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Já imaginou assistir seus filmes e séries favoritos sem pagar mensalidade? Parece um sonho, não é mesmo? Mas, tudo indica que acaba de virar realidade! Parecida com a Netflix e com o Amazon Prime Video, já está funcionando no Brasil uma nova plataforma de streaming que inova por ser 100% gratuita. Além de distribuir séries e filmes, a Runtime.tv também aposta em notícias em tempo real, por meio de parceria com a Record News.
O objetivo do streaming, de acordo com o CEO Arman Oner, é deixar de ser um hub exclusivamente de séries e filmes para atender também uma parcela dos usuários interessada no consumo de informações. A Runtime.tv está no Brasil há pouco mais de um ano, e conta com cerca de 8 milhões de usuários em todo o mundo, sendo que quase 40% desse público é composto por brasileiros.
“A nossa grande aposta neste ano é distribuir serviços de comunicação não apenas no Brasil, mas em outros países. Ao longo de 2023, vamos adicionar mais marcas na plataforma da Runtime. No México, por exemplo, temos canais da TV Azteca e adicionamos conteúdos de língua espanhola, em parcerias com outras companhias”, revela Oner.
Como a plataforma é gratuita, um fator que pode ser questionado é a maneira como ela recebe dinheiro. A resposta para essa pergunta, de acordo o colunista Julio Wiziack, do Painel S.A., é que a renda vem dos anúncios inseridos ao longo da programação. Eles são exibidos em momentos específicos no player, totalizando oito minutos de publicidade ao longo de uma hora da transmissão.
Plataforma reúne filmes, séries, notícias e até canais ao vivo. (Foto: Reprodução/Runtime.tv) |
Felizes pela cobrança?
A chegada da Runtime.tv é bem-vinda no Brasil, especialmente em um cenário onde muitos estão insatisfeitos com a taxação pelo compartilhamento de assinaturas que a Netflix impôs a partir deste ano. Mas, nos Estados Unidos, por exemplo, a história parece ser diferente.
De acordo com a empresa de análises Antenna, as assinaturas da plataforma aumentaram bastante desde o anúncio da nova política do Tudum por lá. Após a Netflix enviar um e-mail formal aos seus clientes, em 23 de maio, comunicando a taxação, a Antenna registrou os dias com maiores volumes de assinaturas no serviço de streaming nos EUA.
A empresa afirma que a Netflix teria registrado uma média de 73 mil inscrições diárias entre os dias 25 e 28 de maio, representando um aumento de 102% em relação aos 60 dias anteriores.
Apesar do olhar positivo, os cancelamentos de planos da Netflix nesse mesmo mercado também aumentaram. Ainda de acordo com a Antenna, a proporção de inscrições para cancelamentos desde 23 de maio subiu 25,6% em comparação com o período anterior de 60 dias.
Já no Brasil, a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de diferentes estados tem notificado o streaming para entender como será executada essa cobrança extra por compartilhamento de senhas.
Fonte: ADNEWS