quarta-feira, 9 de agosto de 2023

Prefeito Eduardo Braide entrega escolas requalificadas na Vila Palmeira e Tibiri como início das comemorações dos 411 anos de São Luís

Imagem: reprodução

O prefeito Eduardo Braide deu início às comemorações dos 411 anos de São Luís com a entrega de um pacote de obras de reforma e requalificação de mais 20 escolas da rede municipal de ensino da capital, por meio do programa Escola Nova, da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

A ação integra uma série de inaugurações, lançamentos de programas e festividades que ocorrerão nos meses de agosto e setembro, como parte do calendário comemorativo pelo aniversário da cidade, dia 8 de setembro.

Duas unidades de Educação Básica (UEBs) já foram inauguradas. A primeira foi a escola Maria de Jesus Carvalho, situada na Vila Palmeira, entregue na quinta-feira (3). A segunda, na Zona Rural, foi a UEB Nossos Amiguinhos, na última sexta-feira (4).  


“Esse é um trabalho de reconstrução da nossa educação e que, nesta etapa, contempla um total de 20 escolas da nossa rede municipal de ensino. Além dessas entregas, vamos ter uma série de outros presentes para a educação, para a saúde, infraestrutura e para todas as áreas do Município. Mês que vem é aniversário de São Luís, mas os presentes já começam a chegar agora. Com o programa Escola Nova, as reformas foram planejadas para as férias, para não atrapalhar as aulas dos nossos alunos e agora eles podem desfrutar de um ambiente acolhedor, seguro e digno”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

 

Para a secretária municipal de Educação, Caroline Marques, a transformação da educação de São Luís passa pela requalificação em sua estrutura e, também, pelo retorno da credibilidade no ensino-aprendizagem.  


“Nós temos o testemunho de gestores, de professores de mães de estudantes que reconhecem esse trabalho, além dos nossos alunos, que ficam com os olhos cheios de euforia e de alegria por estarem em um ambiente que realmente merecem, que tem todos os elementos para garantia desse desenvolvimento integral, para que de fato se construa essa educação pautada em qualidade e na oportunidade de aprendizagem dos nossos estudantes", frisou Caroline Marques. 

 

“Começamos mais uma etapa de entrega de escolas totalmente reformadas como presente de aniversário da cidade. Serão mais 20 escolas do pacote de obras que temos executado desde o início da gestão, pelo programa Escola Nova, com novo design, todas climatizadas, e trazendo para nossa população um ambiente para que a educação possa prosperar e ser realizada com nossas crianças de forma mais efetiva e com melhores resultados”, explicou o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, David Col Debella.

Requalificação da UEB Maria de Jesus Carvalho

A escola, que atende a 82 crianças na Educação Infantil, nos turnos matutino e vespertino, com salas de creche e infantil, recebeu melhorias na brinquedoteca, salas de aula, refeitório, playground, pátio e secretaria.

Além disso, foi feita a retirada das grades e a construção do muro ao redor do prédio, que proporciona uma área para as crianças brincarem com segurança e privacidade. A unidade está totalmente climatizada, com um novo espaço de aprendizagem criativa na brinquedoteca, com jogos pedagógicos diversos, para um desenvolvimento integral das crianças, garantindo maior conforto e qualidade na aprendizagem.

Entre os serviços, estão a execução de alvenaria, de muro contorno da escola, de intertravado e abrigo de gás; novos revestimentos cerâmicos; revisão de cobertura; serviços de requalificação de reboco e emassamento para nova pintura da unidade; execução de pintura interna e externa; instalação de esquadrias e portas em vidro temperado fumê; luminárias, ventiladores e troca de tomadas; instalações de ar-condicionados; adequações de acessibilidade, como a instalação de barras em banheiro PCD; e execução de paisagismo.

A aposentada Filomena Brito Frota, que trabalhou durante 17 anos na escola, e é moradora da comunidade, contou que esperou por muitos anos de trabalho pela reforma do local e hoje conseguiu ver um sonho realizado.

“Eu estou muito grata, muito feliz porque há muito tempo eu esperava por essa reforma. Graças a Deus consegui e fico muito grata pelos serviços que o prefeito Eduardo Braide fez para nossa comunidade” disse Filomena.

Quem hoje vive a rotina educacional na escola reconhece o trabalho de qualidade feito na sua reconstrução.


“Estou muito feliz por participar da história da reconstrução dessa escola que essa comunidade ganhou. A palavra que tenho é só de gratidão. Estou 15 anos na rede, 9 sendo gestora e nunca tinha visto uma reforma igual. Então, a gente precisa agradecer e reconhecer que o trabalho feito aqui foi muito bem feito”, declarou a gestora da escola, Adriana Barbosa Campos.

 

A felicidade também está estampada nos rostos das mães que veem a oportunidade de seus filhos poderem usufruir de um ambiente completamente reestruturado.

“Estou muito feliz com a reforma da escola. Aqui, desde quando meu filho, que é autista, começou a estudar, ele foi bem acolhido. Vendo a escola como ela era e pelo que ela é hoje, eu fico muito feliz”, afirmou Nelcilene Soares Muniz.

Tibiri

Localizada na Zona Rural, a UEB Nossos Amiguinhos, que atende a 170 estudantes da Educação Infantil, nos turnos matutino e vespertino, teve a sua reinauguração feita pelo prefeito Eduardo Braide na sexta-feira (4), com a presença de diversas autoridades. A unidade aguardava há uma década uma reestruturação, e estava abandonada e sem condições de uso. 


“Quase 10 anos que essa escola estava fechada e foi toda reestruturada com dinheiro do Município. Além desta, teremos mais escolas entregues para a nossa Zona Rural. E o trabalho não vai parar por aqui, o Programa Escola Nova vai chegar em todas as unidades de ensino de São Luís”, enfatizou o prefeito Eduardo Braide.

 

A solenidade foi iniciada com a apresentação do coral com estudantes da Educação Infantil, trajando o novo fardamento escolar; em seguida, dois alunos entregaram uma lembrança confeccionada pelos estudantes da escola ao prefeito Eduardo Braide.

Fundada em 1971, a escola municipal era um espaço dividido por paredes de meia altura que permitiam ruídos e atrapalhava o desempenho dos estudantes nas salas de aula. Com o passar do tempo, a escola apresentou problemas elétricos e precariedade na sua estrutura física, resultando no abandono do prédio e realocação para um outro espaço alugado em 2012. Fechada por 10 anos, sem nenhuma melhoria, a unidade recebeu em dezembro de 2022 a ordem de serviço de reforma completa pelo prefeito Eduardo Braide, que, após 7 meses de obras, foi entregue totalmente reformada, simbolizando uma grande conquista e a realização de mais um sonho para a comunidade do Tibiri.


“Muito feliz com essa entrega. Essa unidade estava em situação de terra arrasada e essa condição me emocionou, pois eu sou mãe e não poderia conceber um espaço educacional nessas condições. Agradeço ao prefeito Eduardo Braide que nos dá todo o apoio e tem a educação como compromisso de primeira ordem de sua gestão”, declarou a secretária Caroline Marques.

 

A diretora da UEB, Maria Gorete, disse que este momento é fruto de muita luta e muita fé de que as melhorias chegariam.

“Essa é uma trajetória de luta em busca de uma escola nova e de qualidade. O que dizer deste momento: é muita gratidão por estarmos reunidos porque um dia acreditamos que essa escola não iria acabar. Agradeço ao prefeito Eduardo Braide por fazer parte dessa história e por ser sensível a esta situação, e ser sensível à Educação Infantil”.

Graziele Sodré, mãe de dois alunos que estudam na unidade, expressou sua gratidão não apenas pela reforma da escola, mas também pelo benefício adicional para a comunidade do Tibiri - dois ônibus escolares. A entrega desses dois transportes faz parte da frota escolar com mais 46 ônibus entregues este mês de agosto pelo prefeito Eduardo Braide para atender a Zona Rural.

“Eu falo em nome de todas as mães aqui presentes e agradeço por essa escola. É mais uma graça alcançada. Já tínhamos dado por perdida, mas graças ao prefeito nós conseguimos. Estou com meus dois filhos estudando aqui e agradeço ao transporte escolar que foi enviado para nossa comunidade. Nós moramos longe e passamos por essa dificuldade no transporte escolar, eu vinha do Rio do Meio e estou muito feliz”.

A unidade conta com estrutura de seis salas regulares, sala de recursos multifuncionais, banheiros infantis, secretaria, e com a reforma, ampliou mais um banheiro adulto, refeitório, rampa de acessibilidade na entrada e área de circulação.

Entre os serviços realizados, estão: colocação de nova mobília, jogos pedagógicos, climatização completa da escola, execução de nova alvenaria e revestimentos cerâmicos, revisão de cobertura contemplando impermeabilização, infraestrutura elétrica e hidráulica, infraestrutura hidrossanitária, serviços de requalificação de reboco e emassamento para nova pintura da unidade, execução de pintura interna e pintura externa,  instalação de forro pvc, esquadrias, luminárias e acabamentos elétricos; climatização completa da escola com ar-condicionados novos, adequações de acessibilidade, com rampas e corrimões; instalação de grades e paisagismo, construção de cozinha e refeitório.

Presente à inauguração, o vereador Domingos Paes, do Podemos, elogiou a gestão municipal pelo empenho e trabalho realizado em favor da Educação de São Luís. 

Domingos Paes mencionou que, após solicitar a obra de reforma, o prefeito Eduardo Braide prontamente atendeu ao pedido, tornando realidade o sonho de centenas de moradores da comunidade.


“Fiz o requerimento e o prefeito Eduardo Braide atendeu. Eu não poderia deixar de estar aqui, pois essa escola é um sonho dos moradores. Parabéns, prefeito Eduardo Braide, por ter atendido ao nosso pedido e ter feito essa escola para presentear essa comunidade”.

 

Imagens: reprodução / divulgação

 

Também participaram das solenidades, os secretários municipais de Trânsito e Transportes, Diego Rodrigues; de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Liviomar Macatrão; o controlador geral do Município, Sérgio Mota; a secretária adjunta da Semed, Gusmaia Mousinho; equipes da Semed e da Semosp, além das comunidades e de todo o corpo acadêmico das escolas.


Fonte: agenciasaoluis