quinta-feira, 7 de setembro de 2023

illycaffè e Instituto Assaí combatem o desperdício alimentar fornecendo refeições a pessoas socialmente vulneráveis

Imagem: reprodução
illycaffè se une a Food For Soul para combate ao desperdício e a insegurança alimentar

O apoio vai ajudar a desenvolver novos espaços comunitários e expandir o número de refeições servidas a comunidades.

A illycaffè vai passar a apoiar a Food For Soul, uma organização sem fins lucrativos fundada pelo chef Massimo Bottura e Lara Gilmore. Com compromisso firmado por quatro anos, a empresa apoiará os esforços da organização como “Curadora do Amanhã”, fornecendo ajuda financeira para a expansão do projeto Refettorio.

A iniciativa da Food For Soul foi criada em 2015 para reduzir o desperdício e a insegurança alimentar, recuperando alimentos globalmente para fornecer refeições nutritivas para pessoas socialmente vulneráveis.

O apoio da illycaffè vai ajudar a desenvolver novos espaços comunitários e expandir o número de refeições servidas a comunidades, evitando o desperdício de mais de 60 toneladas de alimentos por ano. A marca também vai doar café e outros produtos para a Rede de Aprendizagem da iniciativa, criada para facilitar o diálogo e a troca de ideias entre os parceiros da organização em todo o mundo.


“Estamos entusiasmados com o fato de a illy se juntar à família global de apoiadores da Food For Soul. Os seus compromissos sociais e ambientais contínuos, juntamente com os nossos valores partilhados, irão alimentar o nosso trabalho de desenvolvimento, expandir o nosso impacto e contribuir para o avanço da cultura”, comemora Lara Gilmore, presidente da Food For Soul.

 

Crescimento

A tradicional torrefadora italiana illycaffè registrou receita consolidada de 567,7 milhões de euros (cerca de US$ 618 milhões) em 2022, um aumento recorde de 13,6% em comparação com 2021, a maior taxa de crescimento em dez anos, apesar do contexto macroeconômico incerto e complexo.

Com a inflação crescente, 2022 também apresentou aumentos nos custos das matérias-primas, informa a companhia em comunicado. O resultado líquido do grupo foi de 14,2 milhões de euros (US$ 15,25 milhões), um aumento de 18,9% em relação a 2021, excedendo as expectativas.

Instituto Assaí soma mais de mil toneladas de alimentos doados no primeiro semestre

Imagem: reprodução
Quantidade é suficiente para ajudar a compor mais de 2 milhões de refeições.

O Instituto Assaí, organização responsável pelo investimento social do Assaí Atacadista, soma mais de mil toneladas de alimentos doados no primeiro semestre deste ano. A quantidade é suficiente para contribuir com a composição de mais de 2 milhões de refeições.

As doações foram destinadas a pessoas em situação de vulnerabilidade social por meio da parceria do atacadista com ONGs nas cinco regiões brasileiras, que são responsáveis pela distribuição dos alimentos, especialmente nas comunidades do entorno onde estão localizadas as suas mais de 270 lojas.

Apenas no Estado de São Paulo, onde o Assaí conta com 104 lojas em funcionamento, foram doadas entre janeiro e junho mais de 480 toneladas de alimentos.

Atuação do Instituto Assaí

O Instituto Assaí foi criado há quase um ano e atua em três frentes de trabalho: Empreendedorismo, Segurança Alimentar e Esportes.

Os produtos, além de serem destinados a famílias impactadas por situações emergenciais, como é o caso de catástrofes naturais, também contribuem com o incremento das refeições em creches, asilos e outras entidades sociais, por meio do Programa Destino Certo, projeto da companhia que visa separar frutas, verduras e legumes sem valor comercial, mas em perfeito estado para consumo. Assim, os alimentos auxiliam tanto para o combate à fome, quanto na redução do desperdício alimentar.

Ainda no pilar de Segurança Alimentar, o Instituto Assaí planeja dar início nos próximos meses a um projeto de fortalecimento das cozinhas comunitárias para distribuição de refeições prontas, com organizações sociais nas regiões Sudeste, Norte e Nordeste do País.

Na frente de Empreendedorismo, o instituto encerrou a fase regional da 6ª Edição do Prêmio Academia Assaí, voltado para micro e pequenos empreendedores do ramo alimentício. O prêmio visa desenvolver e capacitar os pequenos negócios a se tornarem mais estruturados e perenes. Dos mais de 20 mil inscritos, foram selecionados 6 vencedores em cada uma das cinco regiões brasileiras. Agora, os 30 vencedores regionais se classificaram para a etapa nacional, que será realizada em São Paulo, no mês de outubro.

No eixo de Esportes, o Instituto Assaí lançou, no mês passado, seu primeiro Edital “Esporte e Cidadania”, com o objetivo de possibilitar que, a partir do apoio, as organizações selecionadas sejam capazes de fortalecerem suas práticas e articularem novas parcerias para consolidar e manter a continuidade das atividades. As inscrições foram encerradas e agora o edital irá selecionar até 50 instituições das regiões Norte e Nordeste e da Região Metropolitana de São Paulo.

Fonte: mercadoeconsumo


Leia também: