quarta-feira, 30 de agosto de 2023

Conheça as campanhas premiadas pelo YouTube Works 2023

Imagem: reprodução

Premiação elege as campanhas que melhor performaram no YouTube, analisando o balanço entre a criatividade na plataforma, marcas e creators.

O YouTube Works Award 2023 revelou na terça-feira, 29, as campanhas ganhadoras da quarta edição da premiação. A divulgação dos vencedores aconteceu durante o Brandcast, evento direcionado ao mercado publicitário e a criadores de conteúdo.

O destaque dessa edição foi a Mondelez, que venceu três categorias, incluindo o prêmio principal Grand Play. A campanha vencedora foi “A-BIS-tinência”, criada pela David. Nesse sentido, o objetivo da marca era comunicar de forma espontânea os prazeres da geração Z.

Além disso, o YouTube Works Award reforça a estratégia de destaque entre a linguagem da plataforma e os caminhos criativos das agências. Confira a seguir os ganhadores da categorias do prêmio.

Em apresentação feita à imprensa, antes do início do Brandcast, o head de produtos de publicidade do Google e YouTube, Luciano Di Eugenio destacou que os dois atributos da plataforma que acabam sendo mais valiosos para os anunciantes são presença e atenção.


“Quando as pessoas procuram um vídeo no YouTube elas estão prestando a atenção, e isso é muito valioso para as marcas. Atualmente, atenção é  moeda mais valiosa da publicidade e, no YouTube, conseguimos falar de alcance com atenção.”, declarou.

 

Ganhadores brandcast do YouTube Works Awards 2023

Best Work with Creators
  • “O Sonho do Hexa está mais Vivo do que nunca”
  • Cliente: Vivo (Telefônica Brasil S/A)
  • Agência: VMLY&R Brasil Propaganda Ltda



Sendo patrocinadora da seleção e disposta a se conectar com essa paixão, a peça da Vivo uniu o sentimento das ruas e das redes, se tornando a campanha de destaque na categoria Best Work With Creators, que reconhece a criatividade e o diferencial de campanhas com criadores de conteúdo da plataforma.

Business Impact

  • A-BIS-tinência
  • Cliente: Mondelez
  • Agência: David The Agency
  • Uma das marcas de chocolate mais reconhecidas do Brasil, BIS apresentou a campanha



A categoria Business Impact reconhece a campanha que melhor fez uso do YouTube e de seus formatos de anúncio para construção de marca ou impulsionar as vendas. O papel da campanha era encontrar a linguagem e os formatos certos para falar com público jovem, destacando BIS como a grande estrela dentro da plataforma de maneira criativa, mostrando com humor o que acontece quando a vontade de comer Bis não é saciada — gerando a “A-BIS-tinência”.

Meeting the Moment
  • Campeões da Rua Catar
  • Cliente: PepsiCo
  • Agência: FBiz



A categoria Meeting the Moment premia a excelência no uso do YouTube na ativação de um momento cultural, ou seja, pede que a campanha premiada tenha a sagacidade e o feeling correto para se posicionar. Em “Campeões da Rua Catar“, a Pepsi Black apresentou um Catar que existe no Brasil, mais exatamente na Cidade Tiradentes, extremo leste de São Paulo, promovendo um campeonato que agitou a rua homônima à sede do torneio mundial de futebol.

Social Impact
  • “Modo Silencioso”
  • Cliente: TIM
  • Agência: BETC HAVAS



A vencedora da categoria Social Impact celebra iniciativas em defesa da diversidade e inclusão, fazendo o chamado antirracista ao qual a marca se propôs e quer como resultado usar sua presença na tecnologia como uma das formas de ajudar a fazer com que aqueles que presenciem situações de racismo levantem a voz e manifestem como aliados, causando um verdadeiro impacto social tanto dentro dos debates promovidos nas redes quanto no dia a dia fora delas.

The Unskippable
  • A-BIS-tinência
  • Cliente: Mondelez
  • Agência: David The Agency

Aquele anúncio com conteúdo tão bom que ninguém quer deixar passar. Essa é a premissa da categoria The Unskippable, que deu à campanha “A-BIS-tinência” mais um prêmio. Com uma linguagem feita para se conectar com a GenZ por meio da identificação com situações e senso de humor, as peças se tornaram conteúdos que esse público gosta de consumir.

Grand Play
  • A-BIS-tinência
  • Cliente: Mondelez
  • Agência: David The Agency



Certificando o conceito de “indispensável”, este é o principal prêmio do YouTube Works, pois celebra campanha que melhor demonstra o poder de fazer o YouTube ser indispensável na vida das pessoas. Para ela, não é possível se inscrever; a decisão é feita com base nas outras categorias nas quais estava inscrita e se destacou.

Fonte: meioemensagem