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A ação integra o programa ‘Trânsito Livre’ e está sendo executada pelas secretarias municipais de Trânsito e Transportes (SMTT), de Obras e Serviços Públicos (Semosp), com o apoio das secretarias municipais de Inovação e Projetos Especiais (Semispe), de Urbanismo e Habitação (Semurh), Meio Ambiente (Semmam) e Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur).
Trata-se da maior obra de mobilidade já realizada em São Luís e resultará em melhorias significativas na mobilidade urbana, eliminando congestionamentos em uma das áreas mais críticas da cidade.
"Essa é a oitava obra do programa Trânsito Livre na cidade de São Luís. Cidade inteligente tem que ter solução inteligente. Todas as intervenções do programa acontecem de forma rápida, sem causar muitos transtornos à população, e tudo isso é feito com recursos do Município de São Luís, mostrando nossa responsabilidade financeira com o dinheiro público. Esse trabalho está acontecendo em diversos pontos e veremos cada vez mais obras e benefícios chegando para todos os cidadãos da nossa cidade”, destacou o prefeito Eduardo Braide, agradecendo a todas as equipes, secretarias e trabalhadores civis da obra.
A rotatória está localizada no ponto de interseção de duas avenidas de grande importância, a Avenida Collares Moreira e a dos Holandeses, e também recebe o tráfego vindo da Avenida Carlos Cunha. A execução da obra encerrará as intervenções no trânsito na Avenida dos Holandeses, onde outros quatro trechos já foram concluídos.
Esta será a quinta rotatória suprimida pelo programa Trânsito Livre. As intervenções do programa incluíram a eliminação da rotatória da Cohab-Anil; a terceira rotatória da Avenida dos Holandeses, próxima ao Shopping do Automóvel; a retirada da rotatória do Golden Shopping, e implantação de um cruzamento entre a Avenida dos Holandeses e Avenida Avicenia, bem como a extinção da rotatória do Caolho e melhorias no trecho do Barramar.
O prazo estabelecido para a conclusão das operações, inicialmente fixado em seis meses, pode ser cumprido antes, segundo o secretário da Semosp, David Col Debella. O titular da Semosp, também falou da ação, que é mais uma das várias espalhadas pela cidade.
“Hoje a gente está com mais de vinte frentes de serviço incluindo os programas Trânsito Livre e Asfalto Novo. A gestão do prefeito Eduardo Braide ouve a população e busca alternativas para que obras como essa possam acontecer. Hoje, iniciamos uma jornada que já vem sendo planejada há mais de um ano e vamos entregar essa obra para dar maior mobilidade e melhorar a vida de milhares de cidadãos de São Luís”, garantiu o secretário.
Todo o planejamento para a execução do trabalho é uma iniciativa conjunta. A secretária da Semispe, Verônica P. Pires, lidera o departamento responsável por pensar inovações e considerar o contexto da obra, desde a urbanização dos espaços até a implementação de soluções inteligentes que agregam valor ao projeto. Ela destaca o compromisso da equipe em ouvir todas as partes envolvidas.
"Damos uma atenção especial à colaboração e ao diálogo. A gestão do prefeito Eduardo Braide trabalha junta, ouvindo todos os agentes envolvidos com o objetivo de construir soluções que atendam às necessidades e tragam benefícios reais para a cidade. Assim como já fizemos nas obras já entregues, esta é mais uma conquista para a população de São Luís”.
Intervenções
Como ficará - Imagem: divulgação / reprodução |
As intervenções planejadas incluem a implementação de um novo sistema viário que melhorará significativamente o fluxo de tráfego, reduzindo atrasos e aprimorando a experiência de deslocamento para os cidadãos que passam diariamente pelo trecho. O novo traçado eliminará a antiga configuração da rotatória e envolverá a instalação de sinalização vertical e horizontal, resultando em uma reorganização completa do fluxo de veículos na área e nas vias do entorno.
Assim, o fluxo de quem vem do bairro Olho d'Água e Golden Shopping será direcionado para a Avenida Collares Moreira. Com isso, haverá a implantação de sentido único de fluxo e inversão dos fluxos de tráfego em frente à Igreja São Luís Rei de França (bairro Calhau), local onde o tráfego será direcionado para a Avenida Sambaquis.
Esse trecho passa a ser de sentido único, desde a Avenida Colares Moreira, passando pela igreja, seguindo pela Avenida Sambaquis até a Associação do Ipem. Nesse ponto, segue ainda sentido único para a Avenida dos Holandeses, saindo na altura da agência do Banco do Brasil. O condutor pode seguir o fluxo livre, tanto no sentido bairro Ponta d'Areia como voltar no sentido Comando Geral. Essa modificação se destina a quem vem do Olho d'Água, sentido Ponta d'Areia ou para quem vai para as avenidas Collares Moreira ou Carlos Cunha.
Para os motoristas que vêm do bairro Ponta d'Areia em direção ao Comando Geral, será possível seguir à direita para a Avenida Colares Moreira (sentido Shopping Tropical) ou para a Avenida Carlos Cunha (Viaduto do Trabalhador).
Já quem vem da Ponta d'Areia e vai seguir para a Avenida dos Holandeses, segue para a Rua Búzios (ao lado da Caixa d'Água). Esta via passará de duas para quatro faixas de fluxo de sentido único, com ligação com a Avenida dos Holandeses, na nova configuração, permitindo o acesso à avenida, tanto para quem vai no sentido Golden Shopping como para quem volta no sentido Calhau-Ponta d'Areia.
O fluxo para o condutor que vem da Avenida Carlos Cunha, com a atual configuração viária, também seguirá pela Rua Búzios (ao lado da Caixa d'Água) e sai na Avenida dos Holandeses, seguindo para a esquerda (Ponta d'Areia) ou para a direita (Golden Shopping-Olho d'Água).
Aprovação
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Quem utiliza o trecho diariamente elogiou a iniciativa do prefeito Eduardo Braide, diante da necessidade histórica do fim da rotatória para melhorar o fluxo na região. “Essa era a intervenção mais aguardada das últimas décadas e o prefeito resolveu fazer”, falou a advogada, Priscyla Freitas.
“Que notícia boa. Ficava me perguntando: 'será que ninguém vê o caos que é essa rotatória?', e agora o prefeito olha para esse trecho. Parabéns”, comemorou a dona de casa, Ednolia Matias.
Redução dos Transtornos
A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) vai adotar medidas para minimizar os transtornos durante o período das obras na região da rotatória da PM. Com o intuito de assegurar a fluidez do tráfego e a segurança de condutores e pedestres, a SMTT vai demarcar todo o local e intensificar a presença dos agentes de trânsito, principalmente nos horários de maior movimento.
O secretário da SMTT, Diego Rodrigues, ressaltou a importância dessas ações para garantir a fluidez e a segurança da área.
"Nosso objetivo é diminuir ao máximo os transtornos em todo o período das obras, por isso os agentes de trânsito irão disciplinar o tráfego de veículos, orientar condutores, garantindo mais segurança para todos”.
Presentes à solenidade os vereadores, Francisco Chaguinhas (Podemos), vice-presidente da Câmara Municipal; e Daniel Oliveira (PL), líder de governo na Câmara, falaram da importância das intervenções para a cidade.
“Contra trabalho não há argumento e o prefeito não mostra apenas palavras, mas ações concretas que vêm fazendo diferença na vida das pessoas. Essa aqui é a maior obra de mobilidade da nossa cidade. São milhares de carros que passam aqui por dia. Eu tenho certeza de que o seu trabalho está sendo reconhecido por cada cidadão da nossa cidade. Parabéns”, enfatizou Daniel Oliveira.
“São Luís é uma das capitais brasileiras que têm o maior volume de obras no Brasil e essas obras do Trânsito Livre representam a modernidade para nossa cidade. Tudo isso é fruto dessa gestão que impacta positivamente toda a sociedade”, completou Chaguinhas.
A solenidade contou também com as presenças da vice-prefeita, Esmênia Miranda; dos secretários Emílio Murad (Governo), Igor Almeida (Secom), Marco Duailibe (Secult), Romário Barros (Semdel), Lúcia Marques (Semcas), Karla Lima (Semmam), Octávio Augusto (Semad), Liviomar Macatrão (Semapa), Caroline Marques Salgado (Semed), Felipe Falcão (Semit), Joel Nunes (Semus), Nirvana Anchieta (Semsa), Marcos Affonso (Semusc), Érica Garreto (Semurh); Sérgio Motta, procurador-geral do Município; os subprefeitos do Centro e da Zona Rural, Maurício Itapary e Dilmar Araújo, respectivamente; Kátia Bogea (presidente da Fumph); Manuella Oliveira (presidente do IPAM); Walber Filho (presidente do Impur); Felipe Mussalém (presidente da Amdes); o secretário adjunto da Secult, Henrique Almeida; secretário adjunto de Administração e Gestão de Pessoas da Semed, Maurício Hiluy; Leilane Alves, assessora técnica da Semosp; o diretor do Lacen, Luís Fernando Ramos; o deputado estadual, Fernando Braide (PSD); o vereador Dr. Gutemberg (Republicanos); os suplentes de vereadores Barbosa Lages (PDT) e Manoel Filho (Avante); Marcos Paulo representante da Edeconsil; além de equipes da Semosp, líderes comunitários e trabalhadores civis.
Fonte: agenciasaoluis