Foto: reprodução |
O 1º Seminário Interinstitucional sobre Direito, Instituições, Segurança e Políticas Públicas, fruto de parceria entre Ministério Público, Assembleia Legislativa e demais instituições ligadas ao tema, foi realizado no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ), na sexta-feira (1º). A iniciativa objetivou discutir técnicas especializadas sobre a segurança pública no estado.
O chefe do Gabinete Militar da Alema, coronel Emerson Bezerra, destacou a relevância do debate. “O Legislativo Maranhense, através da Escola do Legislativo e com o apoio da presidente, deputada Iracema Vale (PSB), tem fomentado diversos debates de interesse social. Eu creio que todos juntos, trabalhando e discutindo, podemos resolver o problema de segurança pública do Maranhão”, enfatizou.
O supervisor administrativo da Escola do Legislativo (Elema), Luís Trabulsi, afirmou que a Assembleia tem incluído diversos temas de interesse público para serem debatidos através de cursos e seminários oferecidos pela escola.
“Estamos muito felizes em apoiar esse seminário voltado aos servidores da Alema e para o público externo, em especial, os estudantes do Curso de Formação de Oficiais, da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), uma vez que é muito importante discutirmos o papel da polícia no enfrentamento da violência no nosso estado”, explicou.
Durante o seminário, os participantes assistiram a palestras sobre temas atuais, sensíveis e urgentes, como a real situação das facções no Maranhão, o combate à violência contra a mulher e o feminicídio, entre outros.
Senso crítico
O promotor de justiça e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito e Instituições do Sistema de Justiça da UFMA, Paulo Roberto Ramos, foi um dos palestrantes. Segundo ele, é crucial fomentar o debate e senso crítico sobre segurança pública nos participantes.
“A violência é uma temática que preocupa muito o cidadão em modo geral. E é muito importante discutirmos sobre a interação entre a polícia, as instituições de segurança pública e a própria sociedade, porque só por meio dessa conexão, dessa relação de confiança mútua entre esses setores que a violência poderá ser enfrentada de maneira mais adequada e a população poderá, dessa forma, se sentir protegida”, disse.
Um dos participantes do seminário, cadete da PM/MA Leandro Schalcher, afirmou que é extremamente significativo que oficiais da Polícia Militar do Maranhão tenham contato extra-acadêmico, principalmente com os órgãos responsáveis pela segurança pública.
“Esse contato interinstitucional é positivo para ambas as partes, principalmente a sociedade, uma vez que, à medida que a gente vai tendo esse contato, essa interação, nós vamos chegando a novos conhecimentos para melhor atender a população”, finalizou.
Fonte: ALMA