância dada pelas mulheres a esse requisito de paternidade. Ou seja, entre os 40 e 50 anos, quando as mulheres se aproximam do fim de sua fase reprodutiva.


"Essa diminuição inesperada mais cedo pode estar relacionada a mudanças nos planos de vida, com mulheres mais jovens reavaliando metas familiares, enquanto mulheres mais velhas, que já têm filhos, priorizam diferentes aspectos de seu relacionamento", explica a pesquisadora. "O padrão variou de acordo com a orientação sexual, indicando potencialmente diferentes atitudes em relação aos próprios filhos entre os grupos."

 

Além de se importarem menos se seu parceiro ou parceria gostaria de ter filhos, as mulheres de idade mais avançada entrevistadas tendiam a preferir pessoas mais confiantes e assertivas e tendiam a aceitar companheiros ou companheiras de uma faixa etária mais velha do que a delas — porém, mostraram aceitar especialmente aqueles mais jovens que elas.


"O amor, ao que parece, não é completamente atemporal; é matizado", observa Botzet. "A idade de uma mulher está relacionada a certos aspectos do parceiro desejado, como a preferência por parceiros com intenções parentais mais fortes ou a idade ideal de um parceiro. Esses deslumbres são empolgantes porque desafiam noções convencionais de como a idade está ligada à forma como as mulheres imaginam o parceiro ou parceira dos seus sonhos".

 

Fonte: revistagalileu


Leia também: